SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
RACISMO É CRIME!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

E. E. ROSA PIGNATARO-NOVA CRUZ/RN: FEIRA DE CONHECIMENTO - "ESCOLA INOVADORA"


 Alunos assinando o livro de visita

 Professora, Valdelia Barros - Artista de Primeira

 Reciclagem do Lixo


































 Diretora, Gilvanise Vitor (direita) e Lécia Andrade, Vice Diretora
 Membros da Equipe Organizadora

Teobânio sempre presente as realizações da escola

A Escola Estadual Rosa Pignataro, a maior do município de Nova Cruz-RN ao implantar o PROEMI, contempla diversos macrocampos com atividades optativas que buscam promover o conhecimento cientifico de forma mais dinâmica através da integração entre teoria e prática.  Para tanto, está realizando HOJE, dia 30 de novembro, a FEIRA DE CONHECIMENTO, contemplando a culminância das atividades optativas (oficinas) do Programa Ensino Médio Inovador.

O desafio é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e com a inserção de um currículo mais ativo e empreendedor.

Nesse contexto novar é nossa meta, atentos a realidade de um novo tempo e de um novo aluno, protagonista, consciente e atuante.

Equipe Gestora: Gilvanise Vitor, Lécia Silva Andrade, Marizete Soares e Augusto Luiz.
Equipe de Supervisão: Edicelma Pinheiro, Erinalva Augustinho, Renato Lima Cruz, Maria Lucas da Silva, Lenilde da Cunha Lima e Rita de Cássia S. L. A. de Morais

PROGRAMAÇÃO:
8:h - Abertura das Oficinas.
* A importância das práticas esportivas - Professor Florentino Neto.
* A matemática na história da humanidade - Prof. Tiago.
* O corpo humano em exposição - Porfª  Alda Vicente.
* Oficina de Pintura Sobre Tela "Anita Malfatti" - Profª Valdélia Barros.
* Oficina da Lingua Estrangeiras - Profª Patrícia Moraes, Grancinha Januário e Marilene Padre.
* Oficina Sobre o Meio Ambiente - Profª Rejane Costa Maurício e prof. Vicente Luciano Oliveira.
* Oficina Projeto Amaciante Caseiro - Prof. Wellington Brito.
* Oficina de Reciclagem - Profª Lenilde Brito.
* Oficina sobre Inclusão - Profª Jamile Alves -" Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças."
* Oficina Poetas na Escola - Profª Adriana Ferreira
11h e 30 - Intervalo para o almoço.
13h 30 - Retorno ás atividades.
16h -    - * Música, Dança, Sarau, Fantoches, Teatro e Júri Popular.
16h e 30 - Entrega das medalhas dos Jogos Interclasses.
17h - Desfile dos mais belos estudantes da E. E. R. P.
17h e 30 - Entrega dos certificados aos alunos das Atividades Optativas do PROEMI.

" Nós que fazemos as diretorias das entidades: ANE/RN, AMES-NOVA CRUZ/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN, parabenizamos a todos os profissionais da educação da Escola Rosa Pignataro pela iniciativa e dedicação ao projeto cultura hora mostrado e também aos nossos estudantes que muito contribuíram pelo sucesso das oficinas muito bem elaboradas, diga-se de passagem.  Atingindo assim o objetivo da CONSCIÊNTIZAÇÃO e POLITIZAÇÃO da nossa juventude, ora representada pelos estudantes do Rosa Pignataro.  Parabéns a todos!" - Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC/RN e CPC D ANE/RN e assessor da AMES E ANE/RN.
Obs. Nota do do blog: As revelam a criatividade dos nossos alunos e evidente orientado pelos nossos educadores.  Bem salutar a iniciativa da escola.  Esperamos mais eventos desta natureza, despertando assim o interesse do nosso alunado, muito carentes em informações desta natureza.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BIENAL COMUNICA FIM DA TAXA DE INSCRIÇÕES DE TRABALHOS


Agora, estudantes de todo o Brasil podem inscrever trabalhos gratuitamente
A organização da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) comunica que a partir desta quarta-feira, dia 28 de novembro de 2012, não será mais cobrada a taxa de R$ 10 para as inscrições de trabalhos.
Dessa forma, a Bienal pretende democratizar as suas inscrições e possibilitar que qualquer estudante possa participar com o seu trabalho.
Segundo um dos coordenadores da 8ª Bienal, Rafael Buda, o objetivo da decisão é facilitar o acesso às inscrições. “Queremos que o máximo de estudantes possam mostrar o que tem sido produzido dentro das universidades brasileiras. Essa sempre foi a ideia das Bienais. Dar oportunidade e mapear a produção cultural estudantil”, afirma.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ATÉ 07/12
Os estudantes do ensino superior, ensino médio e de pós-graduação podem inscrever até três trabalhos por categoria. As inscrições são realizadas individualmente ou em grupo, com o preenchimento do formulário disponibilizado no site.
Os estudantes podem participar com trabalhos nas mostras de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e, pela primeira vez nas Bienais, projetos de extensão.
INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS JÁ ESTÃO ABERTAS
Já as inscrições individuais podem ser feitas pela internet até o dia 13 de janeiro de 2013, com preços promocionais para quem efetuar o pagamento antecipadamente. Uma vez inscrito, o participante terá direito a participar de todas as atividades da Bienal e no valor estão contemplados o alojamento e transporte interno.
> Para inscrever trabalhos, basta acessar o site: http://une.org.br/eventos/
SOBRE A 8ª BIENAL DA UNE

Chegando a sua oitava edJá as inscrições individuais podem ser feitas pela internet até o dia 13 de janeiro de 2013, com preços promocionais para quem efetuar o pagamento antecipadamente. Uma vez inscrito, o participante terá direito a participar de todas as atividades da Bienal e no valor estão contemplados o alojamento e transporte interno.
> Para fazer a inscrição individual, basta acessar o site: http://une.org.br/eventos/ 
Chegando a sua oitava edição em 14 anos de existência, a Bienal da UNE se firma hoje como um dos principais encontros da juventude na América Latina. A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. “A volta da Asa Branca” é o tema da atividade desse ano, que traz como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas.
> Para tirar as suas dúvidas sobre a Bienal, acesse aqui
> Acesse também as redes da Bienal e acompanhe novidades:

Da redação-UNE

BRASIL FICA EM PENÚLTIMO EM RANKING DE EDUCAÇÃO, ESTUDANTES PEDEM #FAZGOLDILMA


Pesquisa aponta urgência de desntinar mais investimentos para educação
Pesquisa divulgada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) colocou o Brasil em penúltimo lugar no ranking global de educação. O estudo comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. Os três primeiros colocados foram a Finlândia, Coreia do Sul e Honk Kong.
Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, empresa que encomendou o estudo, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação. Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que os principais fatores que impactam na qualidade da educação de cada país são a valorização de professores, escolas e a educação como um todo.
União Nacional dos Estudantes (UNE) vê como prioritárias as questões apontadas pela pesquisa e luta para que o Brasil mude a educação de patamar reivindicando mais investimentos para o setor.
“Alcançar uma meta de investimento de 10% do PIB, como está previsto no PNE, será possível se os royalties do petróleo forem investidos no setor. Com mais investimentos o país terá subsídios para aumentar salários de professores, investir em na qualidade das universidades e criar e manter políticas de assistência estudantil, por exemplo”, explicou o presidente da entidade, Daniel Iliescu.

#FAZ OGOLDILMA E #ROYALTIESPRAEDUCAÇÃO

Os estudantes brasileiros estão na contagem regressiva para sexta-feira, dia 30 de novembro, quando a presidenta Dilma Rousseff poderá dar um passo fundamental rumo à transformação da qualidade da educação brasileira e regulamentar o PL 2.565/11, que trata da destinação dos royalties do petróleo, de modo que sejam investidos exclusivamente para a área da educação brasileira.
Os royalties são o dinheiro que as empresas exploradoras de petróleo pagam por suas atividades, uma forma de reparação dos danos causados pelo impacto social e ambiental. Para os estudantes, é também uma fonte de recurso segura para que o Brasil alcance a meta de investimento em educação prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 10% do PIB.
Com a perspectiva de transformar o Brasil por meio da educação de qualidade, rumo a um futuro mais justo, democrático e igualitário, a UNE pressiona o congresso e mobiliza a sociedade na campanha #fazogoldilma e #royaltiespraeducação.

TUITAÇO 17 HORAS: VAMOS AJUDAR A PRESIDENTA A FAZER ESSE GOL

A semana é decisiva, na sexta-feira, a PL 2.565/11 irá à sanção pela presidenta. A UNE convocou um grande tuitaço para ontem, 27 de setembro, e, hoje, mais uma vez convoca os estudantes à realizar um grande tuitaço às 17 h.
Vamos fazer barulho nas redes com as hashtags: #fazogoldilma e #royaltiespraeducação
Contamos com vocês!
Juntos venceremos!
Leia a Carta aberta dos estudantes brasileiros a presidenta Dilma Rousseff aqui
Fonte: UNE

#FAZGOLDILMA! MANIFESTO SECUNDARISTA DEFENDE "ROYAKTIESPRAEDUCAÇÃO


UBES, junta à UNE, faz um apelo público para que a presidenta regulamente os royalties para a educação
Na sexta-feira, dia 30 de novembro, a presidenta poderá dar um importante passo regulamentando o PL 2.565/11, que trata da destinação dos royalties do petróleo. Dessa forma, o Brasil está diante de uma preciosa oportunidade: construir um novo futuro para a educação. 
OS ROYALTIES?  São o dinheiro que as empresas exploradoras de petróleo pagam por suas atividades, uma forma de reparação dos danos causados pelo impacto social e ambiental.

PARA NÓS, ESTUDANTES: É também uma fonte de recurso segura para que o Brasil alcance a meta de investimento em educação prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 10% do PIB.
MOMENTO DECISIVO: O texto do PL 2.565/11 não especifica o destino do investimento da riqueza dos royalties. Por essa razão, reconhecendo e valorizando a convicção demonstrada pelo ministro Mercadante e pela presidenta Dilma para o investimento desses recursos na educação, a UBES, junta à UNE, faz um apelo público para que a presidenta regulamente o projeto de lei nesse sentido. 
Em defesa da educação em momento decisivo para destinação e função de uma das principais riquezas nacionais, o movimento estudantil se organiza em defesa dos brasileiros que hoje estão à margem de serem inseridos nas práticas sociais e de cidadania, os reais e principais dependentes de maiores investimentos na educação do país que ocupa a posição de 7ª economia mundial, Brasil! 
Precisamos lembrar do povo brasileiro:
- os 13 milhões de analfabetos de nossa nação;
- os 3,7 milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola;
- os mais de 5 milhões de estudantes com idade superior à recomendada nos anos finais do Ensino Fundamental;
- os 25,5 milhões matriculados no Ensino Fundamental nas redes estaduais e municipais de educação em escolas que precisam de novas estruturas, mais professores, melhor organização, material didático com educação direcionada;
- o alto índice de evasão escolar no Ensino Médio que chega a 10,3%, estudantes que dificilmente terão outra oportunidade;
- os quase 7,5 milhões de estudantes do Ensino Médio matriculados nas redes urbanas e rurais que pedem uma Nova Escola;
- professores insatisfeitos, mal remunerados e sem incentivo nas salas de aula. 
Como atender ao chamado de cada um desses brasileiros? Sabemos que a educação é uma das políticas públicas mais efetivas, por isso, desde que foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e seu potencial, as entidades estudantis defendem que essa riqueza permaneça nas mãos dos brasileiros, reparando um erro histórico que o país cometeu em determinados ciclos de riqueza.  
Todos os anos com Jornadas de Lutas, milhares de jovens vão às ruas e a bandeira de defesa é levantada. A aplicação dos 10% do PIB para área com meta a ser atingida no Plano Nacional de Educação já foi declarada pela própria presidenta Dilma Rousseff, utilizando como alternativa de captação a riqueza extraída do petróleo.
 A mesma juventude que puxou o grito “O Petróleo é nosso” em uma grande mobilização das massas pela defesa deste bem nacional, impulsionando a criação da Petrobras em 1953, reconhece hoje os royalties petrolíferos como oportunidade única que marcará diretamente a qualidade de vida das gerações futuras. 
Em contribuição direta à erradicação da pobreza, o desenvolvimento tecnológico, a construção da Nova Escola e o protagonizando dos estudantes, a UBES, ao lado dos secundaristas de cada estado do país – rumo à uma conquista sem precedentes, reafirma sua defesa pela aplicação direta na educação por meio dos royalties do petróleo. 
O PETRÓLEO QUE MOVE O MUNDO TEM QUE MOVER TAMBÉM A EDUCAÇÃO
 #FAZOGOLDILMA
#ROYALTIESPRAEDUCAÇÃO

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

CPC/RN, AMES E ANE/RN APOIARÃO CHAPA NAS ELEIÇÕES DO CAMPUS DO IFRN - NOVA CRUZ/RN

 Reunião pró-chapa foi proveitosa
 Antonio Carvalho, Maria Paula, Simara Coutinho, Janaina, Eliel, Kayanny e João Marcos - IFRN-NOVA CRUZ/RN
 Eduardo Vasconcelos com a nossa linda e amiga, Simara Coutinho
 Recepção VIP do IFRN NOVA CRUZ/RN: Simara Coutinho e Eduardo Vasconcelos
Simara Coutinho em ritmo NATALINO - IFRN-NOVA CRUZ/RN - RECEPÇÃO

As entidades: AMES, ANE/RN E CPC/RN apoiarão chapa que competirão as eleições do Grêmio do IFRN, Campus de Nova Cruz/RN.

Após convite de alguns alunos do IFRN, Campus de Nova Cruz/RN as entidades resolveram dá uma força  e apoiar uma chapa.  A ideia partiu hoje após uma reunião com alunos que estão articulando uma chapa para concorrem as eleições do Grêmio Estudantil que ocorrerá em dezembro.

Foram discutidos as propostas de campanha, principais bandeiras de lutas, composição da chapa e a divulgação da campanha.  Eduardo Vasconcelos, atual presidente do CPC/RN e assessor da ANE/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN participou da reunião e aproveitou para falar da sua experiência quando presidiu o Grêmio Estudantil "Presidente Café" da Escola Estadual WISNTON CHURCHILL - Natal/RN nos momentos mais importante do Movimento Estudantil no Brasil.

No final da reunião os participantes marcaram uma outra reunião para amanhã, 28, ás 8:30 na sala 17 da referida escola pra complementar a estrutura da campanha, com a participação de outros estudantes da escola.

Participaram da reunião, Eduardo Vasconcelos, João Carlos da Cunha Silva, Eliel Silva da Costa, simara Coutinho, Kayanny Elidja de Lima, Antonio Carvalho e Maria Paula da Silva de Souza.