SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sábado, 27 de abril de 2013

15ª REUNIÃO DA COMISSÃO EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN DEFINIU AÇÕES URGENTES


 Uma juventude que acredita que em breve uma nova mudança vai acontecer!

Hoje pela manhã em sua 15ª Reunião em Defesa dos Campus da UERN e UFRN realizada nas dependências da Escola Municipal NESTOR MARINHO e definiu pontos estratégicos para serem desencadeados até o final de abril, prazo para que a Bancada Federal disponibilize suas emendas em prol de um determinado projeto, ação ou instituição.

Para isso a comissão manterá contatos com os 11 parlamentares do Estado, entre os 3 senadores e os 8 deputados para que se comprometam com as emendas destinadas aos campus da UERN e UFRN.

Foi decidido também que as datas que provavelmente seria marcada uma audiência com a governadora, Rosalba Ciarlini para se discutir especificamente a UERN, proposto pelos deputados presentes ao II DEBATE, realizado no último dia 05 de abril no IFRN de Nova Cruz, que inclusive as datas seria dia 15 ou 22 de abril não aconteceu.  A comissão reage e colherá um abaixo assinado de aproximadamente 5 mil assinatura solicitando a audiência com a governadora.

Outro ponto importante foi a marcação de audiência com o professor PEDRO FERNANDES recentemente eleito reitor da UERN para discutir os destino do núcleo de Nova Cruz/RN.

A comissão fará uma festa denominada de DESPERTANDO CONSCIÊNCIA com objetivo de alertar a sociedade da Região Agreste da importância da luta em prol dos campus e que não podemos perder o pouco que já existe a nível de curso superior.  A festa foi marcada para o dia 31 de maio no Mercado Público (Clube do Povo), as 21h.

A Audiência Pública para se discutir o CAMPUS DA UFRN será realizada em meados da 2ª quinzena de maio,d ata a ser confirmada pela Reitora, ÂNGELA PAIVA.

domingo, 21 de abril de 2013

13ª REUNIÃO DA COMISSÃO COM ENTIDADES DEFINE CALENDÁRIO DE LUTAS E AÇÕES


 Rebeldes com CAUSA!
 Uma reunião descontraída, mas com muita maturidade e de olho na luta
 13ª Reunião na Defesa dos Campus da UERN e UFRN ganhando CORPO E ALMA
 Uma confraternização para afinar o ritmo e a voz
 Jovens do Pró Jovem dando um show literamente

 Jovens preocupado em mudar o mundo

Nossa vocalista, Jacilene

Ontem a 13ª Reunião em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, juntamente com as entidades AMES, ANE/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN definiram o calendário de luta  e ações para o resto de 2013.

Bastante concorrida a reunião, as entidades, juntamente com os membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN aprovaram propostas para serem desenvolvidas em prol da juventude, como as criações dos Grêmios Estudantis na escolas de Nova Cruz, uma forma de organizar os estudantes na defesa de seus interesses dentro de suas escolas; Aniversário das entidades, Torneio Esportivos entre escolas; Encontros Estaduais; Dia do Estudante, Festival da Canção Estudantil, Festival Identificando Novos Talentos, Campanhas Contra a AIDS, RACISMO,  TRABALHO INFANTIL, Em Defesa do Meio Ambiente, entre outras.

Quanto a luta pelos campus a reunião decidiu fazer um abaixo assinado de 5 mil assinatura solicitando audiência com a Governadora, Rosalba Ciarlini para tratar exclusivamente sobre o campus da UERN em Nova Cruz.

Desta vez a reunião contou com os jovens do Pró Jovem que reforçou a luta!

Logo após a reunião a Comissão ouve na Churrascaria do ZEZINHO uma confraternização entre a comissão e as entidades, com direito a SHOW com violão e voz: Lucas e Jaci.... Arrasaram!

sábado, 20 de abril de 2013

COMISSÃO EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN REALIZA HOJE, 20 ÁS 10 HORAS SUA 13ª REUNIÃO


Logo mais ás 10 horas na Escola Estadual ROSA PIGNATARO, Nova Cruz/RN a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, juntamente com as entidades estudantis e culturais (AMES, ANE/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN) estarão se reunindo para discutirem o Calendário de Lutas 2013, Conselhos Municipais, Grêmios Estudantis e Confraternização.

O momento será de muita importância, pois começa a contagem regressiva para o prazo de apresentação de emendas parlamentares que serão aplicadas em 2014, além disso a audiência com a Governadora, Rosalba Ciarlini, compromisso assumidos pelos Deputados Tomba Farias e Márcia Maia, juntamente com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta.

A comissão recentemente ganhou mais um apoio de força:  A adesão da Secretária Estadual da Educação e Cultura, Betânia Ramalho, além de Requerimento apresentado pelo Vereador, Thiago Vicente na última quinta-feira, 18 solicitando uma Audiência Pública para discutir o retorno do Campus da UFRN para Nova Cruz/RN.

Para Eduardo Vasconcelos, coordenador geral da comissão, "Isso são reflexos de muitas lutas, convicções, a comissão a cada dia ganha corpo e alma." Resumiu Eduardo Vasconcelos.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MEMBROS DA COMISSÃO EM DEFESA DA UERN E UFRN É RECEBIDOS PELA SECRETÁRIA, BETÂNIA RAMALHO E EM SEGUIDA ASSINA DOCUMENTO EM APOIO AOS CAMPUS


 Reunião com a SEEC/RN, Betânia Ramalho foi super proveitosa


Da esquerda: Andriele, Eduardo Vasconcelos, Betânia Ramalho, Tatiane e Flávio
 No final da audiência, secretária Betânia Ramalho assina documento de apoio aos campus
Hoje  pela manhã membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN estiveram em Audiência com a Secretária Estadual da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho em pauta: A luta em defesa dos campus da UERN E UFRN na cidade de Nova Cruz/RN, Região do Agreste Potiguar.

Os membros da Comissão, Eduardo Vasconcelos, coordenador geral, acompanhado pela Tatiane Oliveira, Andriele  e Flávio foram recebidos ás 11h 30 pela secretária.  Após relatos, esclarecimentos e andamento da luta em prol dos campus a secretária, Betânia Ramalho fez uma análise perfeita da situação de ambas as universidades com toda a experiência que tem, pois é professora da UFRN, presidiu a COMPERV-UFRN por 8 anos, anos antes de assumir a pasta, foi também objetiva, clara e sempre firme em suas convicções, falou das dificuldades de ambas as universidades, mas se a sociedade se unir, principalmente a Classe Política os CAMPUS SAI!

A UERN passa por uma "crise", pois não tem sua Autonomia Financeira e isso dificulta o seu avanço em sua expansão, manutenção e sobrevivência própria, dai a necessidade de se investir gradativamente, por exemplo no Campus para  Nova Cruz.

A secretária aproveitou para questionar o PROUNI, que a maioria dos convênios são com escolas particulares e porque não ampliar para as universidades estaduais, como a UERN?  Uma outra pergunta, porque a UERN não entrar no REUNI?  Afinal o Ensino Superior é de total responsabilidade do Governo Federal.

Para Eduardo Vasconcelos, Coordenador Geral da comissão a audiência foi bastante proveitosa, uma AULA de experiência, resume Eduardo.

No final da pauta da universidades, a secretária assinou de imediato documento aderindo a luta pelos Campus!

As entidades aproveitou a ocasião para entregar ofícios solicitando apoios materiais para o andamento dos projetos e neste item a secretária aproveitou para informar que a secretaria tem vários projetos em parceria com o Governo Federal e propôs as entidades o estudo para brevemente firmar convênio para que as mesmas possam serrem beneficiadas pelos projetos, principalmente na área de cultura.

Encerrando a reunião, Eduardo convidou a secretária para quando for marcada a audiência com a Governadora, Rosalba Ciarlini e mesma esteja preente, prontamente a secretária respondeu que SIM!

Final com fotos para registrar momento tão importante como esse. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

2013: ENTIDADES RETOMA O PROJETO BIBLIOTECA DO ESTUDANTE

Livros, revistas e jogos fazem partem do projeto
 Crianças brincando após a sua leitura

 Crianças felizes com o retorno do projeto

Tia Andriely toma conta das crianças pela tarde
Tia Tati toma conta das crianças pela manhã

Após alguns meses as entidades CPC DA ANE/RN, ANE/RN, CPC/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN retomou o Projeto BIBLIOTECA DO ESTUDANTE.

As entidades se dedicaram a luta em defesa dos campus da UERN e UFRN e em virtude disso tinham "suspendidos" o projeto, mas agora retoma a todo vapor.

O Projeto Biblioteca do Estudante tem como objetivo incentivar as crianças e os adolescente a lerem mais, terem gosto pela leitura, fazer uma viagem através dela.  E agora as entidades renovam o projeto com jogos educativos para que os beneficiados possam ter algum momento de lazer através de jogos, como dama, xadrez, dama, pega varetas, quebra-cabeça, etc.

O projeto tem focado a sua ampliação até as cidades de Santa Cruz, Upanema, Baía Formosa, entre outras, necessitando de alguns ajustes estruturais.  Em breve chegará a essas cidades.

O projeto teve seu retorno HOJE e já compareceram algumas crianças que adoraram o retorno da Biblioteca do Estudante, além disso rola também uma pipoca com refrigerante.  Se essa onda pega!

As tias Andriely e Tati tomarão conta de segunda a sexta na sede das entidades das crianças que queiram participar do projeto.  O coordenador do projeto, Eduardo Vasconcelos conversa com as mães das crianças explica o projeto e em seguida convida as crianças para participarem, as mães adoraram.  Pois as crianças que estudam pela manhã vão a tarde e as que estudam a tarde vão pela manhã.  O projeto iniciou hoje e já conta com 6 crianças, já um bom começo.  O projeto pretende dá um reforço as crianças que não sabem ler.

Os idealizadores do projeto pretendo buscar parcerias e apoios para o fortalecimento do mesmo e a sua ampliação.

domingo, 14 de abril de 2013

GRATUIDADE NO VESTIBULAR DAS FEDERAIS: MAIS UM PASSO RUMO A DEMOCRATIZAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR


Mais uma conquista para os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil, mais um motivo para os secundaristas acreditarem que é possível ingressar no ensino superior em um país em que a educação básica carece de melhores estruturas, mais atenção, mais investimentos para que o ensino superior deixe de ser uma utopia para os estudantes que estão nas escolas públicas.
Às portas de seus 65 anos, a UBES comemorou nessa quinta-feira (11), a sansão da lei nº 12.799 que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa do vestibular para ingressos nas universidades federais. A aprovação surge como um passo inédito e transformador rumo à democratização da universidade.
Até então, o vestibular, o primeiro contato com a instituição de ensino, chegava em algumas instituições ao valor de R$130. Segundo o documento, as federais adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir duas exigências, ou seja, ter feito escola pública ou ser bolsista integral em escola particular e ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.
Assistimos hoje, a derrubada de uma das grandes barreiras que separava e tornava o sonho do estudo nas federais uma meta impossível para aqueles que vinham das salas de aula do ensino público. A mudança, necessária e até mesmo tardia, deixa para traz mais esta luta vencida com as marcas das centenas de passeatas e atos públicos que o movimento estudantil brasileiro encabeçou de norte a sul de país que quer mais acesso.
FONTE: UBES

domingo, 7 de abril de 2013

CULTURA NACIONAL



Cultura afro-brasileira

O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.
No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.
Em 2003, a lei nº 10.639 passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para ajudar na criação das aulas e na abordagem pelos professores, oSinpro-SP preparou um site com várias dicas e material para estudo.
Música
A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.
Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
O samba é a principal influência da cultura africana e cartão-postal musical do Brasil
Ampliar
  • O samba é a principal influência da cultura africana e cartão-postal musical do Brasil
Capoeira
Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.
Durante décadas, a capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de “único esporte verdadeiramente nacional”.
Religião
A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Ainda hoje são descobertos novos cultos e rituais sendo praticados pelas tribos mais afastadas. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.
Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e partilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.
As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.
Culinária
Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.
Mas nenhuma receita se iguala em popularidade à feijoada. Originada das senzalas, era feita das sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam. Enquanto as partes mais nobres iam para a mesa dos seus donos, aos escravos restavam as orelhas, pés e outras partes dos porcos, que misturadas com feijão preto e cozidas em um grande caldeirão, deram origem a um dos pratos mais saborosos e degustados da culinária nacional. 
Fonte: Brasil.Gov.Br

DESPESAS COM CULTURA PODERÃO FICAR FORA DE CONTINGENCIAMENTO ORÇAMENTÁRIO


Projeto que inclui despesas orçamentárias destinadas à cultura entre as que não podem ser contingenciadas foi aprovado nesta terça-feira (12) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e segue para decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta (PLS 20/2011 – Complementar ) modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) para estender às despesas com a cultura a mesma proteção dada aos gastos considerados obrigações constitucionais do município, estado ou União.
A autora, Lídice da Mata (PSB-BA), propõe a medida para garantir continuidade de ações programadas para o setor de cultura, considerada por ela “agente catalisador da inovação e da expressão da criatividade nacional e, também, de instrumento essencial e prioritário para o bem-estar e o desenvolvimento do povo brasileiro”.
No mesmo sentido, o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), destaca o papel das manifestações culturais de uma nação como expressão de seus grupos sociais, a serviço do “entrelaçamento e coesão” da sociedade.
Para o relator, o setor tem sido marginalizado, sendo insuficiente o investimento público para formação de artistas e apoio às manifestações culturais, apesar da crescente importância econômica das mesmas. E como agravante a essa falta de recursos, Aloysio Nunes vê o contingenciamento de verbas e a consequente interrupção de projetos culturais como uma ameaça ao setor.
– Ao incluir as despesas com a cultura entre aquelas que não sofrerão limitação de empenho e movimentação financeira, ao lado de outras despesas orçamentárias excepcionadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a proposição busca resguardar e proteger atividades que representam, juntamente com sua profunda significação social e econômica, uma dimensão de todo essencial para a realização plena e multiforme da nação brasileira – disse o relator.
FONTE: BRASIL CULTURA

II DEBATE EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN ATINGIU SEUS OBJETIVOS, SEGUINDO EM FRENTE!


Coordenador da Comissão, Eduardo Vasconcelos abre o debate
Cerimônial, Claudio Lima
Plenário literalmente lotado

Convidados antes de irem para o auditório conversaram com o prof. Asiss - IFRN

Vice Reitora da UFRN, Fátima Xismene
Reitor da UERN recém eleito, Pedro Fernandes
Pedro Fernandes - UERN assinando documento da comissão
Deputada Márcia Maia
Prefeito CID ARRUDA
Deputado Tomba Farias
Comissão com autoridades final do II DEBATE
Comissão organizadora do II DEBATE, nota 10








Nailma, Amanda e Tatiane


Secretária da Educação, Drª Valéria Arruda e prof. João Maria - UERN
 Drª Valéria Arruda ao lado do professor, Pedro Fernandes - UERN
 Vice Reitora, Fátima Xismene e Eduardo Vasconcelos
Deputado TOMA FARIAS e CID ARRUDA
 Deputada Márcia Maia ao lado de membros da comissão
 Deputado TOMBA FARIAS ao lado de membros da comissão
Comissão NOTA 10

 Jovens com CAUSA
Nailma, Tatiane, Renata e Amanda em momento de descontração
 Plenário antes do inicio do debate
 Plenário 10
Eduardo Vasconcelos, coordenador geral da comissão: " A luta é de todos nós!"

O II Debate em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, realizado hoje pela manhã e terminando só ás 14h30 da tarde foi muito proveitoso, sucesso total e objetivos alcançados!  Toda a autoridades presentes no final do debate assinaram documento se comprometendo com as lutas para a viabilidade dos Campus da UERN e UFRN na cidade de Nova Cruz, Região Agreste Potiguar.

Estiveram presentes e fazendo parte da mesa,  o Reitor eleito da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, representando também o atual Reitor, Milton Marques de Medeiros que se encontrava em Mossoró em reunião do conselho que homologaria as eleições da UERN, Vice Reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, representando a Reitora Ângela Paiva, Prefeito de Nova Cruz, CID ARRUDA, Diretora do Campus da UERN de Natal o qual o Núcleo de Nova Cruz pertence, Ana Lúcia Dantas, Diretor do Campus do NESA/SEDIS/UFRN, Luiz Augusto de Morais Filho, Diretor do Campus do IFRN de Nova Cruz, Francisco de Assis Oliviera, Deputado Tomba Farias, Deputada Márcia Maia, Presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, Thiago Vicente, Pároco de Nova Cruz, Fracisco de Assis Inácio e o Coordenador da Comissão, Eduardo Vasconcelos.  No Plenário estavam além da Secretária Municipal de Nova Cruz, Drª Valéria Vieira Arruda Câmara, Coordenador do Núcleo da UERN de Nova Cruz, professor João Maria Oliveira, Raimundo Martins da Silva, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz, Marcelo Júnior, coordenador regional do SINTE, Emanuel Pontes, representando a ASSPRA, Prefeito de Pedro, José Marques de Oliveira , representante do Prefeito de Passagem, AMES, ANE/RN, CPC/RN e CPC da ANE/RN, além de dezenas de estudantes representando as escolas Rosa Pignataro, Djalma Marinho, Nestor Marinho, Alberto Maranhão, UERN e Membros da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN.

Todos foram unanimes nas dificuldades que o Núcleo da UERN vem enfretando, mas todos também foram unanimes na Defesa da Transformação pelo Campus!  A UFRN, a Vice Reitora, Fátima Xismene e o professor Moraiszinho/NESA foram dinámricos garantindo a possibilidade do retorno dos Campus para Nova Cruz, com curso importantes para a região como por exemplo:  Ciência da Computação, Letras com Habilitação em Inglês, Filosofia e Enfermagem, esse último terá quer ser muito debatido, pois é um curso que requer recursos financeiros maiores que os outros.  Foi informado que brevemente haverá uma Audiência Pública em Nova Cruz para discutir os referidos cursos.  Moraiszinho foi mais além, adiantando para o prefeito CID ARRUDA que o mesmo se dispõe a colaborar para que seja doado uma parte do terreno da UFRN para a construção do Campus da UERN, todos ficaram maravilahdos, pois isso também ocorreu com o Campus do IFRN, hoje realidade.

Justificaram suas ausências o Ministro da Previdência, Min. Garibaldi Filho, Deputado Federal João Maia e Deputada Fátima Bezerra, além dos Deputados Estaduais, Fábio Dantas, Fernando Mineiro, Gesane Marinho e o presidente da ADUERN, Flaubert Lopese os coordenadores do SINTEST/RN, Rebouças e Vânia Machado.

Os Deputados Tomba Farias e Márcia Maia propões marcar uma audiência com a Governadora Rosalba Ciarline para os dias 15 ou 22 deste mês para tratar do assunto, todos concordaram.

Finalizando os Reitores, Pedro Fernandes - UERN e Fátima Xismene - UFRN assinou documento afirmando o compromisso para a concretização dos campus, mas contando também com ajuda dos parlamentares tanto a nivel estadual, como federla através das emenda individuais ou coletivas.  Além dos reitores as demais autoridades também assinaram o documento.

Comissão agradeceu aos presentes e reafirmou o compromisso da luta na defesa dos campus e que estarão  em alerta!

Nossos agradecimentos as Prefeituras de Nova Cruz, Pedro Velho, Passagem, Montanhas, Passa e Fica, Baía Formosa e Santo Antonio, SINTEST/RN, SINTE REGIONAL DE NOVA CRUZ/RN, Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz, Supermercado Catolé, DCL de Nova Cruz, Bloguistas, Fotografos, ASSPRA, AMES-NOVA CRUZ, ANE/RN, CPC/RN, CPC da ANE/RN e a todos que de forma direta ou indireta contribuiu para o SUCESSO do II DEBATE EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN e UFRN.