Centenário de Luiz Gonzaga
Nesta quinta-feira (13/12), data dos 100 anos de nascimento do grande Rei do Baião, nascido em Exu (PE) no dia 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga Nascimento fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona a todo o país.
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Uma série de comemorações toma conta do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste. Shows, exposições, peças de teatro, palestras e filmes lembraram ao longo deste ano a vida e a obra de um dos principais artistas do século 20.
Em especial, a UBES destaca a homenagem dos estudantes que a 8ª edição da Bienal da UNE vem organizando junto com o movimento secundarista em janeiro de 2013. Tendo como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2013.
“A VOLTA DA ASA BRANCA”: TEMA DA BIENAL HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO.
Ouvi-lo no ano de seu centenário, nesse momento de fortalecimento das lutas populares no Brasil e da possibilidade de deslocamentos na pirâmide social do país é de arrepiar, e completando 14 anos de existência, a Bienal da UNE chega a sua 8ª edição como um dos principais encontros da juventude na América Latina.
“A volta da Asa Branca” é o tema do evento deste ano, que traz como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga. Veja mais aqui.
O prazo para as inscrições de trabalhos foi prorrogado até o dia 24 de dezembro de 2012. A mudança da data se deu em razão de muitos pedidos de estudantes de todos estados, principalmente das universidades federais, que retomaram suas aulas recentemente.
Para ler o regulamento e preencher a ficha basta acessar o site http://une.org.br/eventos. A inscrição de trabalhos é gratuita.
Com informações da UNE
ESTUDANTE DO RECIFE É FINALISTA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Posted: 13/12/2012 in UBES
A estudante Rebecca Thais de Oliveira Silva e a professora Maria Solange de Lira, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea, participaram da grande final da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero Memórias Literárias. A Etapa Nacional aconteceu em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.
Foram selecionados 38 semifinalistas de cada categoria – Poemas, Crônicas, Memórias Literárias e Artigo de Opinião -, sendo escolhidos cinco vencedores. Rebecca cursa, atualmente, o 8º ano na Unidade de Ensino. A aluna representou Pernambuco na Etapa Estadual do Concurso em São Paulo, entre 12 e 14 de novembro, com o texto “Um mar de saudades”.
Esta é a segunda vez que a escola municipal se destaca em uma semifinal do concurso. Em 2010, a aluna Rita de Cássia Conceição Menezes de Lira participou de oficinas de escrita, em Belo Horizonte, juntamente com a professora Maria Solange de Lira.
Participaram do concurso nacional professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o País, nas categorias: Poema (5º e 6º anos); Memórias (7º e 8º anos); Crônica no 9º ano e 1º ano Ensino Médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos Ensino Médio. A Olimpíada de Língua Portuguesa promove um concurso de produção de textos que premia os melhores textos de alunos de escolas públicas. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social.
“A participação no concurso é importante para estimular, ainda mais, outros estudantes para o hábito da leitura e da escrita, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido. A escola promove diversos projetos e atividades de leitura, feiras de conhecimentos, exposições culturais e trabalhos variados na biblioteca da escola”, destaca a gestora da escola, Vilma Morais.
Incentivo à leitura– A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, mantém em permanência o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, iniciativa que incentiva a leitura de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde o berçário – com contação de histórias e livrinhos usados durante o banho. A Rede Municipal de Ensino possui 166 bibliotecas escolares, sendo 20 inauguradas nos últimos quatro anos. Do total, 40 oferecem Cantinhos de Leitura e nove possuem salas de leitura. Contando com a biblioteca do professor, no Centro Paulo Freire, são 168 espaços de leitura e consulta de livros.
O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, entre outras atividades, distribui kits com livros infanto-juvenis paradidáticos aos estudantes das escolas municipais. De 2009 a 2011 foram adquiridos e distribuídos 1.518.290 exemplares. A novidade em 2012 foi a distribuição do kit de Livros do Professor, com 35 títulos, e Kits para as Bibliotecas, com mais de 500 volumes.
Do Site da Prefeitura de Recife
ROYALTIES: CARTA ABERTA AOS PARLAMENTARES DO CONGRESSO NACIONAL
Posted: 13/12/2012 in UBES
O BRASIL PRECISA DE MAIS EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MP 592/2012
Publicada em 3 de dezembro de 2012, a Medida Provisória 592 não vinculou, como deveria, a receita governamental advinda do petróleo à educação. No entanto, considerando que o debate está reaberto, a comunidade educacional exige a transferência integral desta riqueza para a escola pública.
Esta Carta Aberta reforça e complementa os termos dispostos na décima Nota Pública do FNE (Fórum Nacional de Educação), reunido em Brasília de 3 a 4 de dezembro de 2012. Assinaram, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE)
CARTA ABERTA AOS PARLAMENTARES DO CONGRESSO NACIONAL
Brasil, 11 de dezembro de 2012.
Caros/as Deputados/as,
Caros/as Senadores/as,
Caros/as Senadores/as,
Após analisar a Medida Provisória 592/2012, dedicada a complementar os vetos parciais da presidenta Dilma Rousseff à Lei 12.734, sancionada no dia 30 de novembro do ano corrente, as entidades e os movimentos signatários desta Carta Aberta solicitam aos parlamentares do Congresso Nacional a produção de emendas capazes de, efetivamente, garantir o destino da receita com royalties para a educação pública.
Desse modo, a comunidade educacional, representada aqui pelos trabalhadores da educação, estudantes e ativistas, expressa sua total contrariedade à intenção de diversos parlamentares, governadores e prefeitos de derrubar os vetos apostos às leis dedicadas a regulamentar a distribuição e destinação das receitas do petróleo. Simplesmente, caso os vetos empreendidos pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff sejam derrubados pelo Congresso Nacional, a tramitação da MP 592/2012 ficará prejudicada, antes mesmo de ser corrigida e aperfeiçoada.
Em termos de correções e aperfeiçoamentos, os signatários desta Carta Aberta exigem alterações na MP 592/2012 capazes de:
1. Determinar, em primeiro lugar, que toda a receita com royalties seja destinada, exclusivamente, para a educação pública, conforme o conceito de MDE (Manutenção e Desenvolvimento do Ensino) estabelecido pelo art. 212 da CF/88 (Constituição Federal) e definido pelos arts. 70 e 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
A MP 592/2012 transfere para um Decreto o estabelecimento dos critérios de investimento das receitas do petróleo. Isso cria uma zona de insegurança sobre a transparência dos gastos, além de ignorar a legislação já consagrada, em uso corrente por Conselhos de Educação, Tribunais de Contas, Conselhos de Controle Social (Fundeb e outros) e pelo Ministério Público.
2. Destinar 50% das receitas com royalties da União e dos Fundos Especiais de Estados e Municípios não produtores, advindas dos contratos de concessão em vigor em plataformas continentais, e 100% dos royalties sobre os contratos firmados na mesma área de concessão, a partir de 3 de dezembro de 2012, exclusivamente para a educação pública, conforme o conceito de MDE.
3. Destinar 50% das atuais receitas com royalties de Estados e Municípios produtores, oriundas das concessões em vigor, exclusivamente para a educação pública, conforme o conceito de MDE.
4. Destinar 100% das receitas de Estados e Municípios com royalties e bônus de assinatura advindos do regime de partilha da camada Pré-Sal para a educação pública, conforme o conceito de MDE.
Gravemente, a MP 592/2012 não vinculou os recursos dos Fundos Especiais do Pré-Sal de Estados e Municípios para a educação pública.
5. Destinar 50% do principal do Fundo Social do Pré-Sal, por 10 anos – período de vigência do futuro PNE (Plano Nacional de Educação) – para investimento exclusivo na educação pública, conforme o conceito de MDE.
Senhores e senhoras parlamentares, somente as emendas capazes de responder, integralmente, às demandas explicitadas pelos cinco pontos acima descritos permitirão que a riqueza do petróleo colabore decisivamente com o financiamento do novo PNE.
Nesse momento, priorizar a educação pública exige transformar boas intenções em fatos legislativos. Um adequado texto substitutivo à MP 592/2012 é uma oportunidade histórica de converter palavras e gestos em ações concretas, capazes de colaborar ineditamente com a universalização do direito à educação pública de qualidade no Brasil. Assim, os signatários desta Carta Aberta contam com o compromisso público de cada um de vocês.
Assinam:
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE)
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES)
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE).
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE)
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES)
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE).
UBES LANÇA NOTA DE REPÚDIO À EMENDA QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL
Posted: 12/12/2012 in UBES
Qual será o futuro dos jovens de hoje e suas próximas gerações? Essa é a pergunta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) aos senhores parlamentares que acompanham em dezembro de 2012 a tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado na expectativa de votar a Emenda Constitucional (PEC) 33/2012. De forma mais concreta e próxima da realidade social de nossa nação, a emenda representa, se aprovada, a condenação de milhares de jovens do nosso país que perderão qualquer possibilidade de futuro! É assim que se traduz a realidade da juventude brasileira na linguagem da tal redução da maioridade penal.
A Emenda esboça para o nosso país a violação do direito à educação, à inclusão e à permanência na escola e aprendizagem. Quem não sabe que hoje, a maioria dos jovens que estão na marginalidade, não teve assegurado tais direitos? Antes de serem violadores da lei, foram violados pelo “não-lugar”, pelo “não-respeito”, pela falta de oportunidade, pelos inúmeros e diversos NÃOS que constam na Constituição Brasileira.
Na luta por novas medidas do nosso governo, a UBES relembra a necessidade de oferecer ensino de qualidade para os 10,3% de lugares vagos nas salas de aula do Brasil no combate à evasão escolar, investimento na qualificação e valorização dos professores, os grandes formadores sociais dos jovens brasileiros, a garantia do acesso à tecnologias para profissionalização do meninos e meninas da nação brasileira podendo mudar o rumo do nosso Brasil.
Em 2007, quando o projeto foi pela primeira vez à CCJ, a UBES já reconhecia a emenda como “um remédio sem efeito” e agora reafirma seu posicionamento. Àqueles que acreditam na educação, acesso à cultura esporte e formação para inserção social como ferramentas fundamentais, assinam junto à UBES seu repúdio à Emenda Constitucional (PEC) 33/2012.
Reduzir de 18 para 16 a idade penal tem como base as marcas da desigualdade social, estamos falando de jovens que estão fora das salas de aula, sem acesso a nenhum tipo de políticas públicas para sua formação além desta nova emenda. Por isso, a UBES, em nome dos secundaristas de todo o país, dos mais de 3,7 milhões de jovens e crianças que estão fora das escolas, lançamos o nosso REPÚDIO À EMENDA EM UM GRITO DE DEFESA À NOSSA JUVENTUDE!
São Paulo, 12 de Dezembro de 2012
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UBES
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