SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA/RN INICIADA COM UMA TOTAL DESORGANIZAÇÃO, MAS OS MOVIMENTOS POPULARES COORDENA E TERMINA TUDO EM PAZ!

 Abertura da Conferência Estadual de Cultura do RN 2013

 José Pereira, amigo de Jardim do Seridó
 Amigos de Ipueira
 Professora Gabriela - Secretaria de Varzea



 Plenária

 Eduardo Vasconcelos ao lado do Secretário JACONIAS BARBOSA
 Nosso amigo Marcos - Carnaúbas dos Dantas, novamente eleito para a Conf. Nacional




 Amigos de Macau

 Afrânio e Jaconias



 Eduardo Vasconcelos e amigo secretário de cultura, Edgar de Santa Cruz

 Votação da Plenária Final
 Hora do Rango
Nia, Afrânio e Antonio Barbosa.. hora do rango
Sufoco na espera do ônibus após almoço na Ribeira
Sufoco dentro do ônibus após o almoço no retorno a FJA


Discussões nos eixos


Discussões nos eixos



Eliana, coordenadora de Cultura de Passa e Fica




Comissão redigindo moções de repúdio aos governantes


Mais amigos/as



Mais amigos

Mais amigos - MACAU

João Maria, Nia e Antonio Barbosa
Votação e apuração que elegeu, Afrânio e Jucélia
Delegados eleitos para a nacional: Afrânio - Nova Cruz e Jucélia - Passa e Fica
Lindos/as amigos/as
No encerramento a Deputada Federal Fátima Bezerra prestigiou a conferência

Eduardo, Jucélia e Afranio

Afrânio, Eduardo, Deputada Fátima Bezerra e Antonio Antonio Barbosa
Secretário de Cultura de Santa Cruz, Edgar e Eduardo Vasconcelos - CPC DA ANE/RN

Secretários de Cultura: Edgar-Santa Cruz e Nia-Nova Cruz

Marcos - Carnaúbas dos Dantas lendo suas moções de repúdio a Rosalba Ciarlini e Isaura Rosado


Aprovação das moções de repúdio
Bela iniciativa de Marcos: Flores para a coordenara da Conferência...
Eduardo e amiga santacruzense
Delegados/as eleitos á Conferência Nacional

Edgar - Santa Cruz
Eduardo-CPC/RN ao lado de uma + nova amiga, valeu!

A IV Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte ou melhor dizendo a III Conferência Estadual de Cultura do RN, já que não houve a 3ª, iniciou me total desorganização, primeiro no credenciamento sem as listas dos Delegados, causando uma confusão total, depois na leitura do Regimento Interno também causou revolta, pois nem um delegado tinha em mãos o Regimento para fazer se necessário as mudanças cabíveis, foi ai que a Mesa foi composta por pessoas dos Movimentos Populares aprovada  por unanimidade pela plenária.

Não tinha nenhum representante dos Governos Estadual e Federal e sim um Consultor da UNESCO, RENATO REMÍGIO.!

Mesmo assim foi dado inicio a Conferência a recém mesa eleita, composta inclusive com representantes das Regiões do Estado lendo e aprovando o Regimento Interno.

Em seguida foi dada uma parada para o almoço, outro desconforto para os delegados, pois tiveram que se deslocar em ônibus para o SESC da Cidade Alta, tendo inclusive um ônibus desviado para um outro restaurante, já que o SESC estava lotado e para complicar após esses delegados que foram para outro restaurante tiveram após o almoço esperar 40 minutos por outro ônibus, pode um negócio desse?  Um desrespeito TOTAL com delegados.

Reiniciando os trabalhos divididos em 4 eixos temáticos baseados nas propostas dos municípios, estado e Governo Federal.  Após 2 horas de discussões foram reunidos novamente no Plenário do Teatro localizado ao lado da Fundação José Augusto - FJA.  Deliberando antes das votações finais foram divididos por regiões as tiradas dos delegado para a Conferência Nacional que será realizada em novembro em Brasília.

Tivemos mais uma oportunidade elegendo o companheiro Afrânio de Nova Cruz e a companheira de Passa e Fica, Jucélia dos Santos Frazão, que pertence ao Instituto Cultural MACAMBIRAIS, após uma longa discussão pelo fato da cidade de Tibau do Sul se apresentar com 14 delegados, isso criou divergências, mas prevaleceu as articulações feitas pelo Presidente do Centro Popular de Cultura - CPC DA ANE/RN Eduardo Vasconcelos que reuniu todos os delegados da Região Agreste presentes a conferência, menos Tibau do Sul, retirando inclusive a sua candidatura para que os outros fizessem o mesmo e Eduardo Vasconcelos lançou a Candidatura de Afrânio e Jucélia, pois só assim derrotaríamos a Bancada de Tibau do Sul e foi o que aconteceu!  Ambos tiveram 8 votos contra 5 de um dos delegados de Tibau e mais emocionante a companheira da cidade de Goianinha, não lembramos o nome agora, mas a mesma conseguiu sair também como delegada para a nacional representando o segmento do Poder Executivo, ou seja das 3 vagas que caberia a Região Agreste ficaram com 3 cidades NOVA CRUZ, PASSA E FICA E GOIANINHA, ficando assim muito bem representado.  Lembrando que os 14 delegados de Tibau do Sul estavam divididos entre 8 delegados do segmento social e 6 do segmento do poder público.  A estratégia funcionou.  O companheiro Eduardo Vasconcelos não foi candidato por que o mesmo já está eleito para duas conferências nacionais: Das Cidades de 20 a 24 de novembro e da Educação em fevereiro de 2014, todas em Brasília.

O Eixo em que o Presidente do CPC DA ANE/RN, Eduardo Vasconcelos participou foi o Eixo 1 - Diversidade Cultural:

"Foco principal em Brasília , será: " O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.  Nas discussões que foram apresentadas nestes contextos, cabe ao Estado apoiar o desenvolvimento da cultura em todas as suas dimensões, mas  é inegável que existem expressões artística e culturais mais frágeis.  Essas merecem tratamento prioritário, seja porque suas possibilidades de reprodução  são menores (espetáculos de teatro, dança, circo. celebrações populares e obras artesanais), seja porque têm origem em grupos econômica e socialmente excluídos ou marginalizados (indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicional). Além disso, considerando a diversidade cultural e ambiental do país, com sua múltiplas etnias e paisagens, culturais, cabe às políticas públicas incentivar também o intercâmbio e a circulação de obras, espetáculos, saberes e fazeres. "

Depois foi só alegria!

O importante da conferência foi também a oportunidade de termos conhecido pessoas/artistas de outras cidades como Vereadora  Eurinete Silva e Paulo ambos de Ouro Branco, Ronaldo Queiroz de São João do Sabugi, Luandra Dutra, Vanessa Fernandes, Grei Moraiz e Janduiz todos de Janduis; Ozitana Leão, e Marli Nóbrega; Gabriel Figueredo e Max Kenendy de Macau;Ângela Ferreira de Natal - FJA/CEDOC; Júnior Costa e Célia Fernandes de Apodi, Francielly Linhares de Messias Targino e Taiza Barros de Pau dos Ferros.

Desejamos sucesso, garra e determinação dos nossos delegados e traga na bagagem experiências e propostas aprovadas para avançarmos na cultura brasileira em prol dos nossos artistas.

Nova Cruz participou da conferência com Eduardo Vasconcelos, Antonio Barbosa, Afrânio e Zé Maria, delegados e Nia de Salú, Secretário de Cultura e João Maria Crizanto convidados.

O nosso amigo e Secretário de Cultura da cidade de Santa Cruz participou e foi também eleito delegados a para a nacional, fortalecendo ainda mais as discussões a nível nacional e defendendo nosso estado como merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário