O CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC/RN TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR NOVOS TALENTOS! RESGATANDO ASSIM A CULTURA NORTE RIOGRANDENSE!
SOMOS CONTRA A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
QUE VENHA 2012! UM ANO DE MUITAS LUTAS E DE MUITAS CONQUISTAS!!!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2009 NASCIA O CENTRO POTIGUAR DE CULTURA-CPC-RN
FUNDO ESTADUAL DE CULTURA - RN. VALEU!
PREFEITURA DE NOVA CRUZ/RN FAZENDO ACONTECER E OS FUNCIONÁRIOS Ó!
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI SANCIONA O FUNDO ESTADUAL DE CULTURA DO RN
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
PASCOM DE NOVA CRUZ-RN FAZ DOAÇÃO EM PROL DA BIBLIOTECA DO ESTUDANTE!
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
INDIO POTIGUARA, SUA HISTÓRIA!
PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (30) CPC-RN COMPLETARÁ 02 ANOS!
LEIA MAIS, SEJA MAIS!
Ações contra preconceito incentivam população a se declarar negra ou parda
domingo, 25 de dezembro de 2011
CONSCIÊNCIA NEGRA, COLOQUE-A EM PRÁTICA!
O artigo 215 da Constituição Federal de 1998 assegura que o "Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional".
Os textos abaixo focalizam diferentes formas de discriminação e preconceito. Parte do material apresenta informações e reflexões que contribuem para o conhecimento da origem das divergências entre povos e raças no Brasil e relatam o processo de introdução da escravidão até a abolição. Alguns focalizam, também, experiências educacionais sobre o tema e apresentam atividades desenvolvidas por professores em sala de aula.
Links
Contra a discriminação
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo começou a distribuir uma cartilha para informar a população sobre seus direitos e providências a serem tomadas em casos de discriminação, racismo ou preconceito. Elaborada pelo Núcleo de Especializado de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria, a cartilha explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, bem como o direito à diferença, que é a possibilidade de todos viverem segundo sua própria cultura e suas características pessoais, sem discriminação.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/
0,,MUL1384420-5605,00.html
África negra (colonização, escravidão e independência)
Conta a história do tráfico de escravos, da colonização e da luta pela abolição da escravatura. Tem também informações de países, líderes e movimentos africanos.
http://www.terra.com.br/voltaire/mundo/africa4.htm
Campanha abolicionista
Informações sobre os interesses e os fatos que resultaram na abolição dos escravos.
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2004/11/16/001.htm
Zumbi
Contém a biografia do líder negro Zumbi, a história dos primeiros quilombos, do tráfico negreiro e da abolição da escravatura.
http://www.zbi.vilabol.uol.com.br
Documentos da Organização Internacional do Trabalho - OIT
Página do site da Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP, que apresenta documentos da Organização Internacional do Trabalho. Abordam assuntos como justiça, discriminação e trabalho.
http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Oit/OIT.html
Portal Palmares
A Fundação Cultural Palmares é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura, que busca a preservação da cultura afro-brasileira. No site há publicações, legislação, indicação para outros sites e informações de projetos.
http://www.palmares.gov.br
Racismo nas escolas
Apresenta exemplos de discriminação racial no cotidiano escolar e também as ações do Ministério da Educação para combatê-la.
http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html
Racismo made in Brazil
Artigo sobre a origem do preconceito racial no Brasil. Estabelece comparações com a cultura e a discriminação que ocorre em outros países.
http://ruibebiano.net/zonanon/actual/lcl021211.htm
Diversidade cultural e fracasso escolar
Texto que introduz uma reflexão sobre as diferenças culturais, a discriminação e o fracasso escolar.
http://www.mulheresnegras.org/azoilda.html
Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola
Este artigo coloca em debate as diferenças encontradas na escola, já que é um espaço socio-cultural onde há culturas diversas.
http://www.mulheresnegras.org/nilma.html
A Revolta dos males
Apresenta a revolta ocorrida em Salvador na Bahia em 1835, na qual negros muçulmanos que liam e escreviam no idioma árabe, se insurgiram contra a escravidão e a imposição da religião católica.
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/a-revolta-dos-males.pdf
Reportagens
O Brasil Negro
Reportagem da revista Com Ciência, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=002
Mundo Negro
O maior portal da comunidade afro-brasileira, com artigos, notícias, agenda, cultura e educação.
www.mundonegro.com.br
A mulher trabalhadora é o negro de saias
Neste artigo, Gilberto Dimenstein aborda a questão da discriminação por parte do mercado de trabalho brasileiro em relação às mulheres e aos negros.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/gilberto/gd300400.htm
Multimídia
Videoconferência
Videoconferência de encerramento do módulo II do “Programa SP: educando pela diferença para a igualdade”. Conta com a participação do professor Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos. O programa é um curso de formação continuada que trabalha com conceitos de diversidade étnico-racial que busca sensibilizar e capacitar professores para a discussão da questão racial no currículo escolar, mostrando a história e a cultura africanas.
http://media.rededosaber.sp.gov.br//CENP/Streaming00000093.wmv
Eventos
Exposição África em Nós
A Secretaria de Cultura (SEC) está no Museu Afro Brasil com a exposição África em Nós com as imagens vencedoras da campanha fotográfica de mesmo nome (www.africaemnos.com.br), promovida de junho a setembro deste ano pela pasta. As ampliações das fotos, que retratam a influência africana no cotidiano brasileiro, também serão coladas nas janelas do museu, no Parque do Ibirapuera.
Período: até 6 de janeiro de 2010
Funcionamento do museu: de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até as 18 horas)
Informações e Agendamento: 11 5579-0593
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
http://www.museuafrobrasil.com.br
Seminário: Inclusão e exclusão dos negros nos EUA e no Brasil
Promovido pelo Museu Afro Brasil, com o apoio do governo do Estado de São Paulo. Especialistas, pesquisadores e personalidades dos dois países discutirão os processos de inclusão e exclusão da população negra numa perspectiva comparativa nos âmbitos da justiça, políticas públicas, educação e arte e cultura.
Período: 23 a 25 de novembro, das 18h30 às 22h30
Inscrições: gratuitas, por e-mail Informações: (11) 5579-0593
http://www.museuafrobrasil.com.br
seminario@museuafrobrasil.com.br
Livros
A ABOLIÇÃO - Emília Viotti da Costa
Editora UNESP - 2008
O livro aborda o processo de luta pela abolição da escravidão no Brasil e desmistifica a imagem da abolição como doação da princesa Isabel em 1888 - não como exigência de um sistema de produção. A autora relata os diversos momentos, personagens e aspectos do processo abolicionista que libertou os brancos do fardo da escravidão e abandonou os negros à sua própria sorte.
DA SENZALA À COLÔNIA - Emília Viotti da Costa
Cia das Letras - 1998
Referência fundamental para o desvendamento dos traços constitutivos da nacionalidade. A autora centra sua análise no período em que se dá o trânsito do trabalho escravo para o trabalho livre. Partindo de um exaustivo rastreio de fontes primárias, ela analisa as particularidades do período colonial a partir de suas conexões com a expansão cafeeira.
COROAS DE GLÓRIA, LÁGRIMAS DE SANGUE - Emília Viotti da Costa
Cia das Letras - 1998
A autora reconstrói uma das maiores revoltas de escravos ocorrida na Guiana Inglesa em 1823: escravos que demandam seus direitos, senhores ciosos de seus privilégios, missionários dilacerados entre seus deveres de brancos e suas obrigações de cristãos.
LIBERDADE POR UM FIO - História dos Quilombos no Brasil - João José Reis e Flávio dos Santos Gomes (Organizadores)
Cia das Letras -1996
O livro é uma reunião de artigos de vários autores sobre quilombos situados em diversos locais do Brasil, desde os menos conhecidos, até o de Palmares que é revisitado sob várias perspectivas.
NA SENZALA UMA FLOR – Roberto W. Slenes
Nova Fronteira – 1999
O autor apresenta nesta obra o resultado de uma pesquisa sobre a vida afetiva, sexual, cultural e material dos escravos africanos e seus descendentes, tendo como contraponto versões do século XIX sobre esse tema, que apresentavam a família dos escravos no Brasil de maneira enviesada e preconceituosa.
RETRATO EM BRANCO E NEGRO – Jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX - Lilia Moritz Schwarcz
Cia das Letras -1987
Neste livro a autora analisa a imagem dos negros veiculada na imprensa paulistana nas últimas décadas do século XIX (1870-1900), articulando uma visão antropológica à pesquisa histórica.
O NEGRO DA CHIBATA – O marinheiro que colocou a República na mira dos canhões – Fernando Granato
Objetiva, 2000
O autor apresenta um relato do dia-a-dia da Revolta da Chibata, em 1910, destacando as repercussões políticas, os atos considerados heróicos, as investidas cruéis e os dramas pessoais dos personagens envolvidos, em especial do líder João Cândido.
O ABOLICIONISMO – Joaquim Nabuco
Nova Fronteira – 6ª Ed., 1999
Publicada pela primeira vez em 1883, esta obra é considerada fundamental para o conhecimento da doutrina abolicionista e como um verdadeiro diagnóstico das mazelas da sociedade brasileira da época. O autor apresenta uma crítica contra a escravidão e denúncias contra a sociedade da época, incluindo a Igreja Católica Romana. Para Evaldo Cabral de Mello, O Abolicionismo foi um dos textos fundadores da sociologia brasileira.
DIVERSIDADE – Tatiana Belinky
Quinteto Editorial – 1999
Voltada em especial para o público infantil, com ilustrações de FÊ e textos em forma de poesia, a autora destaca diferenças entre as pessoas e enfatiza que não há um único jeito de ser. Mas, diz ela, não basta reconhecer que as pessoas são diferentes, é preciso respeitar as diferenças.
Filmes
A ÚLTIMA CEIA
Dir. Tomás Gutierrez Alea- 1976
Filme cubano que discute o choque de classes e as bases materiais e ideológicas do processo revolucionário.
O FIO DA MÉMORIA
Dir. Eduardo Coutinho - 1991
Gabriel Joaquim do Santos, que construiu a Casa da Flor, feita de restos de obras e fragmentos retirados do lixo, em São Pedro da Aldeia, no interior fluminense é o fio condutor do filme. À vida de Gabriel, trabalhador de salina e artista semi-analfabeto, são relacionados outros temas e personagens procurando condensar em situações do presente, a experiência negra no Brasil,sobretudo na religião e na música. Destaca a realidade do racismo, responsável pela perda de identidade étnica e marginalização de boa parte dos cerca de 60 milhões de brasileiros de origem africana.
ATLÂNTICO NEGRO: NA ROTA DOS ORIXÁS
Dir. Renato Barbieri - 1998
O filme mostra a origem das raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador, que deu origem ao candomblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas. Apresenta, também, descendentes de escravos baianos que moram em Benin, país africano que mantém tradições do século passado.
BESOURO: DA CAPOEIRA NASCE UM HERÓI
Dir. João Daniel Tikhomiroff, 2009
Filme inspirado em fatos reais, no qual um menino negro que, ao se identificar com o inseto (besouro) que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Tendo como cenário o Recôncavo Baiano, a história se passa nos anos 1920.
Obras do acervo do CRE
BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e banco . São Paulo: Ática, 2003.
BORGES, Edson, MEDEIROS, Carlos Alberto, D'ADESKY, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância . São Paulo: Atual, 2002.
CARNEIRO, Maria Luíza Tucci. O racismo na história do Brasil: mito e realidade . São Paulo: Ática, 2000.
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar . São Paulo: Contexto, 2003.
ETZEL, Eduardo. Escravidão negra e branca: o passado através do presente. São Paulo: GLOBAL, 1976.
FLORENTINO, Manolo; GOES, José Roberto. A paz das senzalas: famílias escravas e tráfico atlântico. Rio de Janeiro, c. 1790 - c. 1850. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
FREITAS, Décio. Palmares: a guerra dos escravos . Rio de Janeiro: Graal, 1990.
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE - INSTITUTO DE RECURSOS HUMANOS JOÃO PINHEIRO. Educação e discriminação dos negros . Belo Horizonte: IRHJP, 1988.
GOMES, Heloisa Toller. O negro e o romantismo brasileiro . São Paulo: Atual, 1988.
GORENDER, Jacob. O escravismo colonial . São Paulo: Ática, 1992.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito e discriminação: queixas de ofensas e tratamento desigual dos negros no Brasil . Editora 34, FUSP, 2004.
___________ HUNTLEY, Lynn (Org.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
HERNANDES, Leila Leite. África na sala de aula – visita à história contemporânea . 2ª Ed., São Paulo: Selo Negro, 2008.
HEYWOOD, Linda M. (Org.). Diáspora negra no Brasil . São Paulo: Contexto, 2008.
IANNI, Octavio. Escravidão e racismo . São Paulo: Hucitec, 1978.
___________ Raças e classes sociais no Brasil . São Paulo: Brasiliense, 1987.
JOÃO Evangelista Martins Terra, Padre, S. J. O negro e a igreja . São Paulo: Loiola, 1988.
LARA, Silvia Hunold. Campos da violência: escravos e senhores na capitania. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana . São Paulo: Selo Negro, 2004.
MAESTRI FILHO, Mário. A servidão negra . Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra . São Paulo: Hucitec, 1990.
MARTINS, Pedro. Anjos de cara suja: etnografia da comunidade cafusa . Petrópolis: Vozes, 1995.
MATOS, Maria Zilá Teixeira de. Bonecas negras, cadê?: o negro no currículo escolar; sugestões práticas . Belo Horizonte: Mazza, 2004.
MATTOS, Hebe Maria. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista Brasil século XIX . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Shwarce, 1995.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Abolição . São Paulo: Ática, 1988.
MOTT, Maria Lúcia de Barros. Submissão e resistência: a mulher na luta contra a escravidão. São Paulo: Contexto, 1988.
MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo . São Paulo: Ática, 1989.
____________ Brasil: raízes do protesto negro . São Paulo: Global, 1983.
____________ Dialética radical do Brasil negro . São Paulo: Anita, 1994.
_____________ As injustiças de Clio: o negro na historiografia brasileira . Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990.
NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo . 6ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
___________ ; Leonardo Dantas Silva (Comp.e Organização). A escravidão . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
NEGRÃO, Esmeralda Vailati, PINTO, Regina Pahim. De olho no preconceito; um guia para professores sobre racismo em livros para crianças . São Paulo: FCC, 1990.
OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula . Campinas: Papirus, 1994.
GILROY, Paul. O atlântico negro . Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34, 2001.
RAMOS, Artur. As culturas negras no novo mundo . São Paulo: Nacional, 1979.
RAMOS, Ítalo (Coord.). A luta contra o racismo na rede escolar . São Paulo: FDE, 1995. (Idéias, 27).
REIS, João José, GOMES, Flávio dos Santos (Org.). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil . São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.
SANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo . São Paulo: Brasiliense, 1991 (Primeiros passos).
SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. Grupo de Trabalho para Assuntos Afro-Brasileiros. Salve 13 de maio?: escola, espaço de luta contra a discriminação . São Paulo: SE, 1988.
SILVA JR., Hédio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais . Brasília: UNESCO, 2002.
SOUZA, Marina de Melo. África e o Brasil Africano . 2ª Ed., São Paulo: Ática, 2007.
TURRA, Cleusa, VENTURI, Gustavo (ORG.). Racismo cordial: a mais completa análise sobre o preconceito de cor no Brasil . São Paulo: Ática, 1995.
VENTURA, Nancy Caruso. Negro: reconstruindo nossa história . São Paulo: Nova America, 2003.
VOGT, Carlos, FRY, Peter. Cafundó: a África no Brasil; linguagem e sociedade. Campinas: UNICAMP e Cia. Das Letras, 1996.
WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Sonhos africanos, vivências ladinas: escravos e forros em São Paulo; 1850 – 1880 . São Paulo: Hucitec, 1998.
Fonte: CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO "MÁRIO COVAS" (CRE).
" Racismo devemos de uma vez por todas BANIR da nossa sociedade! Além de CRIME! Faz um mal danado as nossas CONSCIÊNCIAS. " Eduardo Vasconcelos, presidente do CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
INAUGURADA A "BIBLIOTECA DO ESTUDANTE", RUMO A UMA BOA LEITURA
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
III CURSO DE FORMAÇÃO SERÁ REALIZADO EM SANTA CRUZ-RN, DIAS 14 E 15/01/2012
Já está terminando o ano de 2011 e as entidades ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN, AMES-NOVA CRUZ-RN e o MESC-SANTA CRUZ-RN começa 2012 a todo vapor! Pois nos dias 14 e 15 de janeiro elas promovem o III CURSO DE FORMAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS que ocorrerá na cidade Polo do Trairi, SANTA CRUZ-RN, provavelmente será na E. E. Cosme Marques.
O curso tem como objetivo orientar os diretores das entidades, artistas culturais, lideranças estudantis de como fazer projetos e campanhas conscientes, buscando apoios de órgãos públicos e por fim traçar o calendário de luta de 2012.
As cidades de Upanema, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, Lages Pintada, São Bento do Trairi, Arês, Baia Formosa, Campestre, Passa e Fica já confirmaram suas presenças.
Os participantes terão direito a apostilas, certificados e alimentação. Os mesmos não pagarão taxas de inscrições.
O evento novamente tem o apoio de sindicatos de luta, prefeituras e órgãos públicos ligados a educação e a cultura, além do incentivo da UBES e UNE.
Maiores informações envie em mail para centropdecultura@ig.com.br ou anern.2003@hotmail.com
Nossos agradecimentos ao nosso GRANDE AMIGO e COMPANHEIRO, RODOLFOAMARAL! pelas artes dos nossos últimos cartazes (I DEBATE EM PROL DA UERN, Biblioteca do Estudante e o III CURSO DE FORMAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS), gente inteligente solidária as lutas da juventude e em especial aos novacruzenses, Valeu RODOLFO! ANE-RN - CPC-RN - CPC DA ANE-RN - AMES/NOVA CRUZ-RN e MESC/SANTA CRUZ-RN.
SEXTA-FEIRA (23) ENTIDADES ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN E AMES-NOVA CRUZ-RN INAUGURA, "BIBLIOTECA DO ESTUDANTE"
ADIADA VOTAÇÃO DO ESTATUTO DA JUVENTUDE EM COMISSÃO DO SENADO
BRASÍLIA - O relator do projeto do Estatuto da Juventude na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), alterou o texto aprovado na Câmara estabelecendo cotas e limitando a 40% dos ingressos de eventos culturais e artísticos para meia entrada também em eventos esportivos. Por consequência 40% dos ingressos da Copa de 2014 irão para a meia entrada. No caso de espetáculos financiados pela Lei Rouanet, a cota de ingressos sobe para 50%. A novidade mais polêmica é a inclusão, nessa fatia, de jovens pobres de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, mesmo não estando na escola.
Houve pedido de vista do líder do Democratas Demóstenes Torres (GO), transformado depois em pedido de vista coletivo. E agora deverá ser votado na quarta-feira, última sessão da CCJ antes do recesso parlamentar que começa dia 22. Durante e depois da leitura do parecer de Randolfe, estudantes fizeram protestos, foram reprimidos com gás de pimenta na entrada e na saída até jogaram bola em pleno salão azul do Senado.
O relator acatou emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) estendendo a cota da meia entrada para os eventos esportivos. O relator Randolfe Rodriques disse que não houve nenhuma manifestação contrária do Governo as modificações feitas, e não está preocupado com a reação da FIFA. Para ter direito a meia entrada o estudante precisa tirar a carteirinha junto a UNE,UBES, UMES ou entidades congêneres.
- Não perguntei e não vou perguntar se a FIFA gostou. Espero que cumpra. A FIFA não manda aqui. Ela que se adeque as leis brasileiras. Não somos nós que temos que nos submeter a ela - disse Randolfe.
Sobre a inclusão dos beneficiários do Bolsa Família na cota de meia entrada tanto para eventos culturais, artísticos e esportivos, já que para receber o beneficio o jovem precisa estar matriculado, Randolfe Rodrigues disse que o dispositivo da nova lei é mais amplo. Ele explica que numa família beneficiária do Bolsa existem três filhos matriculados, mas um mais adulto, que trabalhe e não possa estudar, esse vai se beneficiar da meia entrada assim mesmo.
- Terão direito a meia entrada não só os jovens estudantes de até 29 anos, idade limite para o Estauto da Juventude. Mas estudantes de qualquer idade matriculados - em cursos de línguas por exemplo - desde que com autorização dessas entidades.
- O Brasil não tem mais de 35% de jovens . São 26.9% de estudantes do total da população. Estamos acatando emenda do senador Aloisio Nunes e fixando as cotas em 40%, com uma margem de segurança para cima. A principal crítica da classe artística é de que do jeito que está, o preço do ingresso precisa dobrar para compensa o alto número de pessoas com acesso à meia entrada. Com o teto isso será resolvido - disse Randolfe.
O texto que será votado no Senado não aboliu a parte do texto da Câmara que prevê meia entrada também para passagens interestaduais e municipais. Essa parte foi alterada e agora em cada ônibus, duas cadeiras serão reservadas com valor integral grátis para estudantes comprovadamente pobres. Outras duas passagens terão desconto de 50% . Só para passagens interestaduais, já que somente os estados tem poder de legislar sobre os municípios.
Fonte: Blog do Assis Filho
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
ATÉ QUANDO BLOGS SENSACIONALISTAS VÃO TROCAR ACESSOS PELO SANGUE E DOR DO PRÓXIMO?
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
MAIS UMA DA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Cenas de sexo não assustam Juliana Paes
sábado, 17 de dezembro de 2011
CPC-RN E ANE-RN INAUGURA BIBLIOTECA DO ESTUDANTE DIA 23
Próximo dia 23 de dezembro as entidades ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN e a AMES-NOVA CRUZ-RN irá inaugurar sua Biblioteca do Estudante, um espaço para aqueles que gosta de viajar através dos livros e é claro de uma boa leitura.
A biblioteca disponibilizará vários livros de literatura infantil, básica, entre outras. Além de revistas, jornais e jogos para deixar as crianças e os jovens bem informados e buscar o carinho, incentivo e saber através da leitura. Os mesmos poderão também jogar um dominó, um xadre, uma dama, enfim jogar jogos existentes na sede.
A inauguração será as 16h na sede das entidades no Bairro do Planalto, conforme cartaz acima. Participem!
Fátima Bezerra renova pedido de criação de Centro Cultural do Banco do Nordeste em Natal.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
MINC: PRÊMIO AGENTE JOVEM DE CULTURA
O Ministério da Cultura publicou nesta quarta-feira, 14, no Diário Oficial da União (DOU), o edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, o MinC vai premiar 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições para a premiação estarão abertas de 15 de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012.
O edital é uma parceria entre o MinC – que investirá R$ 2,9 milhões – e os ministérios da Saúde (R$ 1 milhão) e do Desenvolvimento Agrário (R$ 600 mil), além da Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (R$ 500 mil).
Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Cada selecionado irá receber premiação no valor de R$ 9 mil. Os premiados poderão se inscrever de acordo com a faixa etária: serão 200 bolsas para jovens entre 25 e 29 anos, número igual para aqueles que têm entre 18 e 24 anos e outras 100 para os jovens de 15 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do SalicWeb, ou pelos Correios.
O edital terá duas fases: habilitação das propostas (análise documental eliminatória) e seleção (eliminatória e classificatória). Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: criatividade, inovação e boas práticas;
impacto social da iniciativa; comprovação da qualidade e efetividade das estratégias de comunicação e de estratégias que promovam o empoderamento para o autocuidado; sustentabilidade valorização da cidadania e da diversidade cultural brasileira.
Para a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, é importante identificar e valorizar o que vem sendo feito por jovens que trabalham com a cultura no Brasil. “Esse prêmio é o primeiro passo de um processo de ação mais ampla e permanente, que vai envolver trabalhos de fortalecimento da formação do agente jovem de cultura, incluindo bolsas de formação, com uma parceria, também, do Ministério da Educação (MEC)”, diz a secretária.
Clique aqui e acesse todas as informações sobre o edital.
(Fonte: Ascom/MinC)