SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CPC-RN E ANE-RN PROMOVERÃO CONFERÊNCIAS LIVRES DE JUVENTUDE

 Manual orienta sobre conferências livres para a Rio+20

Para saber mais, consulte aqui a íntegra do Manual. Depois, é só juntar a sua turma, organizar o debate e enviar as sugestões!

O Grupo de Trabalho Juventude e Desenvolvimento Sustentável, a partir da parceria da Secretaria Nacional de Juventude, do Conjuve, dos movimentos juvenis e dos organismos de juventude nos estados e municípios, estão coordenando um conjunto de iniciativas de mobilização e participação dos jovens na Conferência Rio+20. Nesse momento uma vasta programação está sendo elaborada e você poderá integrar toda essa mobilização.
 
A ideia  é realizar atividades específicas da Rio+20 nos estados e municípios. O formato das Conferências Livres pela Sustentabilidade ficará a critério de cada organismo e entidade:  pode ser um debate, um seminário, uma roda de conversa. O importante é que seja realizada uma atividade, com envio de um  relatório para o GT Juventude e Desenvolvimento Sustentável, elo email conferencia.livre@presidencia.gov.br. O objetivo é inserir, no documento final da Rio+20, uma plataforma de juventude com as contribuições.

Para saber mais, consulte aqui a íntegra do Manual. Depois, é só juntar a sua turma, organizar o debate e enviar as sugestões!

Fonte: CONJUVE

DOUTORANDO DA USP DEFENDEU MESTRADO SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO

O Brasil já tem um know-how na Educação quando o assunto é o debate sobre a diversidade sexual, mas ainda há um longo caminho para reduzir a desigualdade e o preconceito contra a população LGBT. A opinião é do pesquisador Marcelo Daniliauskas, doutorando da USP que dedicou seu mestrado ao tema.

O Brasil já tem um know-how na Educação quando o assunto é o debate sobre a diversidade sexual, mas ainda há um longo caminho para reduzir a desigualdade e o preconceito contra a população LGBT. A opinião é do pesquisador Marcelo Daniliauskas, doutorando da USP que dedicou seu mestrado ao tema.

“Relações de gênero, diversidade sexual e políticas públicas de Educação: uma análise do Programa Brasil Sem Homobia” é o título da dissertação de mestrado, orientada pela professora Claudia Pereira Vianna, que Marcelo apresentou em 2011 à Faculdade de Educação da USP.

Mestre em Sociologia e ex-professor da rede estadual de ensino, o pesquisador avalia que programas do governo federal que visam diminuir a desigualdade e o preconceito contra a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ajudaram a ampliar a discussão sobre os direitos destas pessoas, mas não garantiram que todas as ações previstas fossem postas em prática.
Um dos programas do governo federal na área é o Brasil sem Homofobia, criado em 2004 pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação, da Secretária de Direitos Humanos. Para Daniliauskas, o Ministério da Educação foi um dos que mais avançou na implantação de políticas do Programa, principalmente em sua fase inicial.

“Foi impressionante ver o aumento no número de pesquisadores e trabalhos referentes às questões LGBT no período em que me dediquei à pesquisa. No início havia poucos textos, mas hoje já há uma bibliografia razoavelmente consolidada”, diz Daniliauskas.
Mas, apesar do grande aumento do interesse e da preocupação com o tema da diversidade sexual, a pesquisa revela que nem sempre as ações previstas nos programas são colocadas em prática. “Quando há um curso de treinamento que ensina professores a tratar o tema em sala de aula nada garante que eles aplicarão o que aprenderam em seus trabalhos”, exemplica o pesquisador.

Uma das sugestões apresentados por Daniliauskas é que, além de implementar políticas públicas, o governo garanta que elas sejam aplicadas. “É preciso fazer uma análise detalhada até para saber o que deu certo e o que deu errado e para saber melhor no que investir. Ainda que tenha havido a elaboração de uma série de políticas, o que é um avanço importante, a sua incorporação de forma estrutural nas redes de ensino ainda é frágil”, explica o pesquisador.

Daniliauskas conheceu o Programa Brasil sem Homofobia em 2007, em um curso de formação de professores do ensino oficial de São Paulo. Mas, os primeiros documentos federais a abordarem o tema são de meados da década de 1990.

Além dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Orientação Sexual havia, na época, os Programas Nacionais de Direitos Humanos. No primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2003, surgiu o Plano Nacional da Educação de Direitos Humanos e, em 2004, o Programa Brasil Sem Homofobia.

“Novos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação ou em parceria com o mesmo já dão mais informações e orientações sobre como tratar o tema da diversidade sexual na escola”, diz o pesquisador, que também entrevistou gestores e técnicos do governo federal, além de membros da comunidade LGBT. Estes últimos tomaram a iniciativa de ir ao governo expor suas reivindicações e participar da redação do programa.

A dissertação de mestrado “Relações de gênero, diversidade sexual e políticas públicas de Educação: uma análise do Programa Brasil Sem Homobia”, de Marcelo Daniliauskas, tem 161 páginas e está publicada na Biblioteca Digital da USP: http://www.teses.usp.br/
 
Fonte: UJS PORTIGUAR

DIA HISTÓRICO: STF DECIDE PELA CONSTITUCIONALIDADE DA POLÍTICA DE COTAS


Juventude brasileira comemora unanimidade da votação e importante conquista para a educação no país
Uma importante votação, iniciada na tarde de quarta-feira, 25, e finalizada somente ontem, 26, transformou a quinta-feira em um dia histórico para a juventude brasileira: o Supremo Tribunal Federal (STF), num momento que representa o maior acontecimento político do ano no sentido do reconhecimento da questão racial nas universidades, votou com unanimidade pela  constitucionalidade das políticas de cotas em universidades no Brasil.

Desde ontem, quando estavam previstos os julgamentos de dois processos contrários às cotas raciais e sociais, um de autoria do Partido Democratas (DEM), que questiona a reserva de 20% das vagas na Universidade de Brasília (UnB) para alunos afro-descendentes, e outro do estudante gaúcho Giovane Pasqualito Fialho, que foi reprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2008, embora tivesse alcançado pontuação superior à de vestibulandos “cotistas”, a votação vem mobilizando os estudantes de todo o país no apoio à campanha #CotasSim.

A UNE é protagonista na luta por políticas afirmativas nas universidades, que democratizem o acesso à educação. A entidade entende que as cotas cumprem um papel fundamental de superação de um problema racial e socioeconômico por meio de políticas públicas e/ou ações no campo privado, governamentais ou não. “Hoje é um dia histórico. As cotas são um avanço na garantia de maior participação e acesso ao ensino superior promovendo igualdade de oportunidade e pleno exercício de direitos”, comemorou o diretor de combate ao recismo da UNE, Cristian Ribas.

Para a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, o dia “ficará cravado na história do país como um dia de vitória da juventude”. Ela ressalta a importância de se levar para a cena pública o debate das cotas e legitimar projetos que possibilitem a democratização da educação. “Assim garantimos esse direito à população que historicamente foi excluída, para que todos tenham condição de contribuir com desenvolvimento local, regional e nacional. A UNE e a UBES sempre se “intricheiraram” na defesa desses projetos e o tema também é central para o CONJUVE”, disse.

A partir da votação de hoje, novos debates se apresentam. Cristian aponta o sirginmento de novas bandeiras de luta e perspectivas: “Com as cotas sendo afirmadas constitucionalmente nosso campo é ampliado. Queremos que esses negros e negras estejam na universidade, mas que possam continuar seus estudos. O debate continua, queremos, por exemplo, cotas para cursos de pós-graduação”, finalizou

Ministros votam pela constitucionalidade

Durante a votação, o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação do Democratas contra o sistema de cotas raciais da UnB, rejeitou o pedido do partido político e reconheceu a constitucionalidade do ingresso.  Durante a cotação, Lewandowski apoiou a posição da UNE e defendeu seu voto favorável ao sistema de cotas afirmando que o princípio constitucional da igualdade também significa tratar os desiguais de maneira desigual.

“O modelo constitucional brasileiro contempla a justiça compensatória. Dentre as diversas modalidades de ações afirmativas empregadas nos distintos países, destacam-se os critérios de raça, gênero e outros para promover sua integração social; o afastamento de requisitos de antiguidade; a definição de distritos eleitorais para o fortalecimento de minorias; e o estabelecimento de cotas para setores marginalizados”, explicou.

Camila Hungria com agências - UNE

domingo, 29 de abril de 2012

PROGRAMA DOMINICAL "O CPC LIGADO EM VOCÊ" - RÁDIO PONTAL FM

 Eduardo Vasconcelos, coordenador do Programa O CPC LIGADO EM VOCÊ
Hoje o Programa "O CPC LIGADO EM VOCÊ", foi especial, cuja homenagem foi ao sucesso do I ENCONTRO ESTADUAL DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS E CULTURAIS, promovido pelo CPC-RN e CPC da ANE-RN.

Segundo o coordenador do programa, Eduardo Vasconcelos o evento atingiu seus objetivos, ou seja, os convidados apareceram, discutiram temas importantes como a educação, a cultura e a juventude.  A juventude presente lançaram propostas, tiraram suas dúvidas e ainda assistiram grandes apresentações culturais exibidas pelos jovens das cidades de Baía Formosa (Banda de Musica da E. M. Manoel Germano), Passa e Fica (Balé de Cultura Popular Governador Mário Covas da E. M. Governador Mário Covas) e o HIP HOP da cidade de NOVA CRUZ.

O ponto culminante segundo o coordenador do programa, Eduardo Vasconcelos foram as palestras da professora, FÁTIMA CARDOSO-SINTE-RN, que abordou de forma simples a educação e a força da organização da juventude, assunto este debatido pela manhã de sábado e na parte da tarde foi a vez da palestra da Deputada, FÁTIMA BEZERRA!  A Deputada, Fátima Bezerra iniciou agradecendo o convite feito pelo CPC-RN, elogiou a iniciativa das entidades em promover evento de tamanha importância, principalmente dirigido aos adolescentes e jovens em geral.  A deputada também falou dos Pontos de Cultura e por último falou da sua luta em prol do retorno do CAMPUS DA UFRN em Nova Cruz, conclamando as entidades e os jovens a fortalecerem esta luta em prol da UFRN, também apoiou a luta em prol do Campus da UERN em Nova Cruz, que passa hoje por uma situação difícil e caótica.

Eduardo também comentou no programa que as entidades concedeu Diploma de Honra ao Mérito ao prefeito, NIVALDO MELO de Baía Formosa e a Deputada FÁTIMA BEZERRA pelos relevantes serviços prestados em prol da educação e da cultura do nosso Estado, aplaudidos em seguida pelos presentes ao evento.

Finalizando o programa, Eduardo comunicou aos ouvintes que o encontro deliberou uma agenda de mobilizações pelos interiores do Estado para ampliar a divulgação dos projetos culturais que ora as entidades procuram desenvolver, entre eles o da Biblioteca do Estudante e os eventos estaduais:  FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL, dia 11 DE AGOSTO e o I ENCONTRO ESTADUAL DO ORGULHO NEGRO, dia 20 de novembro, da Campanha SE LIGA 16, ANTES CEDO DO JAMAIS e o Estatuto da JUVENTUDE.

ENCONTRO ESTADUAL PROMOVIDO PELO CPC-RN/RN É DESTAQUE NO SITE DA DEPUTADA, FÁTIMA BEZERRA




A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve no sábado (28), em Baía Formosa, para participar do 1° Encontro Estadual de Lideranças Estudantis e Culturais. Realizado pelo Centro Potiguar de Cultura e Associação Norte-rio-grandense de Estudantes, o encontro reuniu representações de Passa e Fica, Montanhas, Baía Formosa, Nova Cruz, Upanema e Arez.
O prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, ressaltou o trabalho da deputada Fátima pela educação. "Fátima é um bom exemplo de líder. Uma líder da educação. Seu trabalho é digno de reconhecimento e aplauso", disse.
 
Em sua fala, Fátima destacou a importância dos projetos e programas do Governo Federal, como o Ponto de Cultura. “Nenhum país alcançou a cidadania plena sem ter focado na educação. A educação é a base para o desenvolvimento sustentável. O governo do PT tem olhado para a educação e cultura. O Ponto de Cultura é um exemplo disso, pois destina R$ 180 mil (em 3 parcelas) para a realização de um projeto nessa área. O Brasil, depois de 500 anos de exclusão, caminha no passo certo”.
 
Pelo trabalho de destaque nacional focado na educação, Fátima recebeu diploma de honra ao mérito. “Fico imensamente grata pela homenagem. São gestos como esse que aumenta a minha vontade para fazer cada vez mais”, disse a deputada.
 
Durante a realização do encontro várias apresentações culturais foram realizadas, como o Balé de Cultura Governador Mário Covas, de Passa e Fica.
 
Presença dos membros do diretório do PT de Baía Formosa.
 
 "A educação é a cultura são os passaportes mais seguros para a conquista da cidadania", finaliza Fátima.

sábado, 28 de abril de 2012

ENCONTRO PROMOVIDO PELO CPC-RN E CPC DA ANE-RN, FOI UM SUCESSO TOTAL !!!

 Composição da mesa de Abertura do I ENC. EST. DE LID. ESTUDANTIS E CULTURAIS-BAÍA FORMOSA -RN, Fátima Cardoso-SINTE-RN, Neto-Pedro Velho, Berg-Passa e Fica, Prof. Auriberto Araújo-Secretário Mun. de Educação e Cultura de Baía Formosa, prefeito de Baía Formosa, NIVALDO MELO, Nayara Lima, secretária da AMES-NOVA CRUZ e Eduardo Vasconcelos-CPC-RN
 Galera de NOVA CRUZ, Eliete, Abraão, Aldo e membros do HIP HOP
 Banda Musical da E. M. Manoel Germano
Fátima Cardoso-SINTE-RN iniciando sua palestra
 Galera de PASSA E FICA-RN
 Auditório da E. M. João Anacleto Filho completamente lotado
 Galera atenta aos debates
 Palestrante, Fátima Cardoso-SINTE-RN
 Fátima Cardoso rspondendo as perguntas dos participantes
 Berg, Passa e Fica perguntando e propondo idéias
 Hora do RANGO !
 Galera de Upanema pousando para foto próximo a Praia do Porto - BF
 Apresentação do Balé Cultura Popular Gov. MÁRIO COVAS-PASSA E FICA/RN
 Balé Cultural Popular, Governador Mário Covas
 Apresentação belissima do Balé Gov. Mário Covas - Passa e Fica/RN
 Eduardo-CPC/RN na entrega do Diploma de HONRA AO MÉRITO a Dep. FÁTIMA BEZERRA/RN
 Apresentação do HIP HOP de NOVA CRUZ, coordenação JANSEN
 Eduardo na entrega do Diploma de HONRA AO MÉRITO ao BALÉ GOV. MÁRIO COVAS
 Berg do Balé Gov. Mário Covas agradecendo o Diploma de HONRA AO MÉRITO
 Galera geral pousando para foto na Praia do Porto-BF na hora da partida
 Participantes do evento pousando para foto na Praia do PORTO - BF
 Eduardo com membros do Balé Gov. MÁRIO COVAS-PASSA E FICA/RN
 Lindas Meninas do Balé Gov. Mário Covas

 Lider Estudantil, DANIEL de Upanema fazendo suas poderações
 O estudante universitário e diretor do CPC-RN, Luan dando sua contribuição ao evento

 Deputada FÁTIMA BEZERRA levando sua mensagem aos participantes do encontro
 Secretária Nayara Lima e Claudio Lima participando da mesa dos debates
 Liderança estudantil de Upanema fazendo seus questionamentos
 Lideranças estudantis de Montanhas-RN participando do debate (Érika e Jonas)
 Deputada, FÁTIMA BEZERRA-RN recebendo o Diploma de HONRA AO MÉRITO
 Prefeito, NIVALDO MELO/BAÍA FORMOSA/RN dando sua contribuição na parte da tarde


 Nossa LINDA passifiquense dando seu lindo sorriso em sua apresentação do BALÉ Gov. MÁRIO COVAS

Durante todo o dia de hoje o I Encontro Estadual de Lideranças Estudantis e Culturais, promovido pelas entidades, CPC-RN e CPC da ANE-RN foi bastante concorrido, muita palestra, muitas discussões, muitas propostas e a certeza de que as entidades estão no caminho certo.

Todos foram unanimes em fortalecer a idéia de seguir em frente ampliando os projetos culturais, entre eles o Biblioteca do Estudante e o Identifcando Novos Talentos.

Na abertura com a presença do Prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo que deu as boas vindas aos presentes e falando do resgate da cultura formosense, citando alguns exemplos e garantindo aos presentes apoio total as iniciativas das entidades e da juventude, falou de suas obras em prol da cultural, como por exemplo a construção do Complexo Turistico e a Praça de Eventos, além de outros assuntos ligados a educação e cultura, no final do seu discurso o prefeito, Nivaldo Melo foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo CPC-RN pelo relevantes serviços prestados ao município na aréa de educação e da cultura, além dos apoios que tem dado aos eventos das entidades.

Na sequência Fátima Cardoso, coordenadora do SINTE-RN, agradeceu o convite, elogiando a luta das entidades e garantindo total apoio e principalmente na luta pelo CAMPUS da UERN em Nova Cruz, propondo inclusive a redação de uma NOTA EM PROL DA LUTA pela UERN!  Em seguida inicia sua palestra abordando temas como a luta dos professores e a importância dos jovens na luta também pelos seus direitos, no final de sua palestra, Fátima Cardoso respondeu as perguntas dos participantes.

Antes dos debates a Banda de Música da Escola Municipal Manoel Germano de Baía Formosa tocou o Hino Nacional e apresentou mais três músicas, que todos adoraram , aplaudindo em seguida.  A banda tem a frente o Maestro, Tiago que tanto tem ajudado os jovens da referida escola insinando-os a tocar algum instrumento e fazendo que eles descubram o gosto pela música instrumental.

Parada obrigatória para o almoço.

Reenicio dos trabalhos após a falação do Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC-RN, inicia a palestra com a Deputada, Fátima Bezerra que fala de sua luta em prol da educação e da cultura potiguar, citando suas ações, entre elas os IFRNs, através de suas emendas parlamentares.  A deputada elogiou o Eduardo Vasconcelos pela sua incanssável luta em prol da juventude e garantiu aos presentes que sua luta também é a volta do campus da UFRN para Nova Cruz e que apoiará também a luta  pela UERN.  Houve uma pausa para a apresentação do BALÉ CULTURAL GOVERNADOR MÁRIO COVAS da E. M. Gov. Mário Covas da cidade de Passa e Fica, sendo bastante aplaudido e recebendo elogios da deputada.  Antes da deputada se deslocar para outras atividades, o presidente do CPC-RN, Edaurdo Vasconcelos entregou a deputada o Diploma de HONRA AO MÉRITO, ocasião em a deputada agradeceu muito e prometeu lutar ainda mais pelo jovens potiguares.

Encerrando as atividades, foi aprovado um calendário de mobilização aos municípios etemque as entidades de diretores, como Upanema, Pedro Velho, Montanhas, Passa e Fica, Santa Cruz, Currais Novos, São Bento do Trairi e Arês e a realização do FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL nas cidades participantes do evento previsto para  o DIA 11 DE AGOSTO, dia do ESTUDANTE, com uma grande final proporcionando a gravação de um CD com os finalistas e a realização do I ENCONTRO ESTADUAL DO ORGULHO NEGRO, previsto para dia 20 DE NOVMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!  O grupo de HIP HOP  de Nova Cruz apresentou-se para finalizar o encontro, cantando músicas ousadas, agitando assim a galera presente.

Os participantes antes de retornarem para os seus municípios posaram para fotos no cartão postal de Baía Formosa:  A Praia do PORTO!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CPC-RN E CPC DA ANE-RN PROMOVEM ENCONTRO NESTE FINAL DE SEMANA EM BAÍA FORMOSA-RN

Amanhã (28) as entidades ACPC-RN, CPC DA ANE-RN iniciam dois dias de debates em torno da cultura e da educação e também o Estatuto da Juventude.  Confirmaram várias cidades totalizando aproximadamente 150 participantes.

Ponto máximo das discussões ocorrerá na palestra/debate com Fátima Cardoso/SINTE-RN que abordará a situação atual da educação em nosso Estado e na parte da tarde teremos debate/palestra com a Deputada FÁTIMA BEZERRA, que abordará a Conjuntura Nacional, IFRN, entre outros temas ligados a educação e a cultura, durante sua passagem pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara federal.

Será abordado também os projetos das entidades e suas campanhas permanentes Contra a AIDS, RACISMO, TRABALHO INFANTIL e MEIO AMBIENTE/BIODIVERSIDADE.

Após o encontro informaremos o resultado dos debates e publicações das fotos, fique ligado!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ÍTALO FERREIRA-BAÍA FORMOSA-RN VENCE O OAKLEY PRO JUNIOR EM SANTA CATARINA-SC

 Ítalo Ferreira foi o campeão do Oakley Pro Junior 2012 em FlorianópolisCrédito da imagem: Basilio Ruy
Ítalo Ferreira venceu o Oakley Pro Junior 2012 em Florianópolis nesse domingo e é o novo campeão brasileiro sub-20. Depois de dois dias sem competições por falta de ondas na Praia do Campeche, o formato da competição foi alterado de baterias homem x homem para quatro competidores em cada.

Na final, Ítalo levou a melhor contra Krystian Kymerson, vencedor do evento em 2011, Wesley Santos e Lisandro Barbalho. Mesmo com quatro surfistas na água, a disputa pelo título ficou concentrada entre Ítalo e Krystian. Com vários aéreos que vinha executando desde as quartas de final, Ítalo largou na frente em construiu boa vantagem, deixando os adversários em combinação.


Quando encontrou boas ondas, Krystian conseguiu fazer pressão acertando aéreos em duas ondas seguidas e diminuindo a vantagem. Porém nos últimos minutos de bateria Ítalo acertou um área 540 sem as mãos que lhe rendeu 9.23 e garantiu a primeira colocação. Nem mesmo um outro aéreo semelhante executado por Krystian na onda seguinte foi suficiente para a ponta de Ítalo. "Foi uma bateria bastante disputada e estou muito feliz pela vitória neste evento.

O nível foi muito alto e tive que mandar os aéreos mesmo pra conquistar esta vitória", disse o campeão Ítalo Ferreira que assegurou a vaga para a elite do surf nacional em 2013.


Confira abaixo o resultado final do Oakley Pro Junior 2012:


FINAL DO OAKLEY PRO JUNIOR 2012:
Campeão: Ítalo Ferreira - 18,73 pontosVice-campeão: Krystian Kymerson - 16,90 pontosTerceiro lugar: Wesley Santos - 10,74 pontosQuarto lugar: Lisandro Barbalho - 6,27pontos

SEMIFINAIS:
 1ª Bateria: 1-Italo Ferreira, 2-Krystian Kymerson, 3-Pedro Miguel, 4-Peterson Crisanto2ª Bateria: 1-Wesley Santos, 2-Lisandro Barbalho, 3-Luan Carvalho, 4-Diego Michereff


QUARTAS DE FINAL
 1ª Bateria: 1-Peterson Crisanto, 2-Pedro Miguel, 3-Filipe Toledo, 4-Rafael Teixeira2ª Bateria: 1-Krystian Kymerson, 2-Italo Ferreira, 3-Renan Argemiro, 4-Daniel Gonçalves3ª Bateria: 1-Wesley Santos, 2-Diego Michereff, 3-Jonathan Lima, 4-Luan Wood4ª Bateria: 1-Lisandro Barbalho, 2-Luan Carvalho, 3-Sidney Guimarães, 4-Nathan Brandi




Vencedor do evento no ano passado, Krystian Kymerson ficou com a segunda posição em 2012Crédito da imagem: Basilio RuyFonte: ESPN.com.br/surf/post

quarta-feira, 25 de abril de 2012

RELATOR APRESENTA RELATÓRIO DO PNE; UNE NA PRESSÃO POR 10% DO PIB PRA EDUCAÇÃO

Durante sessão, ontem, relator do PL propôs meta de investimento de 8% do PIB para educação
Durante sessão na tarde de ontem, 24, o relator do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), apresentou sua segunda proposta para o projeto, na qual manteve a meta de investimento de 8% do PIB na área da educação. Como houve pedido de vista, o debate sobre o texto será realizado no dia 8 de maio.
“A proposta de 8% é um avanço em relação aos 5% investidos atualmente, porém ainda é uma quantia insuficiente. Vamos continuar nos mobilizando e pressionando para que a aprovação do PNE aconteça e a metas seja de 10%”, afirmou o André Vitral, diretor da UNE responsável por acompanhar a tramitação do projeto em Brasília.
O PNE (Plano Nacional de Educação) é um conjunto de metas que definirá as políticas públicas para esse setor nos próximos 10 anos e o financiamento da educação é o seu ponto mais polêmico. A União Nacional dos Estudantes luta por uma educação mais democrática e de qualidade e acredita que para isso é imprescindível que o PNE defina uma meta de investimento público no setor de 10% do PIB. Atualmente, União, estados e municípios aplicam, juntos, 5% do PIB na área.

PNE já com 10% do PIB para educação: Jornada de Lutas e #OcupeBrasília

O movimento estudantil, ao lado de diversas outras entidades, entende que o número é muito baixo e luta para que o valor aumente para 10%. Essa, ao lado da aprovação imediata da matéria, foram uma das principais bandeiras das entidades estudantis durante a Jornada de Lutas, que se iniciou no mês de março.
Apelidado de “Março Verde e Amarelo”, o mês marcou um período no qual milhares de estudantes saíram às ruas para reivindicar mais direitos, lutando e cobrando das autoridades melhorias na educação para elevar o Brasil a um patamar de desenvolvimento mais justo e democrático.  As paralisações começaram no dia 26 de março, em Porto Alegre, e seguiram em avalanche pelo Rio de Janeiro, Brasília, Tocantins, Acre, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Amazonas, Paraná, Amapá e São Paulo.
Também para pressionar o congresso, em um momento histórico, a UNE organizou o movimento #OcupeBrasília, instalando um acampamento em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Na pauta dos estudantes, a aprovação de 50% do Pré-Sal e 10% do PIB para a educação, o PNE e meia-entrada para atividades culturais e esportivas.

Conheça o histórico do PNE

Em 1962, ano em que o país conquistava o bicampeonato mundial de futebol no Chile e a Bossa Nova conduzia o país com grande elegância, o panorama educacional brasileiro era pavoroso. Para salvar o cenário em questão, o ministro de João Goulart traçou o Primeiro Plano Nacional de Educação (PNE), o qual listava uma série de medidas emergenciais a serem cumpridas em um prazo determinado.
Hoje, o Brasil é um dos motores econômicos do mundo e passou a ser a sexta economia global. Com tanta pujança, é gritante, no entanto, a defasagem do sistema educacional, que ainda é a grande dificuldade do país passados 50 anos. Por isso, em 2010, foi enviado pelo governo federal ao Congresso o projeto de lei que cria um novo PNE, para vigorar de 2011 a 2020.
Da Redação com agências

MATÉRIA DA ANE LIGADA EM VOCÊ REPERCUTE EM BLOGS

NOVELA UERN – Representantes da Comissão CAMPUS DO AGRESTE DA UERN JÁ tem encontro com diretora do Campus de Natal.


Um dos representantes da Comissão CAMPUS DO AGRESTE DA UERN JÁ, Eduardo Vaconcelos, esteve em Natal onde manteve um encontro informal com a Diretora do Campus de Natal – do qual o Núcleo de Nova Cruz é pertencente, Professora Ana Lúcia, onde buscou informações sobre a prometida REFORMA do prédio do Núcleo da UERN em Nova Cruz e que até agora não ocorreu.
A situação é que, várias e várias denuncias dos alunos daquela instituição em Nova Cruz foram divulgadas pela imprensa local, inclusive com fotografias, mostrando as diversas dificuldades enfrentadas por eles para estudarem: classes com rachaduras inclusive com ameaça de desabamento do piso – em uma delas-  escadaria cheia de buracos e com rachaduras; corte da energia elétrica em determinado dia; computadores sem funcionar; e tantos outros. Pressionado, o Prefeito em reunião com o Reitor Milton Marques e com a Diretora do Campus teria prometido uma reforma - para solucionar os problemas - o que deveria acontecer a partir do dia 17 de Março e durante o período de recesso daquela entidade e que não foi CUMPRIDO.
Os alunos, portanto vivem um verdadeiro drama pois até hoje, 25 de Abril, a prometida REFORMA ainda não aconteceu. Segundo os alunos, apenas duas salas de aula da Escola Municipal Nestor Marinho – prédio anexo ao do núcleo – é que estão sendo reformadas. Mas na UERN nada foi feito até agora. Esse drama se amplia à medida que o prazo para o reinício das aulas se acaba, já que o calendário estipula para o dia 02 de Maio, quarta feira que vem, esse reinício. Diante disso, a Diretora do Campus afirmou a Eduardo Vasconcelos que a UERN está agindo para a alternativa de buscar um espaço em outro prédio na cidade para não prejudicar os alunos.
O Prefeito, segundo a Diretora do Campus, prometeu mais uma vez o início das obras da reforma para 3 semanas. O que protela mais uma vez o compromisso do gestor municipal para com a Instituição de Ensino, ferindo diretamente, mais uma vez, o convênio firmado entre as duas entidades.
Comenta-se que a desculpa do Prefeito e da sua equipe é que a REFORMA das salas do NESTOR MARINHO foram feitas por ENGANO. Era pra ser na UERN. Caso seja verdade essa DESCULPA, isso é querer brincar com a consciência dos alunos daquela Universidade.Ou no mínimo incompetência da equipe.
Isto é mais um absurdo promovido por uma gestão e um gestor que não mostra nenhum tipo de compromisso para com a população novacruzense, neste caso no setor da educação. É descaso em cima de descaso. Onde está o rateio do FUNDEB? Onde está a escola de Informática Municipal deixada pela gestão passada? E seus computadores foram pra onde?

terça-feira, 24 de abril de 2012

REFORMA DO NÚCLEO DA UERN DE NOVA CRUZ, SAI OU NÃO SAI? ABSURDO!

 Eduardo sendo recebido pela professora, ANA LÚCIA, diretora do CAMPUS DA UERN de Natal

O presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC - RN e membro da Comissão CAMPUS DA UERN NO AGRESTE POTIGUAR JÁ !Eduardo Vasconcelos, esteve em Natal hoje (24) articulando a estrutura do evento que as entidades irão realizar neste final de semana em Baía Formosa-RN e aproveitou para ir ao Campus da UERN de Natal, unidade que absorve o Núcleo da UERN de Nova Cruz e manteve contato com a professora, ANA LÚCIA, diretora do Campus.

Chegando lá foi muito bem recebido pela professora, Ana Lúcia, que o recebeu em sua sala e aproveitaram para botar o assunto UERN em dia e para a supresa do Eduardo, ficou sabendo que a direção da UERN está procurando "emprestado" 04 (quatro) salas de aulas para não prejudicar o reenicio das aulas prevista para o dia 02 de maio,  em virtude de mais uma vez a prefeitura de Nova Cruz ter pedido mais um tempo de 03 semanas para iniciar a tal reforma... Um absurdo!

A direção do CAMPUS DE NATAL não poupado esforços na tentativa de amenizar a situação da UERN, os primeiros contatos foram feitos, primeiro com o IFRN, Campus de Nova Cruz, mas o mesmo não dispõe das salas pedidas, uma outra solução será a UFRN, a direção falará com o professor. Morais e quem sabe a sensibilidade do nosso querido professor MORAIS, dará mais um passo de solidariedade em prol dos novacruzenses.

Motivo do empresto de 4 salas:

Essa atitude da direção se deve a "reforma" da UERN, que mais uma a prefeitura solicita prazo e a direção do campus preocupado com os estudantes para que eles não fiquem no prejuizo, procura URGENTEMENTE um local para iniciar suas atividades dia 02 de maio, enquanto a reforma sai do papel.

É pena que o Núcleo da UERN de NOVA CRUZ seja refém da prefeitura e isso nos deixa muito triste, pois a nossa UERN era para ser respeitada, tratada com carinho, pois é um patrimônio de todos os potiguares, parece até um pesadelo que não tem fim!

Esperamos que as pessoas que fazem a educação do Brasil e em especial o nosso Rio Grande do Norte ajude a UERN a sair desta CRISE, crise não feita pela UERN, mas por pessoas que não honra o que assina.  A UERN faz a sua parte, mas a outra parte....Deixa prá lá!

Por isso que a Comissão CAMPUS DA UERN NO AGRESTE POTIGUAR JÁ está firme e forte na luta pela TRANSFORMAÇÃO DO NÚCLEO PELO CAMPUS e já deram passos importantes e em futuro bem próximo esse sonho vai ser realizado, toda a sociedade agresteira pode e deve apoiar esta luta.

Todos estamos solidários com a REITORIA  e DIREÇÃO DO CAMPUS DA UERN DE NATAL, agora a estudantada da UERN precisa também reagir e ir para a LUTA, junte-se a COMISSÃO !  Conquista só Com LUTA!

Muitos dizem por ai para defender a prefeitura que não responsabilidade do Poder Executivo, mas se ambos assinaram um convênio, passa a ser SIM RESPOSABILIDADE!  Se não queria, por que RENOVOU O CONVÊNIO PRO MAIS 5 ANOS?

Fica aqui o nosso desapontamento com a prefeitura, que até hoje ainda não disse para que veio, ou DISSE?