SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Ministra Ana prestigia abertura do Festival que terá seis longas disputando o Troféu Candango

O filme Rock Brasília – Era de Ouro do cineasta Vladimir Carvalho emocionou a plateia na cerimônia de abertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizada na noite desta segunda-feira (26), na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. O documentário, exibidohour concurs do festival, trouxe a memória das bandas de rock dos anos 80, nascidas na Capital da República, como Legião Urbana, do legendário roqueiro Renato Russo, Capital Inicial e Plebe Rude.

Vladimir Carvalho, muito aplaudido pelo público presente, trouxe pela primeira vez ao telão, a história de rebeldia de uma geração criada em meio à burocracia de Brasília, dos anos 80, que ainda convivia com resquícios do autoritarismo do governo militar: a “Geração Coca-Cola”, celebrizada nas composições de Renato Russo.

O cineasta, que há muitos anos está radicado na Capital da República, completa com este filme, uma trilogia sobre a história da cidade, que teve início com a saga dos pioneiros em Conterrâneos Velhos de Guerra, passando pela resistência à ditadura com Barra 68 – Sem Perder a Ternura.

Presenças Ilustres

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhada da secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, e do secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, foram prestigiar a solenidade de abertura do festival. A ministra disse ter gostado muito do filme e lamentou não saber de cor a letra de todas as músicas para poder cantar, como fez a secretária do Audiovisual, brasiliense nata e grande admiradora das bandas. “O rock de Brasília é um orgulho para quem nasceu na cidade”, comentou a secretária.

Em breve entrevista à imprensa, na entrada do festival, a ministra parabenizou a iniciativa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal por ter estendido a realização da mostra competitiva também às cidades-satélites de Brasília. Ela disse que a decisão reforça as políticas públicas do Ministério da Cultura, de ampliar o acesso da população aos bens e serviços de Cultura.

O diretor Vladimir Carvalho, em sua fala no início da solenidade, agradeceu ao MinC e ao Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) pelo apoio recebido para a realização da obra. Ele se disse emocionado e muito honrado com a oportunidade de exibir Rock Brasília – Era de Ouro na abertura do festival.

Inovações

A 44ª edição do festival, que termina dia 3 de outubro, está sendo marcado pelas inovações em seu formato, na busca da reconquista do velho glamour da mais tradicional festa do cinema do país. A data foi antecipada para o mês de setembro, filmes digitais e de animação foram admitidos nas mostras competitivas, foi abolida a exigência do ineditismo na seleção das obras e a mostra competitiva passou a ser exibida simultaneamente no Cine Brasília, no Plano Piloto, espaço tradicional do festival, com salas de cinema nas cidades-satélites de Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho.

As mudanças parecem ter sido bem absorvidas pelos cineastas que realizaram, este ano, uma das mais expressivas participações no festival. Foram inscritos 624 filmes de todas as regiões do país, tendo sido selecionados 30 para a mostra competitiva, sendo seis longas-metragens e 24 curtas, entre eles 12 de animação. Os longas que estão concorrendo ao troféu Candango de Ouro são: As Hipermulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro; Hoje, de Tata Amaral; Meu País, de André Ristum; Trabalhar Cansa; de Juliana Ramos e Marcos Dutra; O Homem que Não Dormia, de Edgard Navarro; e Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper.
Veja aqui a programação do Festival.

Fonte: MINC/(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Lula Lopes, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário