SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 7 de março de 2012

III CEPIAL PROMOVE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA LATINO AMERICANAS



Mesas redondas, encontros temáticos e cursos livres compõem a programação
Educação, meio-ambiente, políticas públicas para o desenvolvimento social, integração das sociedades na América Latina, novas mídias e tecnologias. Esses são apenas alguns dos temas que serão debatidos no III CEPIAL – Congresso de Cultura e Educação para a Integração na América Latina, que ocorre de 15 a 20 de julho, em Curitiba. O encontro é a versão atualizada de dois congressos anteriores, que ocorreram em 1992 e 1994, realizados pelas Universidades Públicas Estaduais Paranaenses e coordenados pela Casa Latino-Americana (CASLA). Agora, com uma nova identidade de organização, a União Paranaense dos Estudantes (UPE) e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), ficaram responsáveis pela mobilização nacional e internacional de estudantes.
‘’O âmago deste congresso é a integração cultural e educacional latino americana. Por esse motivo, a intenção da UPE é mobilizar através das UEEs de cada estado a participação de estudantes de todo Brasil’’, declara Rafael Bogoni, presidente da UPE.
Inspirado pelo slogan ‘’semeando novos rumos’’, o congresso pretende envolver a comunidade como um todo, mostrando-se um cenário de diálogos, pluralista e democrático, que irá repensar o futuro da educação e cultura na América Latina.
São esperados convidados de ao menos 20 países latino americanos, como o argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da paz em 1980. As entidades estudantis pretendem também trazer ao evento o I Seminário Estadual de Educação, que irá construir um documento oficial de avaliação dos estudantes em relação às políticas educacionais do estado do Paraná.
Paralelamente às atividades políticas e acadêmicas, serão também desenvolvidas atividades culturais. Algumas destas ocorrerão no Palácio dos Estudantes, o ”Casarão da UPE”, que contará com uma homenagem do movimento social paranaense. Já na abertura do evento, a integração entre diferentes culturas se fará presente com a apresentação do ‘’El Carnaval de América Latina’’ que exibirá expressões artísticas de diversos países como Uruguai, Bolívia, Brasil, Venezuela, entre outros.
A programação completa estará disponível no site do evento até 30 de abril. O valor das inscrições para estudantes e integrantes de movimentos sociais é de R$50,00 e pode ser feita no endereço:www.cepial.org.br.
Renata Bars

Nenhum comentário:

Postar um comentário