SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 8 de maio de 2012

ARANHA É O NOME DELE! CAMPEÃO NA PROVA DOS 5 KM, COMPETIÇÃO PROMOVIDA PELO SESC-RN, DIA 1º DE MAIO EM NATAL, VALEU JOSINALDO!

"Nosso companheiro, JOSINALDO (ARANHA) foi campeão na categoria de comerciário (5km) masculino no evento promovido pela FECOMÉRCIO/SESC-RN no último dia 1º de maio em NATAL.  Nosso guerreiro e diretor do CPC-RN, exemplo que deve ser seguido por todos os jovens potiguares, valeu Aranha!" Foto: Aranha no VII CONGRESSO DA ANE-RN homenageando o CPC-RN com um quadro de alto relevo, seu passa tempo em arte! -Eduardo Vasconcelos-CPC-RN.


A comemoração do Dia do Trabalhador, promovida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do SESC, que aconteceu na Praça Cívica de Natal, foi um sucesso total. 25 mil pessoas compareceram ao evento, que durou todo o dia e contou com serviços diferenciados, inteiramente gratuitos, para o público que foi conferir. “Desde o ano passado realizamos este evento na Praça Cívica. Este ano aprimoramos e aumentamos a quantidade de serviços prestados ao público. Fazemos votos para que as pessoas aproveitem essa comemoração que foi preparada especialmente para aqueles que trabalham o ano inteiro de sol a sol e que precisam de um dia de descanso para relaxar com a família e com os amigos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Às 8h, o Circuito Saúde já proporcionava para comerciários e para a comunidade em geral, os testes de IMC (Índice de Massa Corporal) e de diabetes, verificação de pressão arterial e orientação nutricional. No Espaço da Beleza do Senac, homens e mulheres tinham a oportunidade de mudar o visual, cortando o cabelo ou fazendo as unhas. A dona de casa Alice Pinheiro foi uma das primeiras pessoas atendidas no espaço: “cheguei cedo para poder usufruir de todos os serviços oferecidos aqui no evento. Participo desde o ano passado e agora não vou perder mais nenhuma vez. Acabei de cortar o cabelo e ainda vou fazer as unhas. Acho que todas as mulheres concordam que nada é mais relaxante do que mudar o visual. E o melhor é que aqui ainda tem diversão para os nossos filhos”. E dona Alice estava certa. Entretenimento para a criançada não faltou. Os maiores puderam aprender a escalar paredes e os menores se divertiram no pula-pula. Além disso, a oficina de produção de brinquedos foi um dos stands mais procurados. 

Em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP RN) e com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o público teve a oportunidade de fazer a primeira e a segunda via da carteira de identidade e a primeira via da carteira de trabalho. Além disso, a carteira de associado ao SESC também estava sendo produzida no local. Apresentações culturais aconteceram ao longo do dia, bem como aulas de aerojump, aeroaxé e dança do ventre eram lecionadas por instrutores da entidade. 

Ainda durante a manhã, aconteceu a apresentação ao público da Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher. Este é um projeto pioneiro no país, que beneficiará mulheres de comunidades carentes que não têm acesso a exames clínicos. O presidente do Sistema Fecomércio RN, explica como aconteceu o desenvolvimento do projeto: “Essa iniciativa surgiu de uma declaração da então senadora e atual governadora do RN, Rosalba Ciarlini, que expôs no senado federal sua preocupação com a saúde do nosso estado. A partir daí, levamos a ideia para o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio de Oliveira Santos, que prontamente aceitou o desafio e encaminhou nossa sugestão para a direção do SESC Nacional. Hoje inauguramos a Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher e esperamos que o público feminino aproveite este presente oferecido pelos empresários do nosso país”.

 O gerente de saúde do departamento nacional do SESC, Irlando Moreira Tenório, veio a Natal prestigiar a apresentação da unidade móvel: “Sem dúvida, esse projeto apresentado pelo RN foi um desafio para todos nós. Foram muitas reuniões e muito esforço tanto do regional quanto do nacional para que hoje esta unidade pudesse ser inaugurada. Estamos muito felizes em iniciar este projeto aqui, que é pioneiro em todos país. Fazemos votos para que as mulheres norte-riograndeses aproveitem da qualidade dos serviços oferecidos pela unidade móvel”, finaliza o gerente. 

A Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher, conta com equipamentos de alta geração e uma equipe de profissionais especializados para a realização de  exames como mamografia e papa-nicolau. A primeira parada da unidade será na cidade de Extremoz e o tempo de permanência da mesma na cidade, será de cerda de dois meses. Os exames serão previamente agendados em um local ainda a ser definido.

Às 16h, teve início a Corrida do Comerciário, com a estreia da corrida infantil, onde crianças entre 7 e 11 anos puderam participar. Às 16:40h começou a corrida para os adultos, com os tradicionais percursos de 5 e 10 km e com a novidade do ano, a meia maratona de 21km. Outra novidade ficou por conta da largada que foi dada pelo cadeirante Pablo Gustavo Ferreira. 1.500 pessoas participaram da corrida e os vencedores ganharam kits esportivos, diárias no SESC Enseada, bicicleta, medalhas e troféus. 

Os vencedores em cada categoria foram:

5 km comunidade masculino: André Carlos Mariano de Lima
5 km comerciário masculino: Josinaldo da Silva Julião
5 km comerciário feminino: Telma Lúcia da Silva
5 km comunidade feminino: Gerlane Alves da Silva
10 km comunidade masculino: Severino Santos Melo
10 km comerciário masculino: Anderson Dantas de Araújo
10 km comunidade feminino: Sandra Maria da Silva
10 km comerciário feminino: Adriana Melo
Categoria Especial: Pablo Gustavo Ferreira
 
Com relação aos vencedores da meia-maratona, até o dia 2 de maio ainda não haviam campões conclamados. Em decorrência de um problema na arbitragem da FNA (Federação Nacional de Atletismo), o vencedor da prova foi questionado pelos outros participantes. Para que não acontecessem injustiças, a organização do evento resolveu abrir uma auditoria independente, para que qualquer dúvida seja sanada. Dessa forma, os campeões serão premiados ao final dessa apuração. 

O vencedor dos 5 km comerciário masculino, Josinaldo da Silva Julião, comentou sobre sua vitória: “Há dez anos que eu pratico corrida de rua. Já corri em várias competições ao longo desses anos e ganhei algumas. Ano passado eu também vim para a Corrida do Comerciário, tentei os 10 km e perdi. Dessa vez eu pratiquei muito para os 5 km e consegui, estou muito feliz”.

Após a premiação, o público pôde conferir o show da banda Chico Preto Samba Jazz, comandada pelos músicos potiguares Beethoven e Jubileu Filho.

Fonte: FECOMÉRCIO/SESC-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário