SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sábado, 17 de novembro de 2012

E AI GALERA ESTUDANTIL, TÁ NA HORA DE CRIAR SEU GRÊMIO ESTUDANTIL NA SUA ESCOLA!


Atenção galera estudantil vamos construir nosso Grêmio Estudantil em nossa escola!  As entidades ANE/RN (Associação Norteriograndense de Estudantes), a AMES (Associação Municipal de Estudantes Secundaristas)-NOVA CRUZ/RN e o Centro Potiguar de Cultura/CPC/RN dá todas as dicas para que vocês estudantes do Ensino Básico e Profissionalizantes do Rio Grande do Norte criem o seu.  Lembrando que é Lei Federal de nº 7.308, de 04 de novembro de 1985.  Click no link!http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7398.htm

Veja as dicas para a construção do Grêmio Estudantil.

- QUE É GRÊMIO ESTUDANTIL?
É a associação de classe dos estudantes, onde poderão reunir-se, debater e reivindicar os seus direitos dentro da escola.  Os grêmios existem em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, e formam a base de uma entidade municipal ou estadual que deverá´ser articulada a uma organização nacional (UBES).

- PARA QUE SERVE?
Para integrar o estudante á vida da escola, não apenas como estudante, mas sim como um dos elementos dinamizador da comunidade escolar.
 Para organizar os estudantes na escola, reunidos no Grêmio, os mesmos poderão participar diretamente nas decisões que lhes dizem respeito, assim como vivenciar o contexto político atual, além de participar dos encontros de suas entidades (UBES, ANE/RN e ENTIDADES MUNICIPAIS, como por exemplo a AMES-NOVA CRUZ/RN) como representantes de sua escola.  O Grêmio Estudantil pode realizar torneios recreativos, de futebol de campo, volley, futsal, etc.  Pode realizar também debates, encontro de representantes de classe, festivais e shows.

- O GRÊMIO É LEGAL?
É!  Os estudantes têm direito de construir seu grêmio livre, pois está assegurado na Lei Federal 7.398, de 04 de novembro de 1985, após longa e árdua luta dos estudantes, que presenciaram suas entidades serem fechadas pelo regime militar de 64 e transformadas em centros cívicos, estes a serviço do regime.

- COMO FUNDAR O GRÊMIO?
Para se fundar um Grêmio é preciso criar um fato político em torno esclarecendo a comunidade escolar o que é, e para que serve.  A entidade deve surgir da necessidade sentida pelos estudantes.  Depois os alunos deverão convocarem Assembléia Geral para discussão da implantação do Grêmio e a eleição de uma Comissão Eleitoral que se encarregará de todo o processo.

Portanto, MÃOS A OBRA!

* Transcrito por Eduardo Vasconcelos, ex-presidente do Grêmio Estudantil, "Presidente Café Filho - Escola Estadual WISNTON CHIRCHILL - NATAL/RN (1987), ex-diretor da UMES/NATAL/RN (1987) e ex-diretor da APES (1987).  Hoje é presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e Assessor da ANE/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário