SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

quarta-feira, 23 de março de 2011

CTB PROPÕE RETORNO DO SINDICATO DE PETROLEIROS E DO SINDICATO DOS QUÍMICOS


A CTB participa de assembléia de desmembramento do Sindicato do ramo químico-Petroleiro da Bahia, nesta quinta, dia 24/03, às 07horas da manhã no Posto Nota 1000 na BR 324. Assembléia vai contar com participação de cerca de 3000 petroleiros e petroquímicos.
Passados 03 anos da última eleição do Sindicato do ramo químico e petroleiro da Bahia onde a CTB participou com chapa de oposição obtendo importante resultado o que se verifica agora é que o sindicato rachou. A direção atual se dividiu em duas partes compondo chapas diferentes: a chapa 01 articulada pelo grupo ligado aos empresários do Pólo Petroquímico e mais o PSTU, e a chapa 02 composta pela Articulação Sindical, CTB e CSD que defendem o desmembramento do Sindicato do Ramo com o retorno imediato do Sindicato Único dos Petroleiros e do Sindiquímica, reforçando a democracia operária, superando o imobilismo do Sindicatão e retomando os dois Sindicatos para a luta firme, responsável, autônoma e independente dos patrões e gerentes da Petrobras.
As eleições do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro acontecem de 11 a 15 de abril.
Carta aos trabalhadores e trabalhadoras petroleiros e petroquímicos da Bahia
Quero meu Sindicato de volta
Em 1996, a base petroleira aprovou democraticamente a unificação do antigo Stiep com o antigo Sindipetro, formando o SUP (Sindicato Único dos Petroleiros da Bahia). Três anos depois, houve uma manobra e a direção do SUP unificou a revelia da categoria o nosso Sindicato com o Sindiquímica e elaborou um estatuto antidemocrático, onde uma chapa para concorrer ao processo eleitoral teria que, obrigatoriamente, reunir 45 petroleiros e 45 petroquímicos. Assim, eles excluíram a oposição e fizeram uma eleição com chapa única de 1999 até 2005. Somente em 2008 conseguimos finalmente concorrer com uma chapa de oposição dos petroleiros e petroquímicos da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Agora, a diretoria do Sindicato rachou em duas partes: a Articulação (fazendo autocrítica e defendendo o desmembramento e o retorno do SUP e Sindiquímica) e o grupo do Polo, controlado por Itaparica, Reginaldo, Pinheiro e Germino (aposentado da RLAM), que defendem manter o Sindicato do ramo químico na mesma situação atual: burocratizado e aliado aos patrões do Polo e à gerência da Petrobras.
Para tentar enganar a categoria com discurso radical, deram alguns cargos ao PSTU, aliando-se ao oportunismo, à apatia política e à falta de perspectiva para a categoria.
Pelo retorno do SUP e Sindiquímica fortes e de luta!
Por isso, nós, petroleiros e petroquímicos da CTB, que somos oposição à atual diretoria, nos aliamos à Chapa 2 para ganhar a eleição e desmembrar já, retornando com o SUP e o Sindiquímica. É preciso que a categoria retome as rédeas do processo para democratizar as duas entidades, que retornarão naturalmente ao caminho da luta firme, responsável, autônoma e independente dos patrões e em defesa da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário