SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

"EU E A UNE": OS PEQUENOS GRANDES PERSONALIDADES DOS 75 ANOS, PARTICIPANTE!


UNE recolhe histórias de vida, relatos, fotos ou videos das pessoas que, de alguma forma, mudaram seus destinos no movimento estudantil
Setenta e cinco anos são três quartos de século, um tempo superior à expectativa média de vida do cidadão brasileiro atualmente, sete décadas e meia. A idade alcançada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) no próximo dia 11 de agosto lhe rende, facilmente, espaço entre as instituições mais tradicionais do país, com história e experiência de sobra para condensar.
Contudo, à parte dos registros oficiais da entidade cristalizados em livros, filmes e páginas de jornais de tantas épocas, a UNE orgulha-se de estruturar a sua verdadeira história sobre um fantástico emaranhado de vidas, sonhos, casos, ideias e ações individuais de quem está ou já esteve no movimento.
Portanto, os grandes personagens dessa saga, além de Honestino, Édson Luiz, Helenira, Vanucchi, são também Lucas, Antônio, Rosana e outros tantos que resolveram contar quem são para a campanha “Eu e a UNE 75 anos”, enviando seus relatos em texto, foto ou video para o e-mail redacao@une.org.br.
A campanha começou na última terça (31) e tem o objetivo de valorizar essas figuras anônimas e especiais que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas pela UNE e também transformaram muita coisa a partir do movimento estudantil.
Conheça um pouco dessas histórias: 

LUCAS, A EXOBIOLOGIA E A PRIMEIRA BIENAL

Em 1999, a UNE iniciou o ousado projeto das Bienais, encontros de estudantes de todo o país para valorizar a produção cultural, de ciência e tecnologia dos universitários brasileiros. Atento e disposto a participar, o novato do curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Lucas da Arcela inscreveu um trabalho na área de exobiologia. Não imaginava que sua proposta seria selecionada e o quanto o encontro seria importante para o seu futuro profissional.
“Fui pego completamente de surpresa, durante uma celebração com amigos, ao receber uma carta da UNE me informando que meu trabalho havia sido aprovado. Quando abri e li a carta, em meio à festa, a comemoração foi muito euforica!!”, relata. Atualmente ele coordena grupos e páginas de ciência e de exobiologia no estado da Bahia.

ROSANA ENROLADA NA BANDEIRA E AS DIRETAS JÁ

Ela diz que fez parte da UNE por 20 anos, mas faz questão de lembrar-se de um, o ano de 1984. Naquele momento crucial para o futuro do país, a então estudante paulista Rosana Di Giácomo engrossava as fileiras das manifestações pelas Diretas Já no estado. Em seu relato, ela relembra os momentos tensos e de luta em um protesto na cidade de Bauru.
“Quando chegamos na praça Ruy Barbosa, ponto final do ato, o Romeu Tuma (então superintendente da Polícia Federal no estado) estava presente e o exército pronto para nos reprimir. Foi então que, a uma só voz começamos cantar o hino brasileiro e nos enrolamos na bandeira nacional para não sofrermos nenhum tipo de agressão. Os soldados recuaram.”, relembra.

ANTÔNIO, A DIREÇÃO PROVISÓRIA E A RECONSTRUÇÃO DA UNE

A força da unidade na diversidade sempre foi a grande marca da União Nacional dos Estudantes. Esse patrimônio moral e institucional da UNE, em abrigar democraticamente todas as inúmeras correntes organizadas da juventude foi colocado à prova em momentos extremos de sua história, como o seu congresso de reconstrução no ano de 1979 em Salvador.
O então estudante gaúcho Antônio Escosteguy, que estava presente, enviou um relato impressionante e competente sobre o esforço daquela geração em cumprir com todas as determinações democráticas e plurais do movimento estudantil, mesmo sob fortíssima repressão do regime militar ainda instituído. Houve, inclusive, a necessidade de constituir, antes da eleição da nova diretoria, uma direção provisória, da qual ele participou, para que o processo de reconstrução fosse o mais correto possível:
“Decidido que as eleições seriam diretas , e todos sabendo que este era um processo que levaria algum tempo para ser organizado , vinha a questão de como dirigir a entidade até lá. Foi deliberado, então, criar uma Direção Provisória (DP) , formada não por pessoas, mas por entidades, que indicariam seus representantes”.
Orgulhoso – com muita razão – dessa sua atuação, ele relatou as diversas dificuldades enfrentadas por esse grupo e enviou uma foto histórica do grupo reunido.

PARTICIPE TAMBÉM COM SEU RELATO, FOTO OU VÍDEO!

Para celebrar esses 75 anos, a UNE quer conhecer as histórias daqueles que caminharam com a entidade e tiveram suas vidas marcadas e mudadas pela militância no movimento estudantil. Participe da campanha “Eu e a UNE 75 anos”
Paixões, grandes amizades, momentos inesquecíveis, encontros inusitados, curiosidades, são muitas as possibilidades de relatos. Quando e qual foi sua vida na UNE? Mudou a história da sua cidade, do seu estado com uma passeata? Encontrou seu grande amor em um Congresso ou Bienal? Fez amigos do outro lado do Brasil? Convidamos a todos a compartilhar um relato pessoal, uma foto sua ou um vídeo de você na UNE.
Os melhores relatos vão para as redes da UNE no dia 11 de agosto e seus autores ganharão um kit com livros, filmes e uma bandeira.
Participar é muito simples: envie um e-mail para redacao@une.org.br com o o relato ou o registro.
Artênius Daniel /UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário