SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ARIANO SUASSUNA CONVERSA COM O CUCA SOBRE A 8ª BIENAL DA UNE

ARIANO SUASUNA

O homenageado de artes cênicas inaugura a série de entrevistas que irá circundar o tema dessa edição
Do alto dos seus 85 anos, com mais de 60 só de carreira, um dos mais conhecidos defensores da cultura popular brasileira se reuniu com a coordenação do CUCA da UNE para falar rapidamente sobre o processo atual do Brasil e o tema do maior evento estudantil da América Latina, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013, em Recife e Olinda.
O encontro se deu em meio à primeira Festa Literária Internacional das Upps (Flupp), no Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro, na última quarta-feira (14/11). Durante o bate-papo, Suassuna falou sobre política, cultura popular e sobre a 8ª Bienal da UNE, que, neste ano, aborda um tema que se encaixa como luva em sua trajetória: “A volta da Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Paraibano, formado em direito e filosofia, Ariano Suassuna é dramaturgo, romancista e poeta. Lecionou durante 32 anos na Universidade Federal de Pernambuco e, em 1999, assumiu a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras.
“Luiz Gonzaga é um artista popular brasileiro que desempenhou um papel fundamental na renovação da música popular e merece ser reconhecido pela importância da sua cultura”, justificou o “pai” de Chicó e João Grilo, personagens de sua mais célebre obra, o Auto da Compadecida.
Nesta entrevista, o criador de histórias que têm o Nordeste como inspiração, falou como se sente feliz com as comemorações do centenário do nosso sanfoneiro e discorreu sobre a importância da Bienal da UNE para o país. Confira:
COMO RECEBEU O CONVITE PARA PARTICIPAR DE UM EVENTO NUMA COMUNIDADE CARIOCA QUE ACABA DE PASSAR POR UM PROCESSO DE PACIFICAÇÃO?
 É a primeira vez que piso em uma favela carioca. Pela primeira vez, estão vendo, reconhecendo, que nas favelas tem gente ordeira, trabalhadora e que é vítima do crime como todo mundo. Isso me deixa feliz, pois de certa forma estamos libertando o povo brasileiro. Mas, não sou idiota, essa libertação deve ir adiante. Eu não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas, amargos. Eu me considero um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo.
COMO VOCÊ VÊ A CULTURA POPULAR DESSAS COMUNIDADES, PRINCIPALMENTE A LINGUAGEM POPULAR, SENDO VOCÊ UM POETA?
Tem uma coisa que eu quero dizer a respeito da linguagem popular. Eu não concordo com esses escritores que, procurando reproduzir a linguagem popular, deformam a linguagem popular. A linguagem escrita é uma convenção. Por trás dessa deformação existe um preconceito terrível contra o povo. Eu não pronuncio, por exemplo, cadeira, mas falo “cadera”, como todo nordestino. Agora, se precisar escrever aí escrevo cadeira. Eu acho que a transposição literária da linguagem popular tem de alcançar o espírito na linguagem e não a leitura.
COMO VOCÊ TEM OBSERVADO AS COMEMORAÇÕES EM TORNO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA?
Muito satisfeito. Luiz Gonzaga é um artista popular brasileiro que desempenhou um papel fundamental na renovação da música popular e merece ser reconhecido pela importância da sua cultura.
O TEMA DA 8ª BIENAL É A "VOLTA DA ASA BRANCA" , PRO SIGNIFICAR O REVERSO, ACOMPANHADO NOS ÚLTIMOS ANOS, DA MIGRAÇÃO DOS NORDESTINOS PARA OS SEUS ESTADOS DE ORIGEM, COMO O SENHOR AVALIA ESSE TEMA?
Fico muito contente. Se a gente ama o país como um todo, o lugar da gente é a melhor expressão do país para nós.
QUAL A SUA OPINIÃO DA UNE FAZER DESSA BIENAL HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA?
É muito bom. É pertinente. Vocês estão prestando mais uma vez uma homenagem a Luiz Gonzaga, que passa a ser uma coisa simbólica, uma coisa do povo, do nordeste pro seu lugar de origem. A UNE desempenha um papel fundamental.
Fellipe Redó e Nativa Yawanawá, coordenadores do CUCA da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário