SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

APROVEITE AS FÉRIAS COM A SUDA CARTEIRA DE ESTUDANTE

Com o comprovante de matrícula em mãos, adquira a sua identidade estudantil e garanta direitos e benefícios
No dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. Por isso, o acesso à cultura, esporte e lazer por meio de uma simples ida ao cinema para conferir um lançamento, freqüentar um estádio de futebol com os amigos ou ir a um show com a namorada são complementos para a formação das pessoas. Mas, como participar de tudo isso com o orçamento tão curto?
A União Nacional dos Estudantes (UNE) conseguiu, há mais de 70 anos, após muita luta, o direito ao estudante de pagar somente metade do valor do ingresso em shows, teatros, cinemas, atividades esportivas e culturais. A forma encontrada para garantir o benefício foi a emissão de uma carteira de identificação, assim nascia a famosa “carteirinha do estudante”. Pouco tempo depois, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também começou a emitir as carteiras estudantis para o público do ensino fundamental e médio.

Acesso à cultura e ao esporte

Uma das bandeiras de luta da UNE e de todas as entidades estudantis está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A aprovação do projeto que cria o Estatuto de Juventude (PCL 98/11) deverá ser votado no próximo ano e estabelece como lei federal a meia entrada em eventos para todos os estudantes do país, inclusive para a Copa do Mundo. 
Mesmo cada estado adotando uma forma de lei, a UNE, por intermédio das entidades estudantis estaduais e municipais, continua defendendo a institucionalização da meia entrada e a seriedade na emissão do documento. Por meio de parcerias conseguiu em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, o direito também à meia passagem no transporte público. Esta carteira com duplo benefício concede uma cota mensal de conduções aos jovens estudantes que necessitam utilizar o transporte público para chegar até a instituição de ensino.
Vale ressaltar que todos os beneficiados com a identificação estudantil ajudam a manter as entidades do movimento atuando, em parte graças ao pagamento da taxa cobrada para a confecção das carteirinhas. Elas financiam e viabilizam as batalhas do ME em prol de vantagens aos estudantes, tais como o ProUni (Programa Universidade para Todos), Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego), meia-passagem, entre outros. Estas são só algumas das conquistas obtidas pela mobilização das entidades.

Como faço a minha carteirinha?

A carteirinha da UNE é destinada a estudantes matriculados nos estabelecimentos oficialmente reconhecidos de ensino superior (graduação), a da UBES, por sua vez, considera os alunos nas escolas (fundamentais, médias e técnicas) e a ANPG dos estudantes de pós-graduação (incluindo especialização, MBA, mestrado e doutorado).
Para emitir a sua é muito simples. Basta comparecer a qualquer Posto de Atendimento localizado no seu estado, munido de: uma foto 3X4, uma cópia simples do RG, uma cópia simples do CPF e uma cópia simples do comprovante de matrícula ou mensalidade do mês vigente, e pagar uma taxa (que varia conforme o estado) e pronto. Em alguns minutos terá a carteirinha em mãos.
Caso a região onde você reside não possua um posto de atendimento sem problemas. A UNE e a UBES também aceitam solicitações via internet. É muito fácil. No Portal da Meia Entrada, você poderá se cadastrar com login e senha, solicitando a carteira e emitindo o boleto (taxa). Depois de pago, é só enviar os documentos para a Caixa Postal: 0520 – CEP: 09930 – 970 /Diadema – SP. Durante todo este processo, você terá a oportunidade de acompanhar a emissão através do site. Após a confirmação por e-mail do recebimento da documentação, na maior comodidade, a carteirinha do estudante chegará na sua casa entre 10 e 15 dias. Qualquer dúvida é só ligar para o (11) 5539-2342.

E tem mais vantagens?

As vantagens de ter a carteirinha de estudante não acabam por aí. Além de obter meia entrada nos principais eventos da sua cidade, a UNE e a UBES possuem parcerias com empresas de diversas regiões que concedem descontos de até 50% em academias, lojas de roupas, bares, baladas, clínicas oftalmológicas, cursos, auto escolas, hospedagens, agências de intercâmbio, livraria, planos de saúde e muito mais.
Para quem gosta de viajar, a rede de albergues Hi Hostel é uma das nossas parceiras. Ela concede descontos em hospedagens por todo o Brasil com um padrão de qualidade e conforto em quartos coletivos. Além de ser uma chance de conhecer pessoas do mundo inteiro, você terá uma ótima oportunidade de economizar. Basta apresentar a sua carteirinha.
Acesse o Portal da Meia Entrada e fique por dentro das oportunidades.

Thatiane Ferrari/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário