SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

domingo, 15 de julho de 2012

Secultrn/FJA lança seis novos editais


Na manhã desta quinta-feira (12), a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, lançaram seis novas linhas de apoio e financiamento para a cultura popular do Rio Grande do Norte.

A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Centro Administrativo e contou com a presença de secretários de Estado, representantes da classe artística e de Mário Sérgio, filho do folclorista Deífilo Gurgel, homenageado deste ano do Festival Agosto da Alegria.

Foram lançados os editais Deífilo Gurgel de Apoio a Cultura Popular, Palhaço Facilita (circo), Chico Traíra (literatura de cordel), Prêmio Iluminar Artes Cênicas, Prêmio Iluminar Artes Visuais, além do Registro do Patrimônio Vivo, que confere pensão vitalícia a mestres da cultura popular.

Todos os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13) e no endereço www.cultura.rn.gov.br

Os editais contemplam as áreas cênicas, arte circense, cultura popular, literatura de cordel e artes visuais. Ao todo, serão selecionados em torno de 160 projetos que envolvem um universo de mil brincantes e um total de investimentos de R$ 600 mil.

Os interessados terão um prazo de 40 dias para inscrições de projetos e a análise dos pleitos ocorrerá em duas etapas: na primeira, será procedido um estudo técnico-jurídico pela Comissão de Licitação da Fundação José Augusto e, posteriormente, análise do mérito, realizada por uma comissão de especialistas designados para o processo.

Todos os editais lançados nesta manhã são chancelados pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), pleito antigo da classe artística potiguar e que virou realidade na gestão da governadora Rosalba Ciarlini.

Além das novas linhas de apoio e financiamento, a Secult/FJA também promove a cultura popular por meio do Festival Agosto da Alegria, que chega neste ano a 2ª edição e irá movimentar 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes em uma programação dividida em 35 pontos em Natal, Cació, Currais Novos, Mossoró, Goianinha e São Gonçalo do Amarante.

Sobre o lançamento dos editais, a governadora Rosalba Ciarlini declarou que o investimento na cultura traz muitos dividendos e reforçou a importância de união de outras secretarias para o sucesso dos editais e projetos.

"Temos que pensar na cultura em conjunto, por exemplo, com as Secretaria de Esporte, Turismo, Saúde, Educação e Justiça e Cidadania. O Fundo de Cultura veio para mostrar a todos o nosso compromisso com os artistas e com o povo. Agosto será o momento de celebrar a cultura popular", disse.

A secretária Isaura Rosado reforçou a importância dos editais lançados nesta quinta-feira e abordou o Fundo Estadual de Cultura e a relevância para o cenário das artes em geral. "Os editais lançados hoje foram reivindicações do ano passados dos grupos e que nós atendemos.

O trabalho iniciado na gestão da governadora Rosalba Ciarlini será mostrado com os gols que faremos em 2014 com a cultura popular. O investimento nessa área não será prejuízo para nenhuma outra manifestação cultural e o Governo do RN vai colocar o Estado no mesmo caminho que Djalma Maranhão colocou anos atrás", disse.
Fonte:  SECULT/RN - FOTO: DEMIS ROUSSOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário