SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

15º ENEARTE TROUXE PARA O CENTRO DO DEBATE O TEMA "CALDEIRÃO DE IDENTIDADES"


O CUCA da UNE foi co-realizador do 15º Encontro de Artes que movimentou Natal/RN durante 5 dias de atividades

Promovido anualmente por estudantes, coletivos culturais e centros acadêmicos, o 15º Encontro Nacional dos Estudantes de Artes (ENEARTE) comemorou nos últimos dias 23 a 29 de outubro, em clima de “festa de debutante”, o tema “Caldeirão de Identidades”. Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o encontro foi organizado pelos Centro Acadêmico de Dança e de Teatro (CADEC e CATEC), Centro Acadêmico de Artes Visuais (CAAVAG) e o Centro Universitário de Cultura e Arte de Natal (CUCA da UNE/RN).

Agregando uma temática controversa, a palavra “caldeirão” remete a ideia de melting pot norte americana, na qual as referências culturais estão mergulhadas num mesmo caldo cultural, deixando a pretensa ilusão que podem ser “nutridas” separadamente – se assim o desejar. O encontro tentou, no sentido inverso, tomar emprestado as ideias que remetessem a Antropofagia dos modernistas de 1922, em que o cruzamento das “identidades culturais” é gerador de formas híbridas, revelando o caráter dinâmico e mestiço da cultura brasileira. A identidade nacional, dessa forma, se dá na diversidade cultural brasileira apresentada.

Com programação estruturada em oficinas, debates, mostras artísticas e científicas, além dos convidados, estudantes tiveram a oportunidade de expor, apresentar e assistir mais de uma centena de trabalhos. Merece destaque a Estética da Via Crucis, das estudantes Roberta Nascimento e Talitha Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual carregam a cruz da ditadura da moda e da beleza feminina até serem crucificadas em projeção de imagens a sua própria semelhança.

O ato público chamou atenção pela vibração do grupo percussivo Pau e Lata, cicerone também do encontro, que tira sons a partir de materiais reutilizados. O cortejo se concentrou na Praça Vermelha e seguiu em direção ao Largo Dom Bosco para residir finalmente no antigo prédio da Faculdade de Direito da UFRN. A manifestação, assumindo para si o exemplo de outras mobilizações ocorridas pelo mundo afora, contou desde a descriminalização do uso da maconha, passando pelo impeachment da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, até o investimento em 2% e 10% do PIB para a cultura e para a educação.

O BRASIL SE ENCONTRA AQUI

Foram mais de 500 estudantes inscritos e muitos sotaques presentes no alojamento. Do Rio de Janeiro, por exemplo, estiveram presentes delegações de quatro importantes universidades públicas: UFRJ, UFF, UERJ, além da UFRRJ – Rural. Com dois animados ônibus chegaram os artistas “candangos” de Brasília – UNB. Maranhão, Piuí, Bahia, Sergipe e Goiás também tiveram bastante trabalhos apresentados e participantes inscritos, o que engrandeceu a prévia inauguração o novo prédio construído para o Departamento de Artes (Dearte).

Durante a plenária final, com objetivo de reestruturar a FENEARTE, foram criados dois grupos de trabalho; um para discutir o estatuto da entidade e outro para retomar os trabalhos para sua organização, até o próximo encontro nacional.

Respeitando o encaminhamento de encontros anteriores (Ouro Preto 2010) que dá a indicação para escolha da Escola que sediará o próximo encontro, e na ausência de representação dos estudante para manutenção da candidatura da USP, venceu o pleito para o 16º ENEARTE / 2012 a cidade do Rio de Janeiro, capitaneado pela UERJ. A indicação de Brasília – UNB foi referendada para a edição ENEARTE / 2013.

Para mais informações, acesse: www.cucadaune.blogspot.com

Fellipe Redó, Nativa Yawanawá e Rafael Buda – coordenadores do Cuca da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário