SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FEDERAÇÃO DE ESPORTE DE RORAIMA PLANEJA JOGOS UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS

FUER, em parceria com Exército e governo estadual, realizará, este ano, os I Jogos Universitários Indígenas
A Federação Universitária de Esporte de Roraima (FUER) realizará, com o apoio do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) e do Governo do Estado de Roraima, o I Jogos Universitários Indígenas. 

O evento está previsto para os dias 21 e 22 de abril, mês em que é comemorado o Dia do Índio. A idéia principal desta competição é inserir os indígenas no desporto universitário. 

“Hoje em Roraima nós temos vários indígenas cursando o nível superior tanto em instituições públicas quanto particulares. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva entre esse público e promover a sua participação em competições estaduais e nacionais. Vale lembrar também que dentre as 27 Federações Universitárias é a primeira vez no Brasil que esse evento acontecerá”, destacou a presidente da FUER, Elaine Goggi Morellato. 

A presidente informou ainda que para realizar uma competição como esta contará com o apoio de parceiros importantes. “A intenção é fazer um projeto piloto, um evento pequeno, mesmo assim teremos muito trabalho e vamos contar com parceiros importantes e fundamentais: o Exército e o Governo do Estado de Roraima”, disse Elaine. 

“Vamos dar todo o apoio logístico para este evento por meio de nossos pelotões de fronteira espalhados pelo Estado de Roraima. Além disso, também poderemos arcar com despesas de alimentação e alojamento”, informou o Coronel Guerra, comandante do 7º BIS. 

“O Governo do Estado de Roraima será outro grande parceiro, pois também disponibilizará todo o apoio necessário para a realização destes jogos universitários indígenas”, destacou Marcelo Meirelles, assessor da Secretaria Estadual de Projetos Especiais. 

Para o professor Jerônimo de Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Licenciatura Intercultural (CALI) do Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a realização destes jogos é muito bem vinda. “Estamos com a expectativa muito boa para a realização desta competição, pois é mais um espaço que estamos conquistando. O esporte já é praticado pelos indígenas, é algo que já está inserido nas comunidades”, disse o professor. 

Preparação – Na semana passada, representantes do Exército, da FUER, do Governo do Estado e dos acadêmicos indígenas do Insikiran estiveram reunidos no 7º BIS para discutir o planejamento e a realização dos jogos universitários indígenas. 

A intenção é reunir na competição modalidades não indígenas, modalidades praticadas no exército e modalidades tradicionais indígenas. “Queremos construir juntos com os indígenas a realização dos jogos. Será um processo bem democrático, até porque queremos respeitar as especificidades sem perder o foco, que é o desporto universitário”, explicou Elaine Morellato. 

Ao final do mês de janeiro haverá mais um encontro com a presença das lideranças indígenas e acadêmicos para que sejam finalizadas as discussões e definidas as formas de disputa, regulamento e modalidades. 

Mágida Azulay Khatab (FUER) - Fonte: UNE


Nenhum comentário:

Postar um comentário