SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 7 de março de 2012

MINC: ZERÓIS


Ministra Ana visitou, nesta terça, 6, a concorrida abertura da exposição de telas de Ziraldo

Nesta terça-feira, 6, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, compareceu ao lançamento da exposição do cartunista Ziraldo, Zeróis: Ziraldo na Tela Grande, realizada no Museu Nacional no Complexo Cultural da República, em Brasília.

Após cumprimentar o cartunista, a ministra manteve um descontraído bate-papo com o ministro Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência da República e com o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, também presentes na cerimônia. A mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Zeróis trouxe a Brasília, pela primeira vez, os desenhos do cartunistas em quadros de grandes dimensões, pintados na técnica acrílico sobre tela, com a temática dos super-heróis dos cartoons, desenhados por ele desde a infância.

São versões bem-humoradas de personagens como o Super-Homem beijando a Mulher Maravilha, num diálogo cultural com a famosa fotografia do Beijo tirada na Time Square, em Nova York, de um casal de americanos comemorando o final da 2ª Guerra Mundial, pelo fotógrafo Alfredo Eisenstaedt. E também outros personagens, como Tarzan, Batman e Robin, vivendo situações cotidianas e pintados em cores vivas.
Ziraldo, que é também escritor, ilustrador, publicitário e jornalista, já tinha tido uma experiência anterior com obras de grande porte, quando pintou o mural do Canecão (RJ), uma obra com 180 m², porém, foi a primeira vez que fez uma exposição como esta.


“Sempre fiz este tipo de pintura, mas há quatro anos decidi ampliar os desenhos e passá-los para a tela grande. Era o tipo de trabalho que há muito tinha vontade de fazer”, comentou.

A ministra Ana de Hollanda disse que pretende retornar à exposição em um momento mais tranquilo, para poder apreciar melhor os quadros. Ela disse que fez questão de prestigiar a abertura da exposição com o objetivo de parabenizar o amigo de longa data.

Vários dirigentes do Ministério da Cultura acompanharam a ministra na abertura da mostra dos quadros de Ziraldo em Brasília, entre eles, o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Araújo, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim.

Zeróis: Ziraldo na Tela Grande ficará em cartaz em Brasília até dia 29 de abril e faz parte da programação oficial da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), em comemoração aos 52 anos da capital federal. Após a passagem por Brasília, a exposição segue para Curitiba.


(Texto: Patrícia Saldanha – Ascom/MinC)
(Fotos: Bruno Spada – Ascom/MinC)





Nenhum comentário:

Postar um comentário