Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e covardia!...
Em manto impuro de bacante fria!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea trípudia?
Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto!...
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança.Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas dívinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem rota na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!..
*Trecho de Navio Negreiros, de CASTRO ALVES.
NINGUÉM DETÉM O TREM DA HISTÓRIA!
E os negros, agora libertos, que destino tiveram? Ora, não houve reforma agrária para que dispusessem de terra para trabalhar; os postos de trabalho nos cafezais e nas indústrias dos principais centros econômicos do país estavam ocupados pelos imigrantes. No Brasil os negros não passaram da escravidão clássica para a escravidão assalariada do capitalismo, e sim para a exclusão social. Foram se amontoar nas favelas e mocambos, nos morros e áreas ribeirinhas. A tragédia social, conhecemos bem nos dias de hoje!
Por isso que o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é 20 de novembro. Data em que ZUMBI DOS PALMARES foi assassinado pelas tropas de Domingos Jorge Velho, bandido paulista, caçador de índios e negros, financiado pelos senhores de engenho e pelo Estado colonial. Para mostrar o verdadeiro caminho da libertação, cujo dia ainda está por vir. Mas chegará, porque é impossível deter o TREM DA HISTÓRIA!
* Fonte: Traços das Lutas Escravas no Brasil - Emílio Gennari.
" Por isso nós que fazemos as diretorias da ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN, AMES-NOVA CRUZ-RN, MESC-SANTA CRUZ-RN E GRÊMIOS ESTUDANTIS FILIADOS, estamos solidários com todos os NEGROS e NEGRAS do nosso Brasil, juntando-se a nós por esta luta justa e contra toda FORMA DE PRECONCEITO e RACISMO. Viva ZUMBI!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário