SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

domingo, 25 de março de 2012

"BATENDO A LATA PARA NÃO APANHAR NA VIDA" UM PROJETO CULTURAL QUE TRANSFORMA LIXO EM MÚSICA

Sucatas que se transformam em lixo. Esse é o trabalho que o grupo “Arte na Lata” desenvolve, desde 2004, nas periferias de São Paulo. Um projeto cultural que usa latas de alumínio, tampinhas de garrafa, canos de PVC e diversos outros “lixos” que viram instrumentos alternativos. O grupo, que atualmente atende 350 crianças na cidade de Osasco, ampliará, a partir de abril, seu trabalho com mais 150 crianças na região de Carapicuíba.

Os ritmos tocados são tradicionais da cultura brasileira, que vão desde o samba, rap e funk, até o baião e toques de carnaval. A experiência também é desenvolvida por meio de sons emitidos pelo corpo e conta com uma banda formada por baixo, guitarra, violão, cavaquinho e D.J. Suas apresentações são realizadas com letras próprias, que trazem uma conscientização em relação ao meio ambiente, sexo seguro e ao não-uso de entorpecentes.

Jotta Ribeiro, coordenador geral do “Arte na Lata”, conta que a ideia de criar o movimento surgiu da preocupação de ocupar a mente dos jovens para o bem social, fomentando a arte, cultura e educação que, na visão dele, os auxiliaria a encontrar, por meio da música e da socialização, aquilo que lhes falta.

“A mudança que ocorre nos jovens que passam pela entidade é a transformação de sua consciência por meio de ferramentas educacionais, das quais estão sempre personalizadas à sua linguagem, de uma maneira fácil, lúdica e repleta de descontração, para que o jovem sinta vontade de retornar à entidade e saber que, aquele dia, é dia de vir para o “Arte na Lata.”

O grupo, que já foi três vezes à Europa e duas ao Uruguai, também participou do Livro “Dias de Paz”, de Gabriela Athias, uma premiação concedida pela Unesco. Conquistou espaço na imprensa, participou de Fóruns Culturais e mantém um programa de Web Tv na TNI Brasil, canal que dá oportunidades para grupos musicais e artistas em geral demonstrarem seus trabalhos.

“Neste ano, queremos, através da Lei de Incentivo, gravar um DVD e um documentário contando a nossa história, pois são sete anos de alegrias e tristezas, das quais tiramos forças diariamente devido ao reconhecimento da comunidade.”

A mensagem que a ONG leva até as comunidades, segundo Jotta, é para que os jovens aproveitem a oportunidade que uma organização não-governamental oferece, na maioria das vezes, gratuitamente. Ele ressalta também que a perseverança, a força de vontade e o otimismo são forças que devem estar juntamente com as lutas diárias diante das dificuldades que a vida impõe, além da necessidade da leitura e do estudo que amadurecem e preparam os jovens a uma vida mais digna.

“A oportunidade sempre está em suas mãos, e nem sempre vem no momento que desejamos, mas quando vem, temos que estar preparados para recebê-la. A vida dá pra gente o que a gente dá pra vida.”

Brinde ao leitor:

Os dez primeiros que lerem esta matéria e enviarem um e-mail para a ONG Arte na Lata, ganharão um CD Coletânea Hip Hop Milêno.

Mais informações:
Site: www.artenalata.org.br
Telefone: 9522-9150 / 7775-9780 ID: 122*30902
Assista o Programa Balanço Cultural do Arte na Lata na TNI BRASIL – www.tnibrasil.com.br
Exibido ao vivo todas as terças- feiras das 20h30 às 21h00
Fonte: UJS NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário