SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

UNE COMEMORA 75 ANOS E INICIA SUAS OBRAS

DANIEL, PRESIDENTE DISCURSANDO NOS 75 ANOS DA UNE
Em sua fala, Daniel Iliescu registrou os momentos mais importantes da entidade e o simbolismo da reconstrução da sede
No último sábado (11), a União Nacional dos Estudantes comemorou 75 anos com uma cerimônia marcante no terreno da entidade, na Praia do Flamengo 132, Rio de Janeiro. Além do aniversário, o evento marcou o início das obras do novo prédio dos estudantes naquele endereço. A antiga sede foi incendiada e demolida pela ditadura, ocupada por um estacionamento clandestino e reocupada pelos estudantes no ano de 2007.
Na presença de dezenas de ex-presidentes e líderes do movimento estudantil de diversas gerações, o presidente da UNE Daniel Iliescu proferiu um discurso em referência aos momentos mais importantes da história da entidade. Além disso, ressaltou a importância da reconstrução da sede para a democracia e o futuro do Brasil.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DO DISCURSO DO PRESIDENTE DA UNE NA CERIMÔNIA DE 75 ANOS

VEJO AQUI PERSONAGENS QUE CONSTRUÍRAM E AINDA CONSTROEM A GRANDE SAGA DA JUVENTUDE BRASILEIRA EM TODOS OS TEMPOS.
VEJO AQUI PESSOAS QUE ESCOLHERAM OFERECER SUAS VIDAS, SEUS SONHOS, SEUS DESTINOS AO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO, PORQUE ENTENDERAM QUE PODERIAM FAZER A DIFERENÇA.
VEJO AQUI MULHERES E HOMENS QUE DECIDIRAM BURLAR AS LINHAS DO TEMPO E ESCOLHERAM SER JOVENS POR TODA A VIDA. DECIDIRAM NÃO ENVELHECER, MANTENDO-SE ÁVIDOS PELO ALVORECER DE UM MUNDO NOVO.
A REUNIÃO DE TANTOS HERÓIS NESTA DATA FULGURANTE DE 75 ANOS DA GLORIOSA UNE VALERIA POR SI UM CAPÍTULO A PARTE EM NOSSA HISTÓRIA. MAS A NOSSA PRESENÇA AQUI NESTE ESPAÇO, NO DIA DE HOJE, REPRESENTA ALGO AINDA MAIOR E MAIS TANGENTE.
NA VERDADE, ESTAMOS UNIDOS PARA CRISTALIZAR AQUI MAIS UM CAPÍTULO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. ESTAMOS UNIDOS PELO GESTO OUSADO E INEXORÁVEL DE
RECONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA PRAIA DO FLAMENGO 132.
ESTAMOS UNIDOS PARA REESCREVER A NARRATIVA DE EMANCIPAÇÃO E LIBERDADE DO POVO BRASILEIRO, COM O RETORNO DEFINITIVO A ESTE ESPAÇO, O BASTIÃO DAS NOSSAS CAUSAS MAIS PRIMORDIAIS, A CASA DO PODER JOVEM, A CASA DOS SONHOS INVENCÍVEIS.
O DIA DE HOJE É, PORTANTO, OFERECIDO A TODOS QUE ACREDITAM VERDADEIRAMENTE NESTE PAÍS COMO UM IMPÁVIDO COLOSSO DE IGUAIS, ONDE A JUSTIÇA, A VERDADE E A IGUALDADE PREDOMINAM SOBRE A TIRANIA, ONDE O SILÊNCIO NUNCA MAIS SERÁ IMPOSTO ANTE A POLIFONIA DE VOZES DAS BRASILEIRAS E DOS BRASILEIROS QUE LUTAM POR AQUILO QUE ACREDITAM.
AQUI LEVANTAMOS NOSSO PRÉDIO PARA VÊ-LO CINGIDO PELAS HISTÓRIAS E PELOS SONHOS DOS JUSTOS. SEREMOS COMO CADA TIJOLO DESSA OBRA, IMPERECÍVEIS, IMACULADOS, UNIDOS PARA ERGUER UM NOVO TEMPO E NOVAS ESPERANÇAS PARA O BRASIL. COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS, O PRÉDIO DA PRAIA DO FLAMENGO 132 ACABA DE RENASCER. SEJAM BEM VINDOS.
O ANIVERSÁRIO DE 75 ANOS DA UNE E A RECONSTRUÇÃO DA NOSSA SEDE COMPROVAM A SINA DA JUVENTUDE BRASILEIRA EM SER CONDUTORA DE SEU PRÓPRIO FUTURO. SÃO MOSTRAS DA REBELDIA PERENE E DETERMINADA DOS ESTUDANTES DESTE PAÍS PARA TRANSFORMAR O MUNDO À SUA VOLTA.
JOVENS DE MUITAS GERAÇÕES DEIXARAM SUA CONTRIBUIÇÃO REVOLUCIONÁRIA E TRANSFORMADORA PARA O BRASIL, SEJA PELO VANGUARDISMO E PROTAGONISMO QUE CULTIVARAM DENTRO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL, OU SEJA PELO SIMPLES FATO DE SEREM BRASILEIROS E SEREM JOVENS.
À RIGOR, A JUVENTUDE CONTINUA CUMPRINDO SEU PAPEL DE MODIFICAR CONTINUAMENTE A REALIDADE AO SEU REDOR, INDEPENDENTE DE ONDE ESTEJA.
NESTE EXATO MOMENTO, UM ESTUDANTE DE MANAUS OU DO RIO DE JANEIRO ESTÁ TENDO UMA IDEIA PARA O FUTURO DA SUA CIDADE, DO SEU BAIRRO.
NESTE MOMENTO UMA ESTUDANTE DE SÃO PAULO OU DO RECIFE ESTÁ CRIANDO UM GRUPO NA SUA ESCOLA OU PELA INTERNET PARA RESOLVER ALGUM PROBLEMA DE FORMA CRIATIVA, COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.
NESTE MOMENTO UM CONJUNTO DE ESTUDANTES DA METRÓPOLE OU DO INTERIOR ESTÃO REUNIDOS FAZENDO ARTE, CULTURA, INTERAGINDO COM A SOCIEDADE POR MEIO DE OUTRAS LINGUAGENS, PELA CIÊNCIA, PELO ESPORTE, MEIO AMBIENTE, POR DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
ISSO TUDO REPRESENTA A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. A UNE SOMOS NÓS, A UNE É NOSSA VOZ E A NOSSA VOZ SERÁ SEMPRE A MAIS AVANÇADA PORQUE SOMOS JOVENS. ISSO É O QUE NOS DIFERENCIA.
A NOSSA VOZ ESTARÁ SEMPRE À FRENTE PORQUE SOMOS MILHÕES, SOMOS INCONTROLÁVEIS, SOMOS COMO AS ESTRELAS ELOQUENTES DESAFIANDO O ESCURO DA NOITE. A JUVENTUDE NÃO SE REPRIME, NÃO SE DETÉM COM DITADURAS OU ARBÍTRIOS, NÃO SE CONTAMINA PELO PODER ECONÔMICO OU POLÍTICO, A JUVENTUDE É IRREFREÁVEL.
MAIS DO QUE UMA ARCA PORTENTOSA DAS DIVERSAS JUVENTUDES BRASILEIRAS, A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES SAGROU-SE UM PATRIMÔNIO IMENSURÁVEL DO NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO. O MOVIMENTO ESTUDANTIL, PELOS PERCURSOS DA HISTÓRIA, OCUPOU O ESPAÇO DE FIADOR DE TODAS AS MAIORES CONQUISTAS COLETIVAS DA NOSSA SOCIEDADE CIVIL.
DESDE SEUS MAIS ÁUREOS TEMPOS, A UNE COLOCA-SE COMO CASTIÇAL PARA ILUMINAR AS LUTAS POR LIBERDADE E DEMOCRACIA. FOI ASSIM LOGO EM SEU SURGIMENTO, NO FINAL DOS ANOS TRINTA, ÀS VÉSPERAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUANDO OS ESTUDANTES BRASILEIROS DERAM VOZ À LUTA CONTRA O FASCISMO DE HITLER E MUSSOLINI, QUE NAQUELE MOMENTO ENCONTRAVA ECOS TAMBÉM EM TERRITÓRIO BRASILEIRO E PRECISAVA SER COMBATIDO.
O NASCIMENTO DA UNE EM UM PERÍODO TÃO CONTURBADO, MARCADO TAMBÉM PELAS AGRURAS DE UM ESTADO NOVO QUE PERSEGUIA E CEIFAVA AS LIBERDADES CIVIS, FOI POSSÍVEL SOMENTE PELA BRAVURA DE UM GRUPO ESPECIAL DE JOVENS BRASILEIROS.
O NASCIMENTO DA UNE FOI POSSÍVEL SOMENTE PELA PERSEVERANÇA, PELA SAPIÊNCIA, PELO GIGANTISMO E PELO ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO DE JOVENS COMO IRUM SANT’ANNA, A QUEM NÓS, 75 ANOS DEPOIS, TEMOS A MAIOR DAS EMOÇÕES POSSÍVEIS EM NOS DIRIGIR PESSOALMENTE NESTE MOMENTO.
AMIGO E COMPANHEIRO IRUM, EM NOME DE TODOS OS MILHÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS, MUITO OBRIGADO.
AMIGO E COMPANHEIRO IRUM. SUA PRESENÇA AQUI HOJE, ALÉM DE NOS TRAZER LÁGRIMAS AOS OLHOS, É COMO UM BÁLSAMO DE MOTIVAÇÃO PARA ENFRENTARMOS AS NOSSAS MAIORES DIFICULDADES, É COMO UMA DOSE DE FÔLEGO PARA PROSSEGUIRMOS NA LUTA EM BUSCA DAQUILO QUE VOCÊ E NÓS DESEJAMOS PARA ESTE PAÍS.
A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES FUNDADA PELA SUA GERAÇÃO TORNOU-SE MUITO MAIOR DO QUE UMA ENTIDADE REPRESENTATIVA DE CLASSE. TORNOU-SE AINDA MAIS DO QUE UM EIXO DE MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE E FIRMOU-SE COMO UM PÓLO DE DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL, AGINDO COM PROTAGONISMO E RESPONSABILIDADE EM DIVERSOS PERÍODOS DA HISTÓRIA.
NA DÉCADA DE 50, A UNE ASSUMIU A LUTA PELO PATRIMÔNIO NATURAL BRASILEIRO COM A CAMPANHA O “PETRÓLEO É NOSSO”, QUE TEVE SEUS MAIORES MOMENTOS JUSTAMENTE AQUI NESSE ENDEREÇO DA PRAIA DO FLAMENGO 132.
AQUELA AÇÃO DA JUVENTUDE, QUE LEVOU À CRIAÇÃO DA PETROBRÁS E AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, ERA MAIS UM EXEMPLO DO VIÉS NACIONALISTA, CONSCIENTE E AUTO-AFIRMATIVO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO.
HÁ COMO ENCONTRAR SINTONIA ENTRE AQUELE MOVIMENTO E A ATUAL LUTA DA UNE PELOS 50% DOS ROYALTIES E DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO NO PAÍS. A ATUAL GERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL CONTINUA EMPENHADA EM GARANTIR A RIQUEZA BRASILEIRA PARA O SEU PRÓPRIO POVO, FAVORECENDO QUEM MAIS PRECISA E ESCULPINDO UM FUTURO MAIS JUSTO E CORRETO.
A DEFESA DA UNE PELAS GRANDES QUESTÕES NACIONAIS TAMBÉM MOSTROU-SE AGUERRIDA DURANTE A DÉCADA DE 60, COM OS GRANDES DEBATES QUE CIRCUNSCREVERAM AS REFORMAS DE BASE, A REFORMA URBANA, A REFORMA AGRÁRIA E, PRINCIPALMENTE, A REFORMA UNIVERSITÁRIA, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA TODOS.
O MOVIMENTO ESTUDANTIL, QUE EM 1961 RECEBEU AQUI NA SUA SEDE A VISITA DO PRESIDENTE JOÃO GOULART, JÁ ERA À LUZ DA ÉPOCA UM ELEMENTO INDISPENSÁVEL DA VIDA POLÍTICA BRASILEIRA, RECONHECIDO POR TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE E INCOMODANDO AQUELES QUE FLERTAVAM COM UM AUTORITARISMO ALI CRESCENTE.
A UNE INCOMODOU OS QUE NÃO ACEITAVAM A IDEIA DA VERDADEIRA DEMOCRACIA, POPULAR E PARTICIPATIVA. A UNE INCOMODOU AQUELES QUE NÃO TOLERAVAM SUA PLURALIDADE DE PENSAMENTOS, IDEOLOGIAS E PROPOSTAS, EQUACIONADAS DE FORMA JUSTA EM UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO FORTE, LEGÍTIMA E ATUANTE. A UNE INCOMODOU POR REPRESENTAR AQUILO QUE O BRASIL PODERIA SER.
EM MEIO ÀQUELES EFERVESCENTES ANOS 60, OS SONHOS DOS JOVENS NESTE PEDAÇO DA PRAIA DO FLAMENGO ALÇARAM VÔOS AINDA MAIS ALTOS. PARA ALÉM DE UM PAÍS IGUALITÁRIO, COM EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL, OS MILITANTES DA UNE DESENHARAM AQUI NESTE ESPAÇO UM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA NACIONAL POR MEIO DO CPC, UMA EXPERIÊNCIA FORJADA SOBRE A GENIALIDADE DE ESTUDANTES, CINEASTAS, POETAS, COMPOSITORES, DRAMATURGOS E MUITOS OUTROS COMO VINÍCIUS DE MORAIS, CACÁ DIEGUES, CARLOS LYRA, FERREIRA GULLAR E VIANINHA.
A CASA DO PODER JOVEM FOI, DURANTE ESSE BREVE PERÍODO DE TEMPO, UM LABORATÓRIO DO BRASIL, UM ENSAIO DO NOSSO “VIR A SER”, UM COMEÇO DE REALIZAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E HUMANA APÓS SÉCULOS DE COLONIZAÇÃO, OPRESSÃO ECONÔMICA, SUBORDINAÇÃO ESTRANGEIRA E DESIGUALDADES DE TODOS OS TIPOS. AQUI NA PRAIA DO FLAMENGO 132 NÓS ESCREVEMOS O ROTEIRO DE UM NOVO PAÍS, MAS FOMOS VIOLENTAMENTE IMPEDIDOS DE ENCENÁ-LO.
A PRIMEIRA AÇÃO DA DITADURA RECÉM-INSTALADA NO BRASIL, EM 1964, FOI ATACAR EXATAMENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL, NA CLARA EXPECTATIVA DE EXTERMINÁ-LO. NOSSA SEDE FOI INVADIDA, METRALHADA E INCENDIADA NA NOITE DO DIA PRIMEIRO DE ABRIL, EM UM DOS EPISÓDIOS MAIS DOLOROSOS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA.
AQUI NESTE ESPAÇO, AS CHAMAS E A VIOLÊNCIA ANUNCIARAM A CHEGADA DE UM PERÍODO DRAMÁTICO PARA O PAÍS, COMO UM TÉTRICO CARTÃO DE VISITAS DO REGIME QUE SE INSTALARA. A IMAGEM DO PRÉDIO DA UNE EM CHAMAS AINDA ARDE POR DENTRO DAQUELES QUE AQUI ESTIVERAM E PERMANECEM VIVOS PARA CONTAR.
NÃO TRATAVA-SE APENAS DE TENTAR MATAR OS ESTUDANTES E DESTRUIR SUA SEDE. O FOGO E AS BALAS BUSCAVAM MATAR NOSSAS IDEIAS, NOSSOS SONHOS, AS NOSSAS CERTEZAS. O BRASIL ESCURECIA.
INICIAVA-SE ALI O PERÍODO EM QUE A HISTÓRIA DA UNE CONFUNDE-SE DE FORMA MAIS CRÍTICA COM A HISTÓRIA DO PAÍS. OS ESTUDANTES ESTAVAM NA LINHA DE FRENTE CONTRA O AUTORITARISMO E A COVARDIA SANGUINÁRIA DOS QUE ROUBARAM O PODER DAS MÃOS DE SEU POVO.
A UNE ERA O CENTRO DE TUDO, A UNE ERA O ALVO E, SIMULTANEAMENTE, A ESPERANÇA DAQUELES QUE ANSIAVAM PELA RESISTÊNCIA. A UNE ERA O PRÓPRIO BRASIL AÇOITADO E BUSCANDO FORÇAS PARA LUTAR. A UNE LUTOU, MESMO SENDO COLOCADA NA CLANDESTINIDADE E DEPOIS EXTINTA OFICIALMENTE. A UNE LUTOU MESMO COM A BESTA DITATORIAL A ABOCANHAR SEUS CALCANHARES EM UM ENCALÇO CONTÍNUO E TENEBROSO.
AOS ESTUDANTES NÃO CABIA OUTRA ALTERNATIVA A NÃO SER CONTINUAR SE ORGANIZANDO, PROTESTANDO, DENUNCIANDO A MORTE E TORTURA DE COLEGAS, ENFRENTANDO TODOS OS TIPOS DE CENSURAS, VIOLÊNCIAS E PERSEGUIÇÕES. OS ESTUDANTES BRASILEIROS MORRERAM. OS ESTUDANTES BRASILEIROS FORAM TORTURADOS. OS ESTUDANTES BRASILEIROS FORAM PRESOS. MAS OS ESTUDANTES BRASILEIROS NÃO SE RENDERAM.
ERAM TEMPOS EM QUE SER JOVEM ERA CONDIÇÃO DE RISCO, DE PERIGO CONSTANTE, DE TOMAR OU NÃO UMA POSIÇÃO NO MUNDO. ERAM TEMPOS DIFÍCEIS, MAS TAMBÉM TEMPOS PARA O SURGIMENTO DE HERÓIS.
HERÓIS COMO AQUELES QUE FIZERAM VALER A SUA JUVENTUDE.
HERÓIS COMO AQUELE DE QUEM FALAREMOS AGORA, UM HUMILDE JOVEM PARAENSE, DE ORIGEM POBRE, QUE VEIO DE BELÉM PARA O RIO DE JANEIRO NA EXPECTATIVA DE UM FUTURO MELHOR. UM JOVEM ESTUDANTE, QUE CHEGOU DO NORTE EM BUSCA DA REDENÇÃO PARA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA PESSOAL, MAS QUE ACABOU EXTRAINDO A REDENÇÃO DE TODA UMA GERAÇÃO, QUE INSPIROU MILHÕES.
ESSE JOVEM, DE QUEM NOS LEMBRAMOS AGORA E A QUEM HOMENAGEAMOS, É O NOSSO GLORIOSO E IMORTAL ÉDSON LUÍS, UM MÁRTIR, UM SÍMBOLO, UM BRAVO PERSONAGEM DA HISTÓRIA BRASILEIRA COVARDEMENTE SUBTRAÍDO DA VIDA PELO TIRO DE UM SOLDADO. ÉDSON LUÍS SABIA O QUE FAZIA. PROTESTAVA EM FAVOR DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NO RESTAURANTE CALABOUÇO E DESSA FORMA ESCOLHEU O DESTINO DE SER HERÓI.
O EXEMPLO DE ÉDSON LUIS PREENCHEU DE CERTEZA O CORAÇÃO DOS BONS, INUNDOU AS RUAS E AS PRAÇAS DO BRASIL, ESPALHOU-SE COMO UMA METÁSTASE DE ESPERANÇA E RESISTÊNCIA. ERA PRECISO LUTAR, ERA PRECISO CONFIAR, ERA PRECISO AMANHECER.
NO ENTANTO, O EMBATE COM A ESCURIDÃO TORNAVA-SE MAIS ACIRRADO. A MOBILIZAÇÃO CAUSADA POR ÉDSON LUIS PROVOCOU A CONTRA-REAÇÃO DAQUELES QUE AINDA TINHAM NA JUVENTUDE SEU MAIOR FOCO DE MASSACRE. O PAÍS VERIA O EMBRUTECIMENTO DE UM ESTADO ASSASSINO E TORTURADOR DEBRUÇAR-SE SOBRE OS ESTUDANTES, DE FORMA AINDA MAIS TRUCULENTA.
AS LIBERDADES CIVIS FORAM CASSADAS, AS IDEIAS CENSURADAS, AS VIDAS ATIRADAS AOS PORÕES DAQUELES QUE FORAM FRACOS O SUFICIENTE PARA ESCONDER AS SUAS PRÓPRIAS MALDADES.
A UNE CHEGAVA AO SEU LIMITE, ATACADA DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS. REPRIMIDA PELA LETRA DO AI-5 OU PELAS PRISÕES DO CONGRESSO DE IBIÚNA, TRUCIDADA PELAS INVASÕES FACÍNORAS ÀS UNIVERSIDADES OU PELA PERSEGUIÇÃO NEFASTA A QUALQUER SIMPLES ENCONTRO DE JOVENS.
FOI JUSTAMENTE NESSE MOMENTO COMPANHEIROS, NESSE MOMENTO DE BARBÁRIE E OPRESSÃO QUASE ABSOLUTAS, NESSE MOMENTO DE INVIABILIDADE TOTAL DE AÇÃO E ORGANIZAÇÃO, NO PONTO MAIS DISTANTE ENTRE O LABIRINTO E SUA SAÍDA, QUE A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES CONHECEU O MAIOR DE TODOS OS SEUS PRESIDENTES, O MAIS SIMBÓLICO E IMPORTANTE REPRESENTANTE DESSA ENTIDADE EM SEUS 75 ANOS, O MAIS VALOROSO LÍDER ESTUDANTIL DESTE PAÍS EM TODOS OS TEMPOS.
FOI NESSE MOMENTO QUE A JUVENTUDE BRASILEIRA TEVE A HONRA DE TER SUA HISTÓRIA MARCADA POR HONESTINO GUIMARÃES! HONESTINO, QUE ESTÁ AQUI AGORA PRESENTE PELAS VOZES DE TODOS NÓS.
HONESTINO NÃO FOI SIMPLESMENTE UM JOVEM DE CORAGEM E AMOR INCONDICIONAL À UNE, NÃO É SOMENTE UM NOME NA LISTA OFICIAL DE DESAPARECIDOS DESSE REGIME DERROTADO, HONESTINO NÃO FOI SOMENTE UM ESTUDANTE BRASILEIRO, HONESTINO ESTÁ AQUI PORQUE TRANSFORMOU-SE EM UMA IDEIA CONTÍNUA DE LIBERDADE E DEMOCRACIA NO BRASIL. HONESTINO É O LOCAL PARA ONDE OLHAMOS, É ONDE QUEREMOS E IREMOS CHEGAR.
OS QUE CONVIVERAM COM HONESTINO GUIMARÃES RELATAM SEU ESFORÇO DESCOMUNAL PARA MANTER A UNE RESPIRANDO EM SEU ESTÁGIO TERMINAL, RELATAM A SUA ASTÚCIA, INTELIGÊNCIA E ABNEGAÇÃO PARA GARANTIR AO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO O MÍNIMO DE VIDA, AINDA QUE ISSO TENHA LHE CUSTADO A PRÓPRIA.
HONESTINO E TANTOS OUTROS HERÓIS DA JUVENTUDE BRASILEIRA COMO ALEXANDRE VANUCCHI, HELENIRA RESENDE, MÁRIO PRATA, MANOEL LISBOA, EMMANOEL BEZERRA, VIVERAM NA ESPERANÇA DE RETORNAR PARA ESTE ESPAÇO, ONDE HOJE ESTAMOS RECONSTRUINDO A SEDE DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES.
A VOLTA PARA CASA TORNOU-SE UMA IDEIA CONSTANTE, UM SONHO PARA GUIAR AQUELES QUE AINDA REUNIAM ESPERANÇAS DE UM FUTURO LIVRE.
NO ENTANTO, EM 1981, A BRUTALIDADE DA DITADURA FEZ QUESTÃO DE DEMOLIR O QUE RESTOU DO PRÉDIO DOS ESTUDANTES. FOI MAIS UMA TENTATIVA DE IMPEDIR O NOSSO PREDESTINADO RETORNO. AS PAREDES VIERAM ABAIXO, MAS A HISTÓRIA DA UNE MANTEVE-SE DE PÉ.
COM A REFUNDAÇÃO DA ENTIDADE E O FIM DA DITADURA NOS ANOS 80, O MOVIMENTO ESTUDANTIL ENFRENTAVA AS DIFICULDADES DE QUEM REAPRENDE A ANDAR. A UNE PRECISOU RETOMAR O SEU CARÁTER NACIONAL E SUA FORÇA COLETIVA, REINVENTANDO-SE COMO A PRÓPRIA DEMOCRACIA BRASILEIRA, QUE ACORDARA DO COMA E VOLTAVA ÀS URNAS NO ANO DE 1989.
AS ELEIÇÕES DIRETAS FORAM COMEMORADAS PELO MOVIMENTO ESTUDANTIL, QUE OBSERVAVA O PAÍS REINICIAR SUA TRAJETÓRIA DE AUTONOMIA. NO ENTANTO, POUCO TEMPO DEPOIS, OS ESTUDANTES TERIAM MAIS UM MOMENTO DECISIVO A SER VIVIDO NAS RUAS, SOB A FORÇA DE SUA MOBILIZAÇÃO, DOS SEUS ROSTOS COLORIDOS, DOS SEUS ESPÍRITOS COMBATIVOS.
HÁ EXATAMENTE 20 ANOS ATRÁS, NO ANO DE 1992, O MOVIMENTO ESTUDANTIL VOLTAVA À RIBALTA, TORNAVA-SE NOVAMENTE O FAROL DA NAÇÃO PARA CONDUZI-LA EM SUAS LUTAS, ENCENAVA MAIS UM CAPÍTULO PRINCIPAL DA HISTÓRIA BRASILEIRA.
NAQUELE ANO, A UNE OFERECIA SEU GIGANTISMO À NAÇÃO DURANTE A VALENTE CAMPANHA DOS CARA-PINTADAS NO FORA COLLOR, O MOVIMENTO HISTÓRICO DA JUVENTUDE DO BRASIL QUE, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA BRASILEIRA, LEVOU O POVO A RETIRAR DEMOCRATICAMENTE UM PRESIDENTE ELEITO DO PODER. A UNE REVELAVA, APÓS DÉCADAS APARTADAS DO CALOR DAS RUAS, QUE AINDA ERA UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E DETERMINANTE DOS RUMOS DO PAÍS.
A CAMPANHA DO FORA COLLOR CONTOU A SAGACIDADE DAQUELA GERAÇÃO QUE SOUBE DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NO MOMENTO CERTO, DA MANEIRA CERTA.
REPRESENTANDO ESSE VALOROSO CONJUNTO DE JOVENS QUE REDIMENSIONARAM A UNE NO CENÁRIO NACIONAL, GOSTARIA DE CUMPRIMENTAR O GRANDE LÍDER DAQUELE MOVIMENTO, O ESTUDANTE LINDBERG FARIAS, HOJE SENADOR DA REPÚBLICA, QUE PRESIDIU A UNE DURANTE AQUELES DIAS DE LUTA.
SENADOR, A UNE IRÁ SE INSPIRAR ETERNAMENTE PELAS CORES E PELOS ROSTOS DE TODOS VOCÊS, DESTEMIDOS ESTUDANTES DE 1992. TEMOS ALI UMA REFERÊNCIA VIVA DO QUE NÓS PODEMOS REALIZAR POR ESSE PAÍS, DO PODER DE AÇÃO DA JUVENTUDE.
SOMOS TODOS JOVENS, AINDA DE CARAS PINTADAS, PRONTOS PARA ENTRAR EM AÇÃO TODAS AS VEZES EM QUE OS GRANDES INTERESSES NACIONAIS ESTIVEREM EM JOGO.
ESTÁ SENDO ASSIM NA CAMPANHA LARGA E UNIFICADA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO EM DEFESA DOS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, E NÃO PODERÍAMOS AQUI DEIXAR DE RESSALTAR A VASTA LUTA PELOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO.
PELO SEU CARÁTER DE ABRANGÊNCIA, MOBILIZAÇÃO NACIONAL E PRINCIPALMENTE UNIFICAÇÃO DE TODO O MOVIMENTO, A CAMPANHA DOS 10% CONECTA-SE COM A GERAÇÃO DOS CARA-PINTADAS E SUA CAPACIDADE DE CRIAR A UNIDADE NA DIVERSIDADE.
ESTÁ SENDO ASSIM NA AMPLA MOVIMENTAÇÃO QUE ACONTECE, ATUALMENTE, NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, EM DIREÇÃO A UM NOVO MODELO PARA O ENSINO SUPERIOR. ESTÁ SENDO ASSIM NA LUTA PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, PELO PASSE LIVRE NOS TRANSPORTES, PELAS COTAS E OUTRAS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA, PELA REGULAMENTAÇÃO DO SETOR PRIVADO, PELAS BATALHAS DIÁRIAS DE CADA D.A, DE CADA DCE DESSE PAÍS .
FOI INCLUSIVE COM ESSE MESMO PODER DE AÇÃO DOS CARA PINTADAS, COM ESSE ESPÍRITO COMBATIVO, COM A CONSCIÊNCIA DO QUE DEVE SER FEITO, QUE OUTRA HISTÓRICA GERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL RECUPEROU BRAVAMENTE, NO ANO DE 2007, ESTE ESPAÇO DA PRAIA DO FLAMENGO 132.
A UNE VOLTOU PARA CASA NAQUELE DIA PRIMEIRO FEVEREIRO, INTUMESCIDA POR UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES, EX-LIDERES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE DIVERSAS ÉPOCAS, ARTISTAS, INTELECTUAIS E MORADORES DA REGIÃO QUE APOIARAM AQUELA RECONQUISTA.
A NOSSA HOMENAGEM NO DIA DE HOJE É TAMBÉM ÀQUELES BRAVOS ESTUDANTES QUE NÃO ARREDARAM PÉ DE SUA CASA HISTÓRICA, MONTANDO AQUI ACAMPAMENTO, ORGANIZANDO-SE SOLIDARIAMENTE EM MEIO A TODAS DIFICULDADES, RESISTINDO E PERSISTINDO ATÉ A VITÓRIA.
AQUI CHEGAMOS COMO NA PARÁBOLA DOS BONS FILHOS, VOLTAMOS A CASA. VIEMOS INFLADOS PELO TRAÇO DA ESPERANÇA DOS QUE NOS ANTECEDERAM. TEMOS A LEMBRANÇA RICA DOS MOMENTOS VITORIOSOS, A SOBRIEDADE PARA LIDAR COM AS PERDAS DO PERCURSO, ASSIM COMO O PEITO ABERTO PARA COMEÇAR DE NOVO O QUE FOR PRECISO.
EM 2010 A UNE FOI LEGITIMAMENTE RECONHECIDA PELO ESTADO BRASILEIRO EM FUNÇÃO DOS CRIMES, DAS MORTES E PERSEGUIÇÕES A TANTOS ESTUDANTES, ASSIM COMO DA DESTRUIÇÃO DO PRÉDIO DA PRAIA DO FLAMENGO.
A DECISÃO PELA INDENIZAÇÃO À UNE FOI APROVADA EM UNANIMIDADE PELO CONGRESSO NACIONAL, COM A PARTICIPAÇÃO DE PARLAMENTARES DE TODOS OS PARTIDOS E CORRENTES POLÍTICAS.
COM ISSO SERÁ POSSÍVEL RESTITUIR ESSE PRÉDIO À JUVENTUDE BRASILEIRA, SUA VERDADEIRA PROPRIETÁRIA PARA TODO O FUTURO.
PARA DAR CABO A ESSA EMPREITADA, TEMOS O PROJETO DO NOSSO GÊNIO E AMIGO OSCAR NIEMEYER, QUE DESENHOU CARINHOSAMENTE A NOSSA NOVA SEDE ENTENDENDO O SEU SIGNIFICADO PARA O FUTURO DO BRASIL. NIEMEYER SABE QUE ESSES TRAÇOS NÃO REPRESENTAM SOMENTE UMA NOVA SEDE ONDE FUNCIONARÁ O NOSSO CENTRO CULTURAL E O NOSSO MUSEU.
NÃO SE TRATA AQUI SOMENTE DE LEVANTAR PAREDES. TRATA-SE DE LEVANTAR O NOSSO GRITO DE VITÓRIA CONTRA OS QUE OUSARAM NOS DERRUBAR!
NÃO SE TRATA AQUI DE CONSTRUIR UM PRÉDIO COMO QUALQUER OUTRO. TRATA-SE DE EDIFICAR OS NOSSOS MAIORES SONHOS EM UMA CASA ONDE É PERMITIDO SER LIVRE!
NÃO SE TRATA DE OPERAR UMA SIMPLES REPARAÇÃO OU INDENIZAÇÃO À JUVENTUDE BRASILEIRA. TRATA-SE DE EVOCAR SEU PODER PARA QUE NINGUÉM NUNCA MAIS DUVIDE DELE!
TRATA-SE DE TRANSFORMAR O ENDEREÇO DA PRAIA DO FLAMENGO 132 EM UM CAMINHO OBRIGATÓRIO PARA AQUELES QUE SONHAM COM UM NOVO BRASIL!
SABEMOS QUE MUITOS DOS QUE GOSTARIAM DE TER VISTO ESTE RETORNO SUCUMBIRAM NA LUTA POR UM PAÍS LIVRE E SOBERANO. É EM NOME DELES QUE ASSENTAREMOS TIJOLO APÓS TIJOLO, COM HONRA, COM O ESPÍRITO POSITIVO E INDESTRUTÍVEL DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO.
O BRASIL ATRAVESSA ATUALMENTE UM PROCESSO DE REENCONTRO COM AS SUAS VERDADES. AS INICIATIVAS DE GOVERNOS E DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EM RESGATAR A MEMÓRIA DE PERÍODOS OBSCUROS DA NOSSA HISTÓRIA SÃO UM NOTÁVEL AVANÇO.
POR PARTE DA UNE NÃO CABEM REVANCHISMOS, NÃO CABE OLHO POR OLHO, NÃO CABE VIOLAR AS REGRAS DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DIREITO COMO ELES FIZERAM. NO ENTANTO, POR PARTE DA UNE, CABE ERGUER-SE COM OS PUNHOS EM RISTE E GRITAR BEM ALTO OS MOTIVOS PELOS QUAIS NOS PERSEGUIRAM, NOS TORTURARAM, NOS MATARAM.
A UNE FOI ATACADA POR SER UMA FONTE INESGOTÁVEL DE LIBERDADE ! A UNE FOI ATACADA POR SER UMA INSTÂNCIA MAJESTOSA DA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL E IGUALDADE ! A UNE FOI ATACADA PORQUE FOI E AINDA É A INSTITUIÇÃO CAPAZ DE FAZER FRENTE A QUALQUER GOVERNO OU QUALQUER DITADURA NESTE PAÍS ! A UNE FOI ATACADA PORQUE ELA NÃO É SOMENTE UMA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDANTES, A UNE É UMA GARANTIA ! A UNE É UMA GARANTIA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL !
POR PARTE DA UNE CABE DIZER QUE NÓS VENCEMOS! E SE ALGUÉM AINDA TIVER ALGUMA DÚVIDA DE QUE NÓS VENCEMOS, ESSA VITÓRIA ESTARÁ ESTAMPADA AGORA EM TREZE NOVOS ANDARES NESTE ENDEREÇO DA PRAIA DO FLAMENGO! SE ALGUÉM AINDA TIVER DÚVIDAS DE QUE NÓS VENCEMOS, QUE NOS ENCONTRE NAS RUAS, DIA APÓS DIA, LUTA APÓS LUTA, O FUTURO PERTENCE AOS ESTUDANTES BRASILEIROS E NADA MAIS IRÁ NOS DETER !
QUE AQUI SEJA ERGUIDO UM MONUMENTO DEFINITIVO PARA O POVO BRASILEIRO ! QUE AQUI ESTEJAM GUARDADAS AS HISTÓRIAS DOS NOSSOS MAIORES HERÓIS ! QUE AQUI RECEBA-SE NOVAMENTE O MOVIMENTO DOS ARTISTAS E INTELECTUAIS BRASILEIROS, DA MÚSICA, DO CINEMA, DO TEATRO, FAZENDO HONRA AO NOSSOS MESTRES DO CPC ! QUE AQUI SEJA UM PÓLO COLORIDO POR TODA A DIVERSIDADE DA JUVENTUDE, OCUPADO POR TODAS AS GRANDES IDEIAS E SONHOS DA NOSSA GERAÇÃO !
AMIGOS, COMPANHEIROS DE TODAS AS ÉPOCAS, PARCEIROS DE LUTA,
HÁ 75 ANOS ATRÁS UM GRUPO DE JOVENS CONSTRUIU UMA ENTIDADE QUE, ATÉ OS DIAS DE HOJE, CONTINUA SE RECONSTRUINDO.
A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES É UMA ETERNA OBRA DE SI MESMA.
A UNE É, SIMULTANEAMENTE, A ENTIDADE MAIS TRADICIONAL E MAIS RENOVADA DO MOVIMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PRONTA PARA SE REINVENTAR, SE REERGUER QUANTAS VEZES FOR PRECISO.
Da Redação/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário