SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PARTICIPANTES DO PARLAMENTO JOVEM TOMAM POSSE E ELEGEM MESA DIRETORA



Plenária do Senado

Até sexta-feira (28), os estudantes participam de jornada parlamentar na Câmara, atuando como deputados.
Foram empossados na manhã desta terça-feira (25), em sessão solene no Plenário da Câmara, os 78 deputados jovens, participantes do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012. Até sexta-feira (28), os estudantes de todo o País, entre 16 e 22 anos, participam de jornada parlamentar na Câmara, atuando como deputados.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, em discurso lido no Plenário, destacou a qualidade dos projetos de lei apresentados pelos jovens deputados. Para ingressar no programa, os estudantes apresentaram propostas, que foram escolhidas por uma comissão de assessores legislativos. Segundo o presidente da Câmara, durante a jornada parlamentar, os jovens deputados devem entender que a autoria das leis não é tão importante quanto a contribuição conjunta para que o Brasil continue avançando.

Marco Maia afirmou que os jovens deverão aproveitar a oportunidade para fazer a reflexão política sobre a importância da prática parlamentar. “Os trabalhos legislativos fortalecem a democracia e engradecem o País”, disse. Ele destacou ainda a “imensa responsabilidade” que é atuar como representante do povo brasileiro. “É difícil caminhar entre utopias e realidades”, observou.

Na solenidade de posse, a presidente da edição de 2011 do Parlamento Jovem, Phirtia Rodrigues da Silva, do Rio Grande do Norte, afirmou que “ser parlamentar é buscar o equilíbrio social”. Para ela, o Parlamento Jovem representa uma possibilidade de questionamento para os jovens brasileiros. Além disso, representa a possibilidade de os jovens demonstrarem que querem um “futuro de acertos”, sem repetir os erros do passado. “Quem faz o Brasil sou eu”, ressaltou. “Antes de tentar mudar o mundo, mude a si mesmo”, complementou.

MESA DIRETORA
Após a solenidade de posse, os jovens elegeram a Mesa Diretora do Parlamento Jovem. O estudante Jonathan Gabriel Costa, da Bahia, foi eleito presidente, e a aluna Ivonete Carvalho da Silva, do Piauí, foi eleita vice-presidente. A primeira-secretária será Tayná Macedo, da Paraíba, e o segundo-secretário, Gilberto Barreto, também da Bahia.

De acordo com Jonhathan, o ideal da chapa é a igualdade. Segundo ele, a chapa não representa apenas uma região do País, mas o Brasil inteiro. O presidente do Parlamento Jovem afirmou ainda que trabalhará em conjunto com os outros participantes do projeto. “Vamos ouvir cada jovem deputado”, disse. “A Presidência será exercida por todos os 78 deputados”, complementou.

A nova vice-presidente do Parlamento Jovem acrescentou que o objetivo da chapa é a construção de um nação mais justa e mais democrática, baseada na educação. “Estamos aqui para fazer a diferença”, salientou Ivonete. “Podemos mudar a realidade do Brasil”, completou.

Outras duas chapas concorreram para a Mesa Diretora. A candidata a presidente pela Chapa 3 foi a primeira estudante com deficiência visual a participar do Parlamento Jovem, Girlane Balbino, de Pernambuco. “Muita gente não acreditou que eu poderia estar aqui, enfrentei muitas dificuldades, mas eu acredito em mim mesma”, afirmou. O projeto de lei apresentado por Girlane incentiva a produção de material didático em braile destinado a estudantes cegos e/ou com baixa visão.

A programação do Parlamento Jovem prossegue à tarde, com reuniões das comissões temáticas.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário