SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

3º ENCONTRO DO PROUNI NO RS GARANTE AVANÇO AOS ESTUDANTES

Mais de 300 estudantes fizeram parte do debate. o quegarantiu melhorias no programa

O 3º Encontro de Estudantes do ProUni no Rio Grande do Sul, realizado na última quinta-feira (31/05), na PUC-RS, em Porto Alegre, construiu um balanço sobre o programa, apontou seus limites e avanços, além de levantar demandas para poder garantir a permanência na universidade dos alunos bolsistas.

O debate contou com a participação de maisde 300 estudantes, em sua maioria da PUC, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Feevale e Universidade Regional Integrada (URI). Um dos temas central foi a a necessidade de pensar mecanismos para evitar a evasão e criar cnodições do aluno manter os seus estudos por meio de políticasde assistência estudantil, o que inclui a construção de restaurantes universitários, casas de estudantes e mais investimentos em bolsas auxílio.

A discussão passou também pela reflexão a respeito deste novo momento por qual passa o Brasil, em que uma nova classe começa a ter acesso ao ensino superior mudando a realidade das suas famílias e influenciando socialmente e economicamente no país. Até que ponto estamos preparados para essa mudança?

Comissão de estudantes é formada

Segundo a diretora da UNE-RS, Ana Lúcia Velho, Porto Alegre não tem oferecido alternativas viáveis de acesso à cultura, o transporte é de alto cuto caro e existem poucas oportunidades de inserção para a juventude no mercado de trabalho.

“Estamos tentando mudar essa situação, por isso, foi formada uma comissão de estudantes do ProUni, com estudantes de todas as universidades que estavam no encontro. Eles serão responsáveis por acompanhare as demandas e pressionar cotidianamente por melhorias nas condições de ensino e permanência para os bolsistas. Serão interlocutores entre alunos e reitorias”, explicou.

“Com certeza, essa iniciativa trará novas conquistas para os estudantes, é muito gratificante saber que o movimento estudantil faz parte dessa luta, queremos que os universitários encontrem em nós todo o apoio necessário”, disse.

Mariana Ortiz-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário