SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MINC E ESTUDANTES DEBATEM CULTURA NA UNIVERSIDADE

Tema esteve presente no CONEB da UNE, que também contou com seminário do CUCA

Um auditório lotado de estudantes reuniu-se para debater cultura e educação no último domingo (20) durante o 14º CONEB da UNE, na Universidade Federal de Pernambuco.

Para falar sobre o tema foram convidados Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para Cultura do Ministério da Cultura – MinC, Antônio Balbino Canelas Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia, Alexandre Santini, ex-coordenador geral do CUCA, Gabriel Alves, presidente do CPC da UMES, Leonardo Bulhões, diretor da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, e Maria das Neves, diretora de Cultura da UNE.

O secretário de Cultura da Bahia destacou que é necessário um equilíbrio entre a formação geral e a formação profissional dentro do ambiente universitário, destacando, para isso, o papel da cultura. “A universidade não deve se colar tão diretamente ao mercado. Deve ter distanciamento crítico e deve manter uma linha de utopia. O que se aprende na universidade é uma espécie de ideal para sua profissão e isso não é ruim”, disse.

Para ele a ditadura desenvolveu uma cultura cientificista na universidade, no qual os cursos de arte, cultura e humanidades foram discriminados.  “Hoje ainda se prioriza ciência em detrimento da cultura. Estamos na iminência de implantar um sistema nacional de cultura, e precisamos de uma série de agentes e profissionais que possam trabalhar com isso. É preciso que se forme, cada vez mais, profissionais que possam trabalhar com cultura, que entendam de políticas culturais”, ressaltou.

A representante do MinC disse que o governo vai relançar o programa Cultura e Universidade, uma iniciativa de expansão das ações culturais no meio acadêmico, uma espécie de “Reuni da cultura”. 

“Queremos lançar um edital público a partir dos eixos: fortalecimento dos cursos de produção e cultura; incremento da pesquisa e da pós-graduação em cultura; institucionalização da extensão universitária em cultura, melhoria das infraestruturas nas universidades, apoios a eventos e redes; incentivo a produção acadêmica na área da cultura”, afirmou.

A coordenadora de cultura da UNE, Maria das Neves, ressaltou que é preciso que a universidade encare a cultura como indissociável da educação. “Cultura não é só entretenimento”, defendeu

ASSEMBLEIA NACIONAL DO CUCA DA UNE

O 13º Seminário do CUCA da UNE (Circuito Universitário de Cultura e Arte) foi realizado entre os dias 19 e 20 e encerrou-se logo após o debate. Os cuqueiros prestaram homenagem a Gardiê Silveira, coordenador do CUCA do Piauí, morto em 2012. 

No encontro também foi aprovada a 2ª fase do Plano Nacional de Cultura e Educação do CUCA como prioridade a ser seguida em 2013. Foi também formalizada a adesão novos membros para o Circuito.  Decidiu-se também que a escolha da nova diretoria do CUCA será realizada no próximo  Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE (CONEG).

Cristiane Tada-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário