Por Ariane Leitão
Nosso país inaugura um novo momento em relação à afirmação da luta pelos direitos humanos. A aprovação da Comissão Nacional da Verdade, criada com objetivo de examinar e esclarecer crimes de Estado durante a ditadura militar, representa, sem dúvida, uma conquista da democracia brasileira.
Estivemos durante anos apenas acompanhando, com olhares curiosos e esperançosos, as iniciativas dos irmãos latino-americanos que enfrentaram os torturadores da ditadura militar e resgataram sua própria memória, ainda que esta os remetesse para perseguições, torturas e mortes.
Por aqui, frente à fragilidade das ações do Estado Brasileiro, o movimento social, especialmente através do Movimento Nacional de Direitos Humanos, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos e do Grupo Tortura Nunca Mais, esteve atuando fortemente, fazendo com que esta pauta não caísse no esquecimento.
http://sul21.com.br/jornal/2011/11/comite-da-memoriaverdade-e-justica-desafio-do-presente.Fonte: Blog da Dilma. Lili Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário