SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

VERBA PARA A CULTURA POPULAR


Autoridades e artistas populares participam do lançamento oficial dos Editais voltados para folclore, circo e artes cênicas
 Foto: Demis Roussos

A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, lançaram oficialmente na manhã de ontem (12) seis novas linhas de apoio e financiamento para a cultura popular do Estado. A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Centro Administrativo e contou com a presença de secretários de Estado, representantes da cultura do Estado e de Mário Sérgio, filho do folclorista Deífilo Gurgel, homenageado deste ano do Festival Agosto da Alegria. Todos os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira e no endereço www.cultura.rn.gov.br .
Os editais contemplam as áreas cênicas, arte circense, cultura popular, literatura de cordel e artes visuais. Ao todo, serão selecionados em torno de 160 projetos que envolvem um universo de mil brincantes e quase R$ 600 mil de investimentos. Os interessados terão um prazo de 40 dias para inscrições de projetos e a análise dos pleitos ocorrerá em duas etapas: na primeira, será procedido um estudo técnico-jurídico pela Comissão de Licitação da Fundação José Augusto e, posteriormente, análise do mérito, realizada por uma comissão de especialistas designados para o processo.
Todos os editais lançados nesta manhã são chancelados pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC). Além das novas linhas de apoio e financiamento, a Secult/FJA também promove a cultura popular por meio do Festival Agosto da Alegria, que chega neste ano a 2ª edição.

São eles: Deífilo Gurgel se volta para apoio a grupos folclóricos, João Redondo e poetas populares, na área deformação, circulação, fomento, qualificação, estudos e pesquisas; o edital Palhaço Facilita de Apoio ao Circo Potiguar é o primeiro em seu gênero; o edital Chico Traíra vai contemplar 10 títulos de cordéis com tiragem de mil exemplares; e o edital O registro de Patrimônio Vivo



Fora do segmento folclore, foram lançados também Prêmio Iluminar Artes Cênicas, que  vai selecionar propostas para realização de oficinas de direção teatral, iluminação, figurinos, cenários e expressão corporal num total de 170 horas aulas por formação. E o Iluminar Artes Visuais,  que vai selecionar propostas para realização de duas oficinas de 200 horas/aulas cada, trabalhando  conteúdos como elaboração de roteiro, direção, fotografia, edição/montagem, sonorização. 



IMPORTÂNCIA 



Sobre o lançamento dos editais, a governadora Rosalba Ciarlini declarou que o investimento na cultura traz muitos dividendos e reforçou a importância de união de outras secretarias para o sucesso dos editais e projetos. "Temos que pensar na cultura em conjunto, por exemplo, com as Secretaria de Esporte, Turismo, Saúde, Educação e Justiça e Cidadania. O Fundo de Cultura veio para mostrar a todos o nosso compromisso com os artistas e com o povo. Agosto será o momento de celebrar a cultura popular", disse.

A secretária Isaura Rosado reforçou a importância dos editais le abordou o Fundo Estadual de Cultura e a relevância para o cenário das artes em geral. "Os editais lançados hoje foram reivindicações do ano passados dos grupos e que nós atendemos. O trabalho iniciado na gestão da governadora Rosalba Ciarlini será mostrado com os gols que faremos em 2014 com a cultura popular. O investimento nessa área não será prejuízo para nenhuma outra manifestação cultural e o Governo do RN vai colocar o Estado no mesmo caminho que Djalma Maranhão colocou anos atrás", disse.



EDITAIS



Entre os editais lançados, o de registro de Patrimônio Vivo  é um dos mais importantes. O Prêmio oferece cinco vagas para contemplar duas pessoas físicas e três pessoas jurídicas, de artistas que atuam solo até grupos ou entidades. O valor é de 40 mil reais, que será divido entre partes diferentes para os contemplados. 

As inscrições para o edital de registro de patrimônio poderão ser feitas até o dia 10 de agosto, pela entidade, artista ou pessoas que trabalham com ele. 

"Na verdade esse valor acaba por se tornar maior, já que para alguns será pago em forma de pensão vitalícia", disse Isaura Rosado, em recente entrevista no VIVER. Ela garantiu que benefício é a concessão de apoio financeiro, mensal e vitalício. 


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário