Inscrições para o curso a distância em Gestão de Equipamentos vão ATÉ 21/03
O ministério da Cultura prorrogou para 21 de março o prazo final para
os municípios se inscreverem no curso a distância em Gestão de
Equipamentos Públicos que será ministrado online em parceria com a
Fundação Getúlio Vargas. O curso disponibilizará duas vagas para
gestores públicos por município e duas vagas para representantes da
comunidade por Praça. Esta será uma importante etapa no processo da
efetivação de parcerias públicas e privadas para auxiliar na gestão
permanente das Praças. O curso é destinado a capacitar os gestores
públicos locais e representantes das comunidades beneficiadas pelas Praças dos Esportes e da Cultura.
Todos os usuários poderão ter acesso ao material didático de apoio a
ser utilizado no curso, porém as salas de discussões e as atividades
específicas serão de acesso restrito aos inscritos. Como trabalho de
conclusão, os participantes deverão apresentar uma revisão do Plano de
Gestão inicialmente preenchido. Os melhores Planos de Gestão serão
apresentados na segunda fase dos Seminários Regionais, que acontecerão
no segundo semestre. Três módulos compreenderão o curso: Gestão Compartilhada e Matricial, Gestão de Equipamentos Públicos e Captação de Recursos e Parcerias. Os módulos serão desenvolvidos a partir dos estudos de três casos que serão apresentados aos participantes pela internet.
Para realizar as inscrições, os interessados deverão encaminhar ofício digitalizado para o e-mail eadpracas@cultura.gov.br.
O documento deve estar assinado pelo coordenador da Unidade Gestora
Local (UGL) e conter informações como nome completo, CPF, e-mail e
telefone dos participantes da comunidade e dos gestores , entre outras. O
ofício também deverá conter e-mail e telefone do coordenador da UGL.
Para participar do curso, o município contemplado com a PEC precisa ter seu Plano de Gestão preenchido e a UGL
formalizada junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os participantes
deverão ter o ensino médio, mesmo que incompleto, os gestores deverão,
preferencialmente, ser funcionários efetivos e pertencer ao setor em que
atuará na PEC. Já os representantes da comunidade deverão ser indicados
pela própria comunidade e indicar o endereço da praça.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: gestaopracas@cultura.gov.br
Etapas
Após o preenchimento do Plano de Gestão por cada município envolvido
no Programa, foram realizados, ao longo de todo segundo semestre de
2011, seminários regionais nos quais os planos eram avaliados
individualmente. Os gestores também recebiam um parecer dos pontos
positivos e negativos, destacando os pontos que poderiam ser melhorados,
como por exemplo, horário de funcionamento das praças compatível com
número de funcionários designados a cada setor ou atividade.
Ao longo dos encontros, os participantes eram instigados a pensar uma
gestão sustentável e participativa (com a comunidade) para a futura
praça a ser instalada. Para a gerente de projeto de gestão e mobilização
social da Diretoria de Infraestrutura Cultural da
Secretaria-Executiva/MinC, Silvana Tamiazi, o curso retoma e reforça
essa proposta de parceria. “Ele vem no sentido de reforçar este debate,
capacitar os gestores públicos para gestão de um equipamento público,
pensando na estrutura a ser montada, nos recursos a serem alocados, na
visão de uma gestão compartilhada com a participação efetiva da
comunidade no dia a dia desse novo equipamento e formas e métodos de
elaboração de projetos que busquem parcerias nas áreas públicas e
privadas”, disse Tamiazi.
(Texto: Marcos Agostinho – Ascom/MinC)
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