SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 22 de maio de 2012

UNE E PREFEITURA REALIZAM 2ª ENCONTRO CARIOCA DOS ESTUDANTES COTISTAS E DO PROUNI

Encontro contará com a presença de Aloízio Mercadante e Eduardo Paes

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio realizam nos próximos dias 26 e 27 de maio (sábado e domingo), na universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, RJ), o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas, que tem como objetivo reunir estudantes cariocas beneficiários do ProUni para debater e pensar propostas de aperfeiçoamento do programa.

O encontro ocorre em meio a um recente grande avanço no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior: a aprovação por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das cotas raciais em universidades públicas, que neste começo do mês considerou constitucional o programa Universidade Para Todos (ProUni), que atende hoje mais de um milhão de estudantes.

“No ano passado, os estudantes conseguiram aprovar a meia passagem universitária para prounistas e cotistas na cidade. Este ano, iremos avaliar quais oportunidades estão sendo efetivamente construídas para a juventude e como podemos progredir”, avalia o coordenador de juventude da cidade do Rio, Igor Bruno.
Segundo Igor, até o último dia 17 de maio, já tinham mais de 1.700 inscritos. “A expectativa é que estudantes de todas as regiões da cidade, além de parlamentares, reitores, artistas e representantes do poder público federal, estadual e municipal se mobilizem e participem do encontro”, explicou.

Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o evento é crucial pois coloca em cheque a premissa de que o governo, antes de tratar todos com igualdade, precisa tratar os desiguais de forma desigual por meio de ações afirmativas.  “Só assim, poderemos sonhar– um dia – em que negros e brancos, homens e mulheres, não se sintam como se tivessem vindo com a roupa errada para a festa”, explicou.

A programação abarca diversos eixos que têm envolvido a reflexão acerca das ações afirmativas de acesso ao ensino superior, como um plano de assistência estudantil que garanta restaurantes e moradias universitárias, com recursos orçamentários próprios, além da ampliação do número de cotas e a construção de um programa de bolsas de permanência. Ao longo dos dois dias, serão realizados debates, oficinas, feiras de estágios e atividades culturais.

PREFEITO E MINISTRO PARTICIPAM DO ENCONTRO

O destaque da programação será um ato político na tarde de sábado (26) com a presença de personalidades como o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No mesmo dia, os participantes vão sintetizar todas as ideias levantadas durante os grupos de discussão e serão os protagonistas na elaboração de um documento que incentivará a criação de políticas públicas voltadas para a juventude do município. Esse documento será entregue à presidenta da República, Dilma Rousseff.

Para debater uma nova universidade no país, em especial na cidade do Rio de Janeiro, estão confirmadas ainda as presenças do presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ProUni (CONAP), Valmor Bolan; o presidente da UNE, Daniel Iliescu; a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga; além dos reitores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Riode Janeiro (UERJ) e da Universidade Gama Filho (UGF).

 COMO PARTICIPAR

Para participar do encontro, basta comparecer na Gama Filho (Rua Manoel Vitorino, 553, Piedade) e ser morador da cidade do Rio de Janeiro. O credenciamento acontecerá no sábado, (26), a partir das 8h, e é gratuito. Também será possível se credenciar pelo site da Coordenadoria Juventude Cidadã, através do link juventudecariocarj.blogspot.com.br.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário