SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Orquestra da UFRN faz concerto com convidados especiais nesta quinta-feira

A Orquestra Sinfônica da UFRN realiza um concerto hoje com direito a convidados especiais e repertório contemporâneo.

A apresentação faz parte do calendário de eventos do curso de pós-graduação de Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI, e traz peças de compositores vivos. Como solistas, participam os professores Fábio Presgrave (violoncelo) e Ana Paula de Souza (violino) além do percussionista mexicano Manuel Alejandro Zacarias na execução da marimba e participação do cantor, compositor e poeta Silvério Pessoa - através de um projeto do Itaú Cultural. O concerto tem entrada franca e acontece hoje, dia 10, às 20 horas no auditório da Escola de Música. Ingressos são retirados no local.

Na sexta-feira, dia 11, haverá palestra com Jônatas Manzolli sobre música e neurociência, na Escola da Ciência e Tecnologia da UFRN, sala 3.

Fábio Presgrave foi membro integrante do grupo Rio Cello Ensemble e artista residente nos festivais de Dartington (Inglaterra) e Kinnhaven (EUA). Apresentou-se como solista com a Orquestra Petrobrás Pro-Música, Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense - UFF, com a qual realizou a estréia do concerto de I. Jevtic e mais recentemente com a Orquestra Luterana do Brasil no Rio Grande do Sul - ULBRA, no concerto que marcou a estréia mundial do Concerto para Violoncelo de Pablo Castellar.

No ano 2000, participou no Centro Cultural Banco do Brasil das homenagens aos 250 anos de morte de J.S. Bach, e também apresentou-se no Paul Hall em Nova York. Como camerista se apresentou em salas como Alice Tully Hall, Merkin Hall (Carpentier Quartet) e Morse Hall. Seu duo com o violinista Daniel Guedes se apresenta continuamente no Brasil e nos EUA, incluindo em seu repertório obras inéditas brasileiras.

O curso de especialização em "Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI" iniciou suas atividades este ano, sob a coordenação do professor Cléber Campos. O curso, pioneiro no Brasil, tem trazido a Natal alguns dos principais nomes da Música Clássica Contemporânea. Durante o concerto da próxima quinta, serão executadas peças de Ernst Mahle, Silvio Ferraz, Jorge Álvaro Sarmientos e Jônatas Manzolli. Este último estará presente durante o concerto e ministrará na sexta-feira a palestra "Música e Neurociência". A palestra será às 15 horas na Escola da Ciência e Tecnologia da UFRN, sala 3, e é aberta ao público.

Fonte: Tribuna do Norte

Postado por DCE - UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário