SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FESTIVAL EUROPALIA

Imprensa internacional descobre um Brasil para além dos estereótipos

A Cultura brasileira e o próprio Brasil começam a ser vistos com outros olhos pela imprensa europeia, a se julgar pela repercussão que o Europalia.Brasil 2011 vem tendo nos jornais e demais mídias do velho continente, principalmente os veículos belgas.

O Europalia, megafestival que homenageia o Brasil nesta edição, é o maior evento já realizado sobre a Cultura brasileira fora do país. Acontece principalmente na Bélgica, e em outros quatro países, Alemanha, França, Holanda e Luxemburgo [leia aqui].

O festival tem despertado a atenção da imprensa desde sua abertura, no dia 4/10, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e da ministra Ana de Hollanda no lançamento da exposição Brazil.Brasil, mostra que cobre a evolução da arte e da sociedade brasileiras de fins do século 18 até o Modernismo.

Metamorfose

Os títulos de algumas matérias dos principais veículos nacionais referentes ao Europalia desde a abertura do evento são eloquentes na demonstração desta mudança de visão: A metamorfose do Brasil [Le Soir], Revelando o Brasil para o mundo [La Libre Belgique], O país que devorou a Europa [De Standaard], Novas bossas e sambas de ontem e hoje [Le Soir] etc.

A belga VRT, espécie de BBC local, com TV e rádio, mandou uma equipe ao Brasil durante uma semana para entrevistar artistas e captar in loco imagens da nossa cultura. Publicações de economia, como o importante diário L’Écho, dedicaram suas páginas de cultura ao festival, antecipadas na capa. A modernista Tarsila do Amaral foi um dos destaques. Capa também do semanário Culturs para o Brasil.

Isso, dentro de um total de centenas de publicações de outros países, principalmente europeus, mas também americanos [inclusive brasileiras], que citam o Brasil no Europalia, tanto em jornais e revistas físicas e virtuais, quanto em sites, blogs, agências de notícias e emissoras de rádio e TV.

O Le Soir, maior impresso do país, deu chamada de capa e capa do caderno de Cultura. É escrito em francês –como se sabe, o país se divide majoritariamente entre a comunidade francesa e a flamenga [leia síntese aqui].

A mostra Brazil.Brasil impressionou com outro viés o jornal De Standaard [este, em idioma flamengo]. O título, sintomático, é O país que devorou a Europa –Brazil.Brasil mostra a emancipação da arte brasileira. O De Standaard conta a seu leitorado como a Europa tentou purificar a arte brasileira e como esta devolveu a ação abraçando suas próprias raízes.

A mestiçagem

Outro importante jornal que veiculou as atrações do Europalia foi oLa Libre Belgique . Este dedicou diversas matérias às atrações do festival, com destaque para a entrevista da ministra Ana de Hollanda, lembrando que a própria ministra é uma artista e ressaltando a presença da presidenta Dilma Rousseff na abertura do evento.

O jornal ressalta a dimensão do festival e que a Cultura brasileira ainda não é conhecida na Europa e restante do mundo, uma vez que sua compreensão ainda se ressente de lugares-comuns relacionados à imagem do país.

Fonte: MINC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário