O longa brasileiro Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, ganhou o prêmio de melhor filme no Pan African Film Festival, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O filme se passa no recôncavo baiano dos anos 1920 e conta a história de Manoel Henrique Pereira, lenda da capoeira que lutou contra a opressão durante o período de escravidão no Brasil.
Besouro, que levou mais de 600 mil espectadores ao cinema, estreou em 2009 e conquistou o troféu Campus Giuventù Award 2010, no Festival de Taormina, na Itália. Ainda em 2010, foi apresentado na mostra Panorama Especial do Festival de Berlim.
O personagem
Besouro foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo Baiano dos anos 20, BESOURO é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega em DVD com ação e poesia no cenário deslumbrante. BESOURO marca a estréia de João Daniel Tikhomiroff - um dos diretores de comerciais mais premiados do mundo - na direção de longas-metragens e conta com roteiro de Patrícia Andrade (a mesma roteirista de 2 Filhos de Francisco - o maior sucesso do cinema nacional em 2005).
Fonte: Vermelho com informações da Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário