SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DIRETORES DA UPES DEBATEM EDUCAÇÃO PARANAENSE NO COLÉGIO PIO LANTERI


Na última sexta-feira (23), diretores da União Paranaense Dos Estudantes Secundaristas (UPES) fizeram um bate papo rápido para debater a situação atual da educação paraense com alguns alunos do Colégio Estadual Pio Lanteri em Curitiba.

DA UPES
Questionados sobre a ordem do governo em juntar turmas, os alunos se mostraram indignados com a situação, mesmo que em seus colégios isso ainda não tenha acontecido. “Juntar as turmas aqui vai fazer as salas ficarem com quase 60 alunos, isso prejudica todos afinal, o professor vai ter dificuldade na hora de explicar o conteúdo e os alunos mais ainda na hora de entende-lo” diz Charles Fieltes Júnior do 3 ano.
Conversamos também sobre a quantidade de vagas disponibilizadas pelas universidades federais e estaduais e os estudantes falaram que é um absurdo a concorrência. Eles defendem que é preciso encontrar maneiras para que o número de vagas aumente e para que a entrada de estudantes de escolas públicas nas universidades seja facilitada, o que hoje não acontece já que mais da metade dos estudantes que ingressam em universidades públicas saíram de colégios privados.
Após explicarmos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), as opiniões foram diversas, todos concordam que vai facilitar e melhorar no sentido das escolas técnicas que são pagas, mas lembram que na maioria delas é possível fazer um teste para ganhar a bolsa e com isso eles acham que mesmo com o Pronatec é importante melhorar a qualidade de ensino nos colégios públicos para que ainda mais vagas possam ser alcançadas.
Diversos alunos concordam que investir na educação básica é de suma importância para elevar o número de alunos de escolas públicas em universidades também públicas. Eles também ressaltaram a importância da UPES nesse processo que vem mudando a educação em âmbito nacional.
“É legal saber que temos representantes nessa luta, e que esses representantes pensam como nós já que também são jovens que estudam nesse sistema de ensino falho. Fico mais seguro e confiante sabendo que a UPES está lutando para que a educação melhore” finaliza Andrey Sebantian de Lacerda Mendes do 3° ano.
Fonte: UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário