SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UNE PROSSEGUE NA LUTA POR 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO



Estudo da OCDE indica que Brasil ainda investe pouco no ensino superior

Uma das principais bandeiras de luta da União Nacional dos Estudantes (UNE) é a maior destinação de recursos para o setor da educação, o que inclui, por exemplo, o aumento das verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Com esse objetivo, a entidade vem fazendo uma mobilização nacional para que o Plano Nacional da Educação (PNE) seja aprovado com a destinação de 10% do PIB para a educação.
Uma das frentes dessa campanha nacional é o Abaixo-assinado Educação 10. Além disso, os estudantes de todo o Brasil vêm realizando atos para pressionar o congresso a aprovar o plano. No último dia 26/06, após uma grande pressão estudantil no congresso, a Câmara dos Deputados votou favorável ao PNE.
“Educação de qualidade é um dos principais pilares para uma sociedad emais justa, democrática, de economia sólida e em desenvolvimento”, afirmou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Para a mesma direção da fala de Daniel apontam os resultados de recente pesquisa pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). – Pessoas bem-educadas vivem mais tempo, são mais propensas a votar e têm atitudes mais favoráveis ​​à igualdade de direitos das minorias – diz o estudo.
A pesquisa analisou 42 países, aqueles que mais investem em educação são Austrália, Finlândia, Irlanda e Suécia. De acordo com os dados, nesses países, a crise econômica internacional não afetou os investimentos em educação.
Pelo estudo, o Brasil ocupa o 23º lugar de investimentos no ensino superior, tendo investido em média 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nessa etapa de ensino. De acordo com a organização, no entanto, o Brasil registrou o maior aumento de investimentos na área no período de 2000 a 2009.
No entanto, o estudo alerta sobre o baixo investimento em educação quando há a comparação com o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo os dados, os investimentos brasileiros no ensino em geral atingiram 5,55% do PIB. No período de 2000 a 2009, os investimentos em educação superior registraram redução de 2%.
Leia o estudo na íntegra aqui
Assine o Abaixo-Assinado Educação 10 aqui
Da Redação com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário