O Ministério da Cultura fará, no próximo dia 9 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE), a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) aos 51 agraciados da edição 2011. Esta será a primeira vez que a cerimônia de entrega das condecorações acontecerá em um estado do Nordeste.
A OMC possui três classes de comendas dirigidas a personalidades: Grã-Cruz, que é a mais alta graduação da Ordem; Comendador e Cavaleiro. Instituições, entidades ou iniciativas também são homenageadas com Ordem do Mérito Cultural, mas sem a divisão em classes.
Nesta edição, 18 personalidades serão agraciadas com a Grã-Cruz, 13 com a Comendador e 5 com a ordem Cavaleiro, além de 15 associações culturais e grupos artísticos.
O tema da edição 2011 da OMC é uma homenagem a Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu (1910-1962). Já foram homenageados em edições anteriores da premiação nomes como o músico Heitor Villa-lobos, o antropólogo Darci Ribeiro e o escritor Machado de Assis.
Diversidade cultural
Instituída pelo MinC em 1995, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) já concedeu mais de 500 condecorações a nomes ilustres da história e da arte brasileira, como Santos Dumont (in memoriam), Bibi Ferreira, Ângela Maria, Pixinguinha (in memoriam), Cartola (in memoriam), Ana Botafogo.
As medalhas são direcionadas a um amplo universo temático, de forma a abranger a diversidade marcante da cultura brasileira. Contemplam as tradições de grupos étnicos, as expressões da cultura popular, as Artes Visuais, a Música, a Literatura, o Teatro, o Cinema, o Design, a produção intelectual, entre outros segmentos que compõem o grande espectro cultural do país.
(da Redação)
(Foto: Marcelo Lyra)/MINC
Nenhum comentário:
Postar um comentário